Comparativo: Honda Accord x Toyota Camry
Nesse vídeo comparamos dois sedans de luxo japoneses. Muito parecidos em tamanho e muito próximos nos preços, Honda Accord e Toyota Camry buscam clientes completamente diferentes. =11ptHoje comprecar tv trazendo pra vocês mais um super comparativo aqueles que você só encontra aqui no nosso canal e para isso vamos promover uma verdadeira batalha entre samurais e trouxemos para vocês dois excelentes representantes do segmento de carros executivos de luxo olha só a Toyota quer que está em sua oitava geração vem equipada com motor v6 3.5 litros com um câmbio automático de oito marchas e para confrontá-lo o principal concorrente dele o Honda Accord também modelo recente no mercado brasileiro que está em sua décima geração com da Accord por sua vez tem um motor quatro cilindros turbo 2.0 litros e um exclusivíssimo a transmissão automática de 10 marchas mas esse vídeo vamos ter mais uma surpresa além desses super comparativo que vocês vão ver aqui com a gente mas é isso a gente fala das surpresas temos que colocar aqui algumas coisas interessantes que envolvem os dois modelos sabemos que são concorrentes históricos e toda vez que a Toyota faz alguma coisa a onda tenta superar e quando a onda supera a Toyota tenta fazer outra coisa para superar dessa forma temos competidores reinos e históricos agora existem curiosidades se a gente pegar por exemplo o tamanho desses dois carros entre eixos comprimento largura e altura as medidas são praticamente as mesmas e se a gente olhar por exemplo medida de pneu os dois carros têm exatamente a mesma medida de pneu o índice de carga e o índice de velocidade como vocês podem ver existem semelhanças mas aqui neste vídeo a gente vai ver que tem muitas diferenças entre os dois modelos vamos conhecer um pouco da receita dos motores de cada um dos modelos começando aqui pelo Toyota quer ele vem equipado com motor v6 3.5 litros esse motor tem sistema de aspiração é natural o sistema de injeção é direto só que nós temos algumas peculiaridades obviamente os dois comandos tanto de admissão quanto de exaustão vem com um sistema vvt-i que a gente já viu em outros carros da Toyota só que aqui nós temos uma curiosidade esse motor Opera no ciclo o tom é o ciclo normal de todos os carros porém ele pode mudar do otto para o at Kingston esse ciclo ético som é muito visto por exemplo em carros híbridos como por exemplo o Prius e até mesmo o ct 200h são modelos aí que a gente já conhece da Toyota inclusive com essa tecnologia elétrica detalhe essa tecnologia elétrica em breve deve ser utilizado nesse carro provavelmente quando ele mudar de geração uma vez que todos os carros da Lexus no brasil hoje já são híbridos e a Toyota está indo nesse caminho isso aconteceu com o rav4 recentemente apresentado o futuro Toyota Corolla que também será inscrito mas voltando aqui a motorização então ele tem dois ciclos o otto e oetken som esse ciclo é tic som ele é feito a partir do comando de admissão que ele pode manter a válvula de admissão um pouco mais tempo aberta quando o cilindro está subindo dessa forma o motor que é 3.5 como ele fica mais tempo com a válvula aberta e só fecha depois que o cilindro já subiu um pouco é como se o motor fosse um motor menor em vez de ele ser um 3.5 por exemplo 13.3 13.2 ou até mesmo um 3.0 e isso ajuda a economizar combustível agora essa alternância de otto para Edson só ocorre quando o carro para uma velocidade constante por exemplo estava na estrada 100 quilômetros por hora sem carga no acelerador sem o carro estar subindo ele faz essa alteração para o ciclo ética só você não sabe quando ele faz isso mas isso ajuda bastante economizar combustível junto com esse motor a gente tem uma transmissão automática de oito marchas na geração anterior do cangüiri eram apenas seis marchas isso também é outro recurso que ajuda a economizar combustível a potência máxima aqui é de 310 cavalos o que é um número muito bom o torque também expressivo são 37 pontos sete quilogramas a força metro tudo isso garante certamente uma boa aceleração aí hotel tec no hall da água a solução é bastante diferente na geração anterior dele ele vinha equipada com motor v6 mas dentro desse conceito de downsizing a ronda optou por utilizar um motor 2.0 turbo inclusive esse aqui é o mesmo motor do Civic type a que é o vamos assim o esportivo da ronda esse motor aqui ele tem coisas interessantes também começando pelo fato dele juntar simultaneamente o sistema Votec com o sistema vtc o sistema Votec pra quem não sabe é um sistema que a Honda desenvolveu a onde a abertura da válvula pode ser diferente então em situações de baixa carga a válvula abre - ela dá menos passagem de ar e combustível quando você precisa de mais carga a válvula abre mais permitindo mais entrada de ar e combustível outro detalhe o sistema do comando variável e também faz avaliação do comando justamente pra avançar e retroceder aí as aberturas das válvulas de admissão e exaustão justamente para poder digamos assim permitir mais ar e combustível em situações de carga e menos ar e combustível em situações de baixa carga esse motor aqui pessoal está associado a uma transmissão automática de 10 marchas detalhe muito interessante a primeira vez no mundo onde foi aplicada uma transmissão automática de 10 marchas no carro de tração dianteira foi nesse aqui existem outros de 10 marchas mas eles são tração traseira e toque foi o primeiro de tração dianteira e com mais marchas obviamente você consegue ter relações melhores pra economizar combustível dessa forma a solução aqui pra economizar combustível é um motor de cilindrada menor um 2.0 obviamente com uma série de tecnologias para otimizar a queima do combustível a potência máxima aqui do ronda corte é de 256 cavalos nitidamente menor que a do Toyota quer e com 310 mas curiosamente o torque máximo aqui é de 37 pontos sete quilogramas força meta é exatamente igual ao do Toyota quer porém aqui nós temos uma pegadinha muito importante o torque máximo aqui no ronda é obtido já a partir de 1500 rotações indo num gráfico plano a mais de 4 mil rotações quando a gente olha não querem o torque máximo é obtido a 4700 rotações por minuto então aqui no Honda Accord ele entra muito antes e não podemos esquecer esse carro tem 10 marchas enquanto um Toyota quer e tem apenas oito se a gente olhar para a potência velocidade final provavelmente nós vamos ter vantagem aqui do que quero e na aceleração a nossa aposta é que o acordo vai melhor quando a gente olha para a solução de iluminação dos dois modelos a gente percebe algumas semelhanças tanto a quanto querem usam os sistemas de iluminação full led, ou seja, tudo aqui na frente e led farol alto farol baixo o detalhe light que aquela luz de posição de urna luz de lanterna e até mesmo os faróis auxiliares lá embaixo que são esses faróis de neblina também utiliza iluminação led agora existem diferenças na implementação disso enquanto aqui a gente vê uma solução vamos dizer assim mais clássica com o farol usando ali aquele projetor do tipo canhão e os elementos de led ficam dentro de si canhão aquino a cor é diferente ele tem vários blocos de led com refletores individuais e isso dá uma eficiência luminosa um pouco melhor uma vez que cada led consegue fazer a iluminação de um ponto específico a mesma coisa acontece no farol auxiliar lá embaixo são vários blocos de led essa solução do acordo a gente já viu em outros modelos da onda como por exemplo o Civic Turim e até mesmo o siv que s mas aqui o ponto a iluminação temos uma diferença importante rodar por exemplo possui o sistema de farol alto automático usando parte dos sistemas de assistência de condução como a câmera que vai ali na base do espelho retrovisor que foi uma pista ele consegue identificar se existem veículos à sua frente ou até mesmo vindo na contramão e com essa informação ele pode acionar o farol alto quando não tem ninguém e desligar o farol alto quando pode ofuscar a alguns dos motoristas outra diferença é que a gente nota que no acordo é aquele quadradinho bem abaixo da placa do carro aquilo na verdade é um radar eletromagnético que emite ondas pra frente do carro esse radar é utilizado para duas Coisas para o controle de cruzeiro adaptativo e até mesmo alerta de colisão frontal sistemas de assistência de condução aqui do Honda cenci esse recurso está disponível aqui no Toyota Camry e por fim a última diferença que a gente observa que na frente dos dois carros são os sensores de estacionamento enquanto no Honda agora nós temos a receita tradicional de quatro sensores aqui na frente no Toyota quer que a gente só tem dois sensores um em cada lado do carro e isso dificulta um pouco em algumas manobras e quando a gente olha aqui a traseira dos carros pólio que a gente percebe Toyota quer me 100% foolad aqui atrás tudo e led luz de lanterna luz de freio luz de piske luz de ré já quando a gente vem numa corte somente luz de freio lanterna utilizam led luzes de pisca luz de ré usam iluminação incandescente convencional agora a situação se inverte quando o assunto é sensores de estacionamento no ramo da copa nós temos quatro sensores de estacionamento além da câmera de ré isso é muito melhor pra você conseguir identificar os obstáculos atrás do carro já no Toyota Camry a gente tem câmera de ré mas apenas dois sensores de estacionamento um em cada extremidade do carro assim objetos que estejam na parte central não serão avisados pelos sensores e você vai ter que prestar atenção na câmera de ré quando consideramos as semelhanças entre os dois modelos certamente o tamanho é um item onde eles são bastante próximos começando pelo em trechos e olha só como eles são próximos vou dar a medida e milímetros aqui no Toyota quer missão 2825 milímetros a Honda Accord 2830 milímetros gente passar isso para a medida mais usual é que são dois metros e 82 mais cinco milímetros e aqui são dois metros e 83 menos de um centímetro a diferença no cumprimento a semelhança é assim também de 9 milímetros 4885 não quere 4889 no a cor passando pela medida usual 4 metros e oitenta e oito com 5 milímetros a mais e aqui quatro metros e oitenta e oito com 9 milímetros apenas 4 milímetros de diferença e na altura acontece também o mesmo fato Toyota Kerry 1.455 milímetros ronda a cor mil 450 milímetros passando prometido usual um metro e 45 aqui um metro e 45 aqui só que aqui no care em 5 milímetros a mais já no peso a gente consegue notar uma diferença um pouquinho mais expressivo é o tacão e tem mil seiscentos e quarenta e cinco quilos ronda Accord mil 547 quilos quase 100 quilos mais leve e por que isso podemos atribuir isso a coisas como por exemplo o motor aqui um motor v6 3.0 litros aqui o motor quatro cilindros 2.0 litros portanto aqui temos um motor mais leve outra coisa o projeto do acordo a décima geração é mais recente que o quer e isso faz com que a montadora utilize materiais compósitos mais leves e isso interfere entre outras coisas na questão de economia de combustível quando a gente vem falar de porta-malas olha o que a gente observa Toyota quer me tem 593 litros de capacidade ronda a cor fica um pouquinho atrás são 574 litros uma diferença de quase 20 litros mas aqui temos um de uma observação extremamente importante a toyota quer me mesmo com mais capacidade usa um pneu de estepe que é exatamente igual o pneu de rodagem inclusive ele vem até com a roda de liga leve já o ron da água usa aquele pneu fininho que é aquele pneu que altera de habilidade do carro e nesse ponto veja a Toyota conseguiu ter 20 litros a mais usando o pneu integral e Honda Accord 20 litros a menos usando o pneu filho que não é uma boa solução do brasil imagine você fazendo uma longa viagem mais de mil quilômetros aí o seu carro lá no destino furou o pneu numa cidade de interior e você precisa substituir um pneu 235 45 raio 18 imagina a dificuldade e você tendo que retornar a viagem inteira aí com step fininho sem sombra de dúvida nenhuma não é aí uma solução muito boas técnico dessa forma a solução aqui do Toyota Camry é muito melhor a única vantagem que o ronda corta em relação ao quer no que diz respeito à porta malas é a possibilidade de você poder rebater o Encosto do banco traseiro para aumentar o espaço porta-malas e você pode fazer isso através de alavancas que a gente tem aqui na parte traseira do carro e isso é feito com bastante facilidade isso está indisponível não quero afinal de contas ele tem os bancos traseiros com ajustes elétricos o espaço traseiro aqui no banco do acordo é realmente bastante interessante pessoal são 2 e 83 no entre eixos a gente sabe que um sedã médio do mercado brasileiro tem em média 2 e 70 então foram 13 centímetros a mais de espaço com o banco dianteiro ajustada para pessoas de um metro e oitenta confortavelmente olha o espaço que a gente tem aqui para a movimentação de joelho é muito grande ea movimentação de pés também é bem generosa banco é confortável ele tem aqui um suportes laterais que deixam você mais centralizado ao banco a gente também observa alguns porta objetos ali na porta só que aí você consegue colocar por exemplo garrafas precisa ter tampa uma vez que ela fica inclinado e mais um espacinho para você caso queira colocar ali uma carteira temos também aqui onde descansa braço aqui no centro escamoteava eu com mais dois portal atos a gente também observa saída de ar condicionado trazer agora essa saída de ar condicionado e você não tem o controle de temperatura e faltam algumas coisinhas aqui como por exemplo pô uma tomar dinheiro 12 volts ali uma tomada USB para quem vai aqui atrás poder carregar algumas coisas temos aqui a alça de segurança no teto e temos uma luz central aqui que serve caso alguém queira ler mais essas luzes e muita das vezes um carro dessa categoria jovens são individuais pelo lado esquerdo e direito aqui não aqui é uma luz só o que a gente pode notar que não acolhe o seguinte existe um ótimo espaço existe um bom conforto mas certamente faltam mimos e requintes para quem vai atrás aqui no banco traseiro do carro e a coisa é bem diferente do que é impressionante o conforto que a gente tem aqui atrás o em trechos do que Harry é apenas 5 milímetros mais curtos do que o do acordo com a distância praticamente imperceptível quando a gente acha justo banco dianteiro e para pessoas de 1 metro e 80 a gente também vê um espaço bastante bom aqui para os joelhos inclusive movimentação de pés mas quando a gente vai olhar os mimos aqui do que realmente não tem o que comparar com a cor pra começar aqui na porta a gente já tem aqui uma redinha de redução solar você tem isso nas duas portas a gente também tem saída de ar condicionado para quem vai atrás de diferente temos mais duas tomar dinheiro USB ali embaixo de 2,1 amperes que aquela tomada com amperagem um pouquinho mais alta para carregar mais rapidamente equipamentos modernos também temos porta-objetos na porta e inclusive com espaço para você colocar uma garrafinha não serve lata porque também vai ali inclinado agora quando a gente vai prestar atenção nos mínimos aí não dá pra se quer comparar com a cor a iluminação aqui atrás ela é feita em led e aqui sim nós temos luzes individuais pelo lado esquerdo e pelo lado direito para você poder acionar sem atrapalhar outra pessoa também temos um descansa-braço aqui no meio campo roth ável que também tem dois porta-copos retráteis mas o grande diferencial desse carro é que você tem uma espécie de uma tela aqui um botão para ligar quando você liga esse botão se descobre um monte de coisas legais para comer essa o encosto traseiro aqui do que Harry você consegue ajustar ele de forma elétrica isso é uma coisa que você não vê todo dia nos carros então você consegue aqui deixar mais ereto e deixar ele mais inclinada e você tem esse ajuste para os dois lados por esquerdo para o direito você também tem um botão para você abrir e fechar a veneziana traseira ele pode ser controlado pela frente mas você também pode controlar ele aqui por trás e você também tem aqui um display digital pra você controlar a saída da temperatura aqui atrás então independente das temperaturas estão lá na frente do ar condicionado você consegue colocar aqui mais quente - quente diretamente e tem mais coisa que ainda você ainda consegue controlar o sistema de som da frente então por exemplo você estando aqui atrás você consegue aumentar o volume do rádio e até mesmo a baixar o volume do rádio aqui por trás e você não consegue mudar as fontes até mesmo pra mfm city é um pendrive inclusive a tv digital você consegue controlar tudo aqui por trás então quando a gente compara o que Harry com água pra quem vai aqui no banco traseiro são dois mundos aqui realmente você tem um carro extremamente confortável com uma infinidade de recursos muitos desses que dificilmente a gente consegue ver até mesmo em concorrentes vamos dizer assim alemães dessa categoria de carro prêmio de luxo sabemos que carros executivos do segmento luxo são geralmente preferidos por presidentes diretores gerais e até mesmo personalidade justamente por isso essas pessoas se preocupam muito com a questão da segurança e muitos desses carros são destinados ao mercado de blindagem por conta disso vemos aqui na grafeno blindagens em são Paulo além da dor especializada em blindar carros executivos com muita precisão pra gente colocar junto nesse vídeo informações importantes sobre blindagens questões que muitas pessoas têm dúvidas querem saber como que é o vídeo além do comparativo vai explicar muitas coisas importantes sobre esse mercado que com certeza é muito pertinente para quem compra esse tipo de carro pra gente entender justamente essa questão da blindagem a gente veio aqui na gráfica e olha só o marcos Tavares bobó marcou sobre Jorge o marcos é o diretor aqui da Graf no o que a grafia agraciando blindagens o nome propriamente dito diz a empresa especializada em blindagem veicular onde nós precisa nós focamos na qualidade efetiva do produto e também na precisão da blindagem propriamente dito na coragem perfeita um acabamento perfeito e é o que nós colocamos longa protegendo o mais óbvio que a vida falando especificamente desses dois carros aqui quando a gente vai brindar eles quanto de peso em acrescentando certo a diferença entre os dois modelos são pouquíssimas ambos têm uma média de peso muito parecida então preste dois modelos com variação de material em torno de 190 a 210 quilos dependendo do material que é utilizado na composição de proteção e quais são os componentes que a gente usa na blindagem de um automóvel certo jorge vidro blindado placa de aramida e aço balístico a gente separou inclusive aqui esses três componentes vamos começar pelo vidro esse vídeo varia de espessura marcos invadiu as pessoas do vidro blindado entre 18 e 22 minutos de acordo com o fabricante com a qualidade exatamente agora além do vidro eu estou vendo aqui que nós temos uma duas três quatro cinco tipos de mantas de aramida porque todas elas com a mesma proteção balística hoje o que diferencia é onde vai ser instalado e qual parte do veículo vai ser instalado em veículos com placa de doril com chapas de aço ou até mesmo os que são fibras estão de acordo com o tipo de carroceria do veículo a gente vai colocar um tipo ou outro de manta de admiração às camadas a mais e andamento já vamos ver isso no carro como é que funciona e aí nós temos aqui o aço balístico para que se iniciasse balística as baleias com a composição é de fixação das áreas críticas onde nós detectamos que é uma área crítica por exemplo a proteção de fechadura envolto a banda negro do veículo nós chamamos overlay de para as críticas são parte da solução de um são exatamente onde uma bala pode passar exata então aí nesse caso você usa um aço balístico pela rigidez porque a manta não é conseguido não dá para colocar nessa posição pela flexibilidade dela ela necessita de uma de uma coragem que faz uma sobreposição adicional que mantém a segurança por isso agora pessoal essa peça aqui em algumas situações ela pode ser substituída por esta outra é isso exatamente essa é uma nova tecnologia para redução de peso substituindo márcio balístico vocês vão ver como é que Funciona lá no carro, mas como é que essa mantas de aramida é aplicada na porta do carro certo recebemos essas peças mantas de aramida cortada modelada e é indexado colado à porta do veículo Max e um vidro blindado como é que a gente faz na porta do carro certo vidro blindado instalado a proporção de abertura de ângulo é necessária para aquele tempo pois a espessura dele é maior do que o vidro original então essas aberturas são feitas mantendo o máximo de originalidade da peça para a resistência após instalado para que a máquina seja auxiliada nós colocamos um amortecedor a gás para que o sistema de abertura e fechamento uma tenha se como original não fazendo nenhuma alteração elétrica marcos iniciais balístico aqui pra que serve no carro certo Jorge se assim nós usamos em áreas críticas para proteção de disparos recebidos em ângulos como por exemplo aqui na coluna b junto com a porta nem exatamente esse aqui é o tal do vê né justamente são as partes críticas que nós denominamos como overlap a sobreposição das peças na qual nós temos que manter a segurança política desses pontos pra que o cliente se sinta e tenha total segurança no no veículo blindado e essa peça que lá no começo a gente falou que poderia substituir o aço como é que é isso certo exatamente como você mesmo disse podemos substituiu a por conta de ser uma outra solução para a proteção das áreas críticas a gente aplica então essa peça pré-moldada diretamente naquelas partes onde você normalmente aplicar o aço é exatamente Jorge com a redução de peso por conta da tecnologia empregada pela empresa que fabrica então você tem duas alternativas pessoas e pode usar o sistema de aço ou essa peça que é mais leve porém isso aqui vai alterar o preço e sim com certeza o projeto altera o valor é outra coisa observando que esse carro também não tem overlap em aço ali no vídeo porque certo Jorge não é necessário o verme aço na porta por conta da tecnologia que nós recebemos o vidro pela sua fabricação o assunto já é inserta dado a sua composição ou seja com esse aço inserta dado não é necessário fazer o ovo e lap de carroceria mantendo a originalidade da porta o aspecto visual e a segurança ela se mantém por conta da junção com as partes que vai receber a proteção na carroceria ou seja é sempre sobreposições para que a segurança de qualquer ângulo de entrada do projeto fique na parte para fora protegendo todos os ocupantes pessoal então assim você pode variar o material de vidro e esse material aqui também para substituir o assunto agora da mesma forma que você reduz peso você também pode aumentar custo correto com certeza quanto mais leve quanto mais tecnologia com a mesma segurança você tem um orçamento um pouco mais alto aí é questão de pesquisa e avaliar o que ele precisa naquele momento o pessoal como vocês viram até agora essa questão de blindagem é bastante complexa e pra isso o complicado tv junto com a grafia blindagens vai estar produzindo uma série de vídeos para explicar para vocês diferenças que existem entre vidros aplicação de manta de aramida e outras soluções inclusive manutenção de blindagem mas max voltou ao ataque aos dois carros em questão Honda Accord e a Toyota quer se o cliente trouxer um desses carros aqui na grafia quanto tempo você leva para fazer blindagem certo Jorge o tempo médio para a blindagem desses automóveis 30 a 35 dias pra esse pote de ver as blindagens são sempre iguais não tanto é que nós temos dois produtos sendo a mesma resistência palestina nós temos o produto grafeno staner o produto grafeno prêmio o que destaca o que diferencia entre esses dois produtos é a evolução dos materiais a serem empregados a ser instalados nos veículos gerando a mesma segurança política veja a mesma segurança balística o que diferencia propriamente dito é a qualidade leveza e durabilidade que proporcionam um acabamento mais prêmio marcos é a questão da garantia como é que funciona certo Jorge a garantia são dividido em duas partes material que por sua vez ao Fabricante se responsabiliza por prazo de três a dez anos de garantia já no que corresponde à parte de mão de obra efetivamente é a grafia nós temos nos dois produtos três anos de garantia na grafia instância e cinco anos de garantia na grafia no prêmio as partes que vocês no México é que funciona certas partes que não são alteradas que nós não mexemos segue o atendimento pelo concessionário bom pessoal como vocês estão vendo tem muitas coisas envolvidas aqui mas se vocês quiserem esclarecer dúvidas qual é o telefone aqui do grafeno certo telefone da graff 10 11 23 08 58 05 em breve pessoal nós teremos mais vídeos esclarecer essas questões de blindagem agora vou falar um pouquinho aqui sobre a central multimídia do Toyota que a primeira coisa pra você poder usar central carro parado tem que dar um toque no botão de partida para colocar o carro em moda acessórios e energia central nós não estamos com a ignição ligado estamos apenas no modo acessório essa central multimídia pessoal é um pouco diferente das outras que a gente vem na Toyota a gente já conhece uma central multimídia que a gente vê por exemplo Toyota Corolla inclusive a mesma que nós observamos na Toyota Hilux e na SW 4 aí a Toyota tem uma outra central multimídia que está no yaris é central inclusive tem um vídeo completo no canal e é bem diferente 10 e temos essa daqui essa daqui se assemelha um pouco aquela que a gente encontro no Corolla mas não é a mesma é diferente então aqui a gente tem alguns recursos de conectividade como entrada USB para pen drive temos conexão bluetooth para você poder usar aparelhado com o celular temos também entrada em cima caso você queira colocar um DVD ou CD uma coisa que a gente não vê mais ainda as centrais mais essa daqui ainda tem e ela tem o suporte para integração com o mirro link unir a cast que nós vamos abordar um pouquinho mais pra frente aqui na tecla home da central aqui ó a gente está na tela principal dela então a gente tem informação aqui do gps temos informação aqui do histórico do computador de bordo que você também consegue fazer aí o acesso pela central multimídia acompanhar as informações e de consumo temos aqui um menu que é a fonte de áudio que você está usando que você pode usar inclusive algumas fontes quando você clica aqui em fonte você tem a opção a mfm USB e bluetooth o disco no caso se você tiver um cd unir a cast que quando você vem aqui por um lado você tem inclusive tv digital aqui do padrão brasileiro quando você clica aqui em tv digital ele entrou obviamente na opção de tv você tem aí várias opções para você fazer a lista de canais só que aqui é exatamente onde nós estamos nós estamos numa região um pouco afastada a ideia de Sorocaba está dito 20 quilômetros em média de cada cidade então a TV digital aqui ela não tem recepção mas quando se está dentro da cidade ela tem recepção e você consegue assistir televisão com o carro parado se você movimentar o carro ele vai continuar o áudio da TV mas ele vai cancelar a imagem da tela ainda que a opção de fonte como vocês viram a gente tem aqui por exemplo USB que no caso nós temos um pen drive e aqui você consegue fazer um rápido acesso aí a lista e até mesmo procurar as músicas por cansou por canção gênero compositores vídeos e se você quiser fazer uma procura você também consegue fazer a procura por pastas então ela é relativamente simples de ser visada agora pessoal temos aqui um pequeno problema porque esse carro aqui ele tem integração e rolink emir a cast o mirrorlink a gente sabe que é uma plataforma android para fazer a integração um pouco bisou letra se você sair lá o site mirro link ponto com vocês vão perceber que a gama de carros que oferece o link é relativamente restrita a gente vê alguns carros da Volkswagen em alguns carros da psp a alguns carros da Toyota e mais algumas outras marcas mas não é assim muito amplo e também a opção de celulares que fazem integração com o Olympique o mirro link tem que ser nativo do celular você não consegue instalar o mirro link no celular também tem uma lista bastante restrita de smartphones inclusive os três smartphones que nós testamos um deles é o moto João cahúlla relativamente novo da Motorola ele não funciona como Rolim que testamos mais outros dois um da Samsung lg também não funcionaram como o link irá cast deveria ter funcionado com o celular da Motorola mas nós estamos tendo algumas dificuldades e nós vamos entrar em contato com a Toyota para entender o que aconteceu que irá cast não está funcionando erakat seria um espelhamento real da tela do celular na central multimídia mais a gente não conseguiu fazer funcionar outra coisa que a gente tem aqui na central é o mapa de gps é um bom mapa inclusive ele é bastante simples de ser utilizado então você consegue aqui tem botão de junho 1 aut. para você conseguir ver ele a gente percebe que a central é bem mais rápida do que aquela que é utilizada lá no Corolla que é um pouco mais lenta e aqui ela tem alguns recursos interessantes que você consegue fazer algumas mudanças e configurações aqui pois é um modo de mapa você pode colocar assim um mapa do o que é legal que você pode colocar visões diferentes do mapa você também pode colocar pontos de interesse para que você veja os restaurantes posto de combustíveis hotéis hospitais certa forma a gente pode dizer que ela é bastante funcional mas nós não temos nessa central por exemplo aí integração android alto e época play então se você quiser usar um sistema de navegação de se você vai ter que usar o mirro link que é um pouco limitado ou então unir a cast quando o celular funciona de toda forma que a gente pode dizer aqui era uma central relativamente básica têm o essencial tem um gps embarcado a gente achei isso legal porque nem sempre você está numa região com muita facilidade de sinal e às vezes você pode ter problema com os sistemas de navegação lá então o mapa embarcado é bom por causa disso tem o essencial para as conectividades e ação tem ainda a opção de CD e DVD que é uma coisa que a gente não tá vendo mais nos carros mas aqui ainda está disponível e todos os meninos têm acesso direto à central então se você quer ver a função de áudio se aperta o áudio sequer o mapa você vai aqui na função de mapa quer ver o menu dela menu que é fazer os aplicativos no caso seria a via mirro link você tem um botão dedicado que é usar o telefone a gente tem um celular parado por bluetooth você também consegue facilmente acessar ele e ele tem um botão além de mudança de faixa então ela é relativamente simples e utilizada mas faltam recursos de modernidade que a gente já encontra em outras centrais principalmente a integração android alta e há pouco play não conheci aqui os detalhes da central multimídia do rom da cco primeira coisa que a gente tem que entender que para você poder ligar mas quem dá um toquinho aqui no botão de partida para você entrar em modo acessória central vai ser energizada já de cara a central dessa mensagem aqui de responsabilidade se você quiser alterar o idioma a gente vê uma tela bastante claro e bem simples de ser utilizado lado esquerdo nós temos botões físicos e lado direito também um deles é justamente a tecla home para você cair nessa opção de tela botão voltar pra você sair de alguma aplicação um botão de controle de intensidade de tela bastante última vez quando está dirigindo à noite você quer deixar o brilho - forte pra não te atrapalhar ou durante o dia e meio mais forte você também tem um botão de acesso direto para a mudança faixa do lado direito nós temos ali um botão dedicado para o gps porque essa central também traz gps embarcado em um mapa que tem uma velocidade muito boa de processamento olha só como você consegue dar um zoom out com bastante velocidade e isso a gente não vê sempre centrais multimídia também temos ali um menu complementar onde você consegue ver por exemplo serviços auxiliares um que é bem interessante ele à frente então conforme você vai no caminho você aperta ali e ele vai te mostrando o que está no seu trajeto em matéria de serviços e outras coisas como por exemplo o restaurante posto de gasolina caixa eletrônico área de descanso que nem hoje quando você não conhece a região onde você está também tem um menu dedicado aqui para o telefone 11 nós temos um celular aqui pareado daqui a pouco a gente vai falar sobre ele a função de áudio que a função de áudio que no caso você está utilizando e uma função de fonte aqui você pode escolher várias fontes e têm lá fm USB usb2 áudio bluetooth e smartphone detalhe essa central tem duas entradas USB uma que fica aqui embaixo dela no console uma outra que fica aqui sobre o descansa braço só que as duas entradas USB são entradas lógicas e de carregamento então você pode colocar pen drive nas duas pode colocar android alto nas Duas você pode conectar o seu Iphone nas duas você não tem aquele problema de algumas centrais que têm às vezes uma entrada lógica para fazer comunicação de dados de outra só para carregamento que as duas são lógicas e aproveitando o pessoal a gente trouxe aqui um celular da Motorola que é o motor one celular bastante moderno recente no mercado brasileiro que é justamente pra gente poder demonstrar o android alto porque a gente pegou o telefone quando se vai usar o android alto no carro muita gente às vezes têm problemas de travamento do android alto e esse tratamento não tem nada a ver com a central multimídia que está utilizando tratamento muitas vezes acontece porque um seu celular está com baixa capacidade de processamento que o android alto funcionário tem que ter um celular como a capacidade de processamento boa pra que não aconteça o tratamento e a gente pegou inclusive esse motown an por que ele não é dos celulares mais caros também não é dos mais baratos, mas é um celular que atende muito bem sei lá que fica na faixa de mil e 400 mil e trezentos reais é o celular com oito núcleos é um ok da corte tem 64 gb de armazenamento interno já na memória do equipamento 4 gb de ram você ainda tem a opção de dois sim cards né a operadora um operador a 2 e mais a opção de você expande a memória por micro sd e e além de tudo isso ele tem algumas coisas legais tipo chacoalhou o telefone acendi a lanterna e chacoalhou de novo desliga balançou o telefone assim ele já entra em modo câmera balançou de novo ele alterar câmera de self todos estão vendo é um aparelho assim não é caro e é um equipamento muito funcional e eu vou aproveitar para ligar esse equipamento aqui justamente na porta USB está usando um cabo USB 1 ea partir daqui ele já vai ter a função do android alto verão eu coletei aqui e ele atirou muito rapidamente que o android alto e aí o android alta é aquele que a gente já conhece né se está vendo aqui que ele tem uma velocidade muito boa isso é por conta do smartphone e não por causa da central se consegue alterar entre o eiser e o o o maps você também tenha que os players de áudio no caso a gente está usando o player que é o de fogo aí do sistema android entre outras coisas a operação é bastante simples a central funciona muito bem e o mais importante android alta época play além de gps embarcado e todos os recursos de conectividade que vocês viram aí é hora da gente dirigir aqui o acordo mas como sempre as tradicionais considerações primeiramente sistema de chave presencial que pra você da partida os e obrigatoriamente precisa pisar no pedal de freio até por uma questão de segurança detalhe legal do acordo é que a chave já vem até com uma marcação driver um então ele tem duas chaves e essas chaves são personalizadas de acordo com o motorista então você tá com a chave driver 1 cedeu a parte dele já justo banco e os espelhos para esse motorista primeiro motorista a chave 2 vai fazer a mesma coisa o que é muito legal nós não temos um lugar específico assim pra você acomodar a chave mas aqui de baixo descansa-braço gente tem uma prática bandeja que serve muito bem para fazer isso já vou destacar que o cinto de segurança que inclusive tem ajuste de altura que permite uma posição confortável o volante também você pode ajustar em altura e profundidade o banco do motorista também tem ajuste elétrico inclusive aqui com duas memórias um detalhe legal e quando se desliga o carro vai sair ele faz um afastamento do banco justamente para deixar mais confortável isso outras coisas interessantes que a gente tem aqui não a cor também o câmbio diferente de vários carros que a gente usa que usam uma alavanca que nós não temos alavanca nós temos botões para as posições de todas as mas também temos um botão para o parque um outro botão para acionar Harry um botão para o drive e um botão para o neutro ainda que no console nós também temos um modo econômico de condução eo modo esportivas têm três programações aqui do câmbio também tem o freio de estacionamento com acionamento elétrico e também tem aquela função break road que é muito legal quando você para no trânsito com a função brick road acionada você pode tirar o pé do acelerador que o carro não escorrega então como a gente consegue ver aqui essa organização de só ter botões certamente deixa o console aqui mais arrumado por falar em arrumado dois porta latas aqui direto no console mais um outro compartimento que a gente tem aqui que inclusive tem ali um carregador de celular por indução que você tem um botãozinho para ligar e desligar ele mas a tomada de 12 volts e mais ali uma porta USB o ar condicionado esse carro aqui pessoal digital e automático de duas zonas você pode ter temperaturas diferentes e para o passageiro e para o motorista e volante multifuncional então tem várias coisas aqui no volante a começar pelo lado direito você tem a informação do rei da pop display um botãozinho aqui que você quando aperta ele você vai mudando as funções que você vê ali projetadas no para brisa também tem aqui o controle de cruzeiro e mais abaixo você tem um sistema de assistência desse carro até que um botão dedicado ao sistema de manutenção de faixa que mantém o carro na faixa e o controle de cruzeiro adaptativo que também você pode usar aqui para o alerta de controle alerta de colisão frontal do carro você pode escolher aqui a distância que ele vai ficar no carro da frente do lado esquerdo o volante nós temos aqui também os botões para você poder eventualmente a tendência já chamadas quando têm solapado por bluetooth com comandos de voz aí para o seu celular ou para a central multimídia mais botões de áudio pra você interage com a central multimídia do carro e outra coisa muito legal aqui é que o acordo tem painel metade virtual estão do lado direito você tem ali o conta-giros um velocímetro tradicional com ponteiros o lado esquerdo você tem uma tela gráfica que você pode ter o conta-giros ou uma série de outras funções que com os botões aqui do volante você consegue acessar o computador de bordo velocidade média e hodômetro você também tem funções do áudio você ainda consegue ter funções do celular quando conectado funções de navegação quando você programa um destino as funções do assistente de condução que é esses botões que ficou aqui do lado direito o volante a atenção do condutor ou condutor começar a dirigir de forma errada ele vai te avisar a manutenção do carro assistente de segurança que mostra o que está ativado ou dão-nos assistente de condução e eventualmente tiver alguma numa linha com o carro que ele vai te colocar no menu de advertência como vocês podem ver é muito simples do time de toda forma que a gente consegue observar que no acordo é um carro bastante moderno e isso aqui é até uma coisa meio que rara na onda a ronda ela é bastante recente reticente às vezes coloca a tecnologia sim muito avançadas e de ponta mas não é isso que a gente vê um approach a gente vê realmente um carro bastante digamos assim alinhado com produtos como BMW como Audi em matéria de avanço tecnológico hora do nosso teste urbano aqui com Honda Accord então vamos lá pessoal o engatar a ré apertando o botão o que é muito legal e já posso destacar a câmera de ré com esse carro tem inclusive com três modos de visão como a gente vê em outros carros da Honda você tem esse modo de visão que é mais linear esse que é uma espécie de grande angular e esse aqui é o modo aproximado se consegue ver a lei o para choque em relação ao obstáculo o que é muito bom que o carro vem com direção com assistência elétrica o que é bastante leve e olha só se dá apenas uma volta do volante praticamente um pouquinho mais de uma volta para você virar completamente rodas também é bem legal a a gente também tem as linhas de guia dinâmica o que ajuda a gente saber exatamente a posição que nós estamos indo fazer a manobra colocar isso realmente é bom porque você consegue ver por onde o carro vai passar com a linha de guia dinâmica e até mesmo ajustaria traseira do carro quero destacar também que a gente tem um sensor de estacionamento traseiro eu vou me aproximar aqui de uma árvore e olha só você tem aí a indicação inclusive visual na central o aviso sonoro para avisar que está se aproximando de um obstáculo vamos aqui o nosso teste de taxam nem mesmo quis carro aqui tem uma roda aro 18 ver como ele se comporta a primeira coisa suspensão é bastante consistente passa numa boa sem ruídos em fragilidade mas a suspensão é bastante firme você percebe que ela não tem um amortecimento digamos assim bastante suave uma característica dos carros da rua principalmente do honda civic enquanto o isolamento acústico é realmente muito bom aqui dentro carro é muito silencioso ea gente não observa ou nota ruídos aqui dentro agora o teste lombada mas eu não vou passar 30 por hora vou passar em velocidade normal a lombada porque isso aqui é um carro de f gomes sim de luxo um carro mais basta você realmente precisa de cuidado e eles não são feitos para passarem a 30 por hora numa lombada que eles têm realmente a bater e o be mas mesmo na lombada a gente percebe que a suspensão do acordo ajustada para cima esportivo então ele é mais firme ele não tem aquele amortecimento na suavidade que normalmente você encontra em carros nesse tipo de categoria amo aqui progresso agora ver como é que é o isolamento acústico continua em pecado isolamento acústico a gente não tem ruído aqui dentro o carro é realmente muito muito silencioso isso não só pelo acabamento pela qualidade do isolamento mas também pelo sistema de cancelamento de ruído que esse carro tem onde ele usa três microfones aqui dentro para usar o próprio sistema de som para cancelar ruídos externos do carro e isso te dá uma sensação bastante gostosa aqui dentro como se tivesse numa sala de estar em matéria de silêncio e se escuta ruído do chão não posso esquecer que esse carro também tem um anti sonorizado dentro das rodas ali nos pneus para também diminuir é qualquer tipo de ruído de rodagem agora com a nossa manobra de fim de rua eu vou alinhar o carro aqui com a guia do lado direito e vão fazer aquela manobra de girar totalmente o carro mais uma vez só uma volta do volante para virar todo o volante e como esperado um carro grande como esse ele virou menos que 90 graus de estrada até um pouco bem menos que os 90 graus vamos apertar o botão de marcha à ré vamos desviar o volante lembrando que a gente tem a linha de guia que é muito boa para a gente conseguir enxergar exatamente para onde a gente está indo ser bom porque aí você sabe que não vai bater por exemplo na guia e terminando aqui a manobra pessoal a gente praticamente usou todo o espaço de fim de rua para virar o aqua espaço esse que eu posso dizer até maior do que alguns SUVs e caminhonetes grandes que a gente testou o então volante é leve a câmera ajuda bastante na manobra mais você vai precisar de bastante espaço pra fazer manobras ora não é um carro vai se fácil você colocar em locais muito apertados que ele precisa realmente de um espaço bastante grande para ser girado digamos assim né a isolamento acústico é sensacional no carro mas as ressalvas ficam por conta da suspensão que ela é mais firme isso deve ser legal na estrada principalmente para quem gosta de uma condição mais esportiva e também da questão de você precisar de bastante espaço para manobra tirando isso é bastante agradável dirigia o carro isolamento acústico sensacional agrada bastante aí ele ia que o Toyota quer começar destacando aqui um cinto de segurança com ajuste de altura outro detalhe o banco também têm ajustes elétricos mas aqui nós não temos memória como agente acontece no Honda Accord também tem um sistema de chave presencial ofertou pisou no freio para da partida basta chave está aqui dentro e a gente também não tem um lugar específico para guardar eu vou usar um compartimento que a gente tem aqui logo à frente da alavanca de câmbio inclusive com tampa diferente aqui nós temos o volante que tem ajuste elétrico de altura e profundidade inclusive quando você desliga o carro ele afasta o volante sobe para você sair na hora que dá a partida de volta na posição em que ele estava ajustado aí para a direção pessoal a gente precisa destaca a diferença de mundos que existe entre o acordo e quero só de você sentar aqui você já vê diferenças gritantes enquanto no agora você tem um carro mais baixo aqui você tem uma postura mais alta e ereto no a coisa tem um banco mais duro aqui você tem um banco muito mais macio muito mais anatômico muito mais gostoso de sentar e as diferenças continuou o volante do acordo tem mais modernidade é que a gente observa elementos mais comuns mais tradicionais então a gente observa que o volante lado direito controle de cruzeiro pouquinho abaixo funções da central multimídia lado esquerdo funções para você interagir com o computador de bordo e um pouco abaixo as funções também para interagir com a central multimídia quando a gente fala de computador de bordo é impressionante como o computador de bordo que é muito mais simples ele é muito mais básico mais direto também né você tem basicamente aqui uma função de economia depois uma função que integra com as informações do gps no carro do áudio aqui a função do park assist pra pro sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e uma função de configuração do carro inclusive por aqui você também consegue abrir e fechar a veneziana do vidro traseiro que é elétrico e você consegue fazer isso aqui pelo volante o que é bastante interessante quando a gente fala de porta-objetos também temos bons porta-objetos porta-las aqui no console o compartimento à frente da alavanca de câmbio mais espaço aqui sou descansa-braço alguns espaços na porta mas a gente vê muito menos abre aspas modernidade e fecha aspas são desenhos mais tradicionais e convencionais quando a gente compara com do ar são funcionais são mas não tem aí os mesmos recursos de sofisticação que a gente encontra uma onda agora é com a gente fala também de ar condicionado que também é diferente no agora a gente tem um ar condicionado bisonha aqui ele é três zonas então tem temperatura para o motorista e o passageiro da frente uma temperatura para quem vai atrás diferencial aqui do carro o sistema na noite de ar condicionado ele segundo informações da Toyota ele é um sistema que cria alguma organização no ar para deixar o ar mais puro e causar menos alergia para pessoas sensíveis a esse tipo de ar condicionado aliás posso dizer para vocês que o funcionamento de ser condicionado e é muito suave realmente é diferente dos outros carros é um pouco difícil explicar em palavras mas quando você liga o ar condicionado tv que a própria progressão que ele usa para começar a ventilar e quando você desliga é diferente é realmente muito agradável aqui no carro a central multimídia aqui não é definitivamente tão sofisticada quanto no acordo o próprio painel de instrumentos também segue uma receita bem mais tradicional então a gente consegue ver essas diferenças aqui a Toyota parece preocupar muito mais com aquela parte do conforto direto é aquilo que você encosta aquilo que você usa no ar condicionado o banco que você senta mas certamente o carro tem muito menos modernidades do que aquelas que a gente encontra no Honda Accord bom para a nossa manobra que de área urbana e condução urbana freio de estacionamento elétrico inclusive temos a função road é que você pode usar como lá no aqua e inclusive quando engata a ré se a rede traseira tiver estendida ele vai recolher automaticamente a redinha de redução solar aqui a gente também tem direção com assistência elétrica temos a câmera de ré com linha de guia porém ela não é dinâmica e nós não temos modos diferentes de visão escarro até tem sensor dianteiro e traseiro agora um detalhe interessante da pessoal ele só tem sensor dianteiro e traseiro nas laterais do para-choque então se você tivesse aproximando de um obstáculo que esteja precisamente no meio do carro que é o caso que nós estamos fazendo agora aqui tem uma árvore atrás do carro ele não vai te avisar os sensores são só para objetos que estão nas laterais aí você tem que ficar prestando atenção aqui na câmera não é uma solução muito boa isso é bom aqui pra nossa nosso teste de taxam ver como o carro se comporta roda 18 tá mais uma vez é impressionante a diferença pro água também temos aqui um bom isolamento acústico como acontece no hall da água mas a suspensão é incrivelmente mais macia que a do arco não dá pra comparar a uma com a outra matéria de suavidade aqui no care e é bem mais gostosa ela trabalha mais ela passa muito menos vibração lá de fora aqui pra dentro no carro o isolamento acústico é tão bom quanto mesmo sem ter o sistema de cancelamento de ruído bom pra lombada agora também não vamos passar na lombada em alta velocidade de 30 por hora final de contas esses carros são mais baixo pessoal pelo que a gente já dirigiu os dois carros eu vou dizer pra vocês têm que tomar um pouquinho mais de cuidado com Kerry do que com a cor em lombadas e valentes não é grande a diferença mas o quer e tem uma tendência a bater em raspar os bicos um pouquinho mais de toda forma o rodar dele é muito mais suave som é como se estivesse dirigindo um carro aí de categoria esportiva e outro carro de categoria luxo é muito diferente o concreto silêncio que há aqui dentro sensacional muito bom e a rodagem do carro é efetivamente mais macia então aqui já fica a primeira observação você tá procurando por conforto vai ser o que você está procurando por um carro uma dirigibilidade digamos assim um pouquinho mais esportiva vai ser o aqua e aí não há nem o que discutir um em relação ao outro mas o carro realmente é bastante macio e é muito agradável agora vou fazer nossa manobra de fim de rua aqui para ver justamente como é que o quer e se comporta porém o carro aqui com o lado direito da guia e como a gente sempre faz o par aqui vão gravar todo o volante a gente percebe que a gente tira Mais o volante do que o que acontece no acordo virando todo o carro vai para nossa surpresa porque eu e virou um pouquinho mais do que o acordo temos a câmera de ré, porém sem as linhas de guias dinâmicas o volante também bastante leve e assim como aconteceu com a cor nós também usamos um espaço bastante grande da rua para fazer a manobra eu diria que aqui não quero ficar um pouquinho menos do que o ato não foi um pouca muita coisa - pouquinho menos a gente percebe também que o raio de giro aqui é bem grande então detalhe aqui você vai ter um carro muito macio muito gostoso pra rodar suspensão bem adaptada aí pra te pra filtrar a interferências do piso o carro também bastante silencioso só que aqui fica a observação de você tem que tomar um pouquinho mais de cuidado em lombadas e valetas e ter um pouquinho menos de assistência quando você faz essas manobras uma vez que a câmera aqui não possui as linhas de guias dinâmicas e você tem menos sensores tanto no para-choque dianteiro quanto no para choque traseiro hora de a gente pegar a estrada aqui com o pr e já de cara eu vou destacar realmente a rodagem suave que o modelo tem é impressionante como a Toyota conseguiu fazer um carro muito muito suave e a gente também percebe o isolamento acústico em kv uac do modelo é bastante silencioso a gente tem uma sensação de bem estar a bordo muito boa e já vou aproveitar aqui pra fazer a velocidade em função da rotação a 100 quilômetros por hora na rua com a gente disse pra vocês ele tem oito marchas eu vou aproveitar aqui agora o tiptronic justamente para colocar ali e s8 a gente tem certeza que está em oitava mágico e olha só a rotação é bastante baixo a gente tá ali eu diria alguma coisa em torno de 1.300 giros que o giro bastante baixo vou aproveitar para fazer uma retomada aqui para 120 a gente já percebe que o câmbio faz uma redução rápida de macho chegando aqui aos 120 mais uma vez vou colocar aqui na função de tiptronic que a gente poder descer para a oitava marcha Ascendente por hora a gente tem uma rotação ali de ou menos que dois mil giros tudo isso realmente favorece a ae a economia de combustível como a gente viu o modelo também é muito bom esquisito é importante destacar que a gente não tem paddle shifts aqui atrás do volante mais uma vez a gente percebe que a Toyota fez um carro muito mais pra quem que é de conforto do que esportividade você ainda consegue fazer integração aqui através do câmbio jogando ele pra esquerda se você quiser colocar o modo sport pasta empurrar uma vez alavanca pelo lado esquerdo e ela já entra no modo sport vou fazer uma pequena retomada de velocidade aqui exatamente quando você tem que acessar uma rodovia que é exatamente isso que está fazendo agora vamos lá 40 por hora vamos acelerar tudo até 100 já chegamos a 100 por hora como vocês não veem esse motor v6 sem sombra de dúvida dá uns empenho muito bom pra você poder fazer esse tipo de retomada de velocidade uma viagem de serra uma outra passagem dificilmente você vai sentir qualquer falta de potência ou de desempenho nesse sentido o carro vai muito bem no entanto destacar que o carro vem aqui com o controle de cruzeiro então você pode programar uma curiosidade aqui no controle de cruzeiro e ele vai manter esta velocidade agora uma coisa interessante aqui pessoal é que a simples esse carro não tem um limitador e nem os sistemas de assistência de segurança que a gente vê em outros modelos inclusive no concorrente desde aqui no programa no nosso comparativo que a gente vem aqui existe um menu aqui no computador de bordo que ele coloca centrais vêm assistir o vídeo está mostrando aqui no painel pra vocês a gente falou com a Toyota e esse menino tá aqui porque existe a opção que a assistência à condução nesse carro não no mercado brasileiro por isso que esse minuto aqui então está disponível a tecnologia mas não no mercado brasileiro com certeza Toyota deve trazer essa solução quando ela mexer aqui nesse carro numa próxima geração afinal de contas esse carro aqui já está do meio para o final dessa geração de vida e o acordo é o concorrente dele mais uma vez acabou de sair apresentado mundialmente justamente por isso que está mais atualizado agora é hora da gente dirigia o Honda Accord na estrada mas antes nós vamos demonstrar para vocês a função do rei da pop display a do lado direito do volante nós temos um botão para as funções do rei da pop display que você pode alternar las é essa que você está vendo aqui é a do velocímetro apertando uma vez a gente entra na função do controle de cruzeiro adaptativo que o acc é o lks que a função de manutenção de faixa também temos botões aqui no volante para você interagir com essas funções então quando você aperta aqui por exemplo do controle de cruzeiro adaptativo você pode escolher ali no rodapé a distância que você quer do veículo da frente também é utilizado para o alerta de colisão frontal e também temos aqui o l'equipe que ele mostra aquelas duas faixas ali mostrando que o sistema está ativo mas não está funcionando quando ele está funcionando operando a manutenção de faixa aquelas faxinas ali do redator display elas ficam cheias apertando mais uma vez a gente tem a função do gps a gente programou aqui um destino hipotético só para vocês verem que ele vai dando as informações a do destino ali no ré dá para você saber qual é o próximo movimento que você precisa fazer e por fim a gente tem ali o conta giros com a informação da marcha que a gente tá como vocês estão vendo se readaptar bastante completo e muito funcional vou aproveitar agora para fazer o teste do alerta de colisão aqui do som da cco tem um caminho a minha frente e eu vou acelerar de forma perigosa em relações o jovem vocês podem ver a gente recebeu o alerta tanto o painel quanto no ré da pi display realmente o dispositivo funciona muito bem vou aproveitar aqui agora para testar o alerta de manutenção de fácil não só à coleta mas também com o sistema de manutenção de fácil pra isso o botão aqui o volante e tem aqui os indicativos de faixa ou apertar que pretende acionar web ks além do recape display a gente já vê as patinhas preenchidas e agora vou forçar o carro aqui pra sair para o centro da faixa olha só quem já está dando o alerta dizendo que eu estou fora de faixa e fazer a correção mais uma vez que eu vou forçar o veículo pra dentro da faixa como v e forçando um pouquinho lá mais uma vez além do painel ele está dando o aviso e toda vez que se começa a comer a faixa além do aviso ele dá uma trip da do volante pra avisar você tá fazendo atacou na faixa que também faz aí a correção tudo isso para que você fique bastante atenta à condução e obviamente não deixa o carro a isso tudo sozinho agora vou aproveitar para testar que o controle de cruzeiro adaptativo do carro como vocês estão vendo a informação ali do lado esquerdo do painel a gente consegue medir a distância do carro da frente que tá é uma média de 50 metros da gente mais ou menos aqui nesse trecho de estrada a velocidade máxima permitida é de 110 por que eu vou fazer eu vou programar o controle de cruzeiro para a 120 quilômetros por hora justamente pra vocês verem que ele não vai atingir a velocidade por conta do carro que vai à minha frente então vamos lá está programado o controle de cruzeiro libras 121 renapi display também dada essa informação e agora entre um caminhão na nossa frente como vocês podem ver ordem está reduzindo sozinho a velocidade do acordo militar que não gostaria agora de 83 quilômetros por hora e eu consigo mudar a distância que eu quero em relação ao carro da frente também apertado aqui um botãozinho no volante eu tenho quatro níveis de distância o programa pra distância mais próxima e olha só agora ele está restabelecido a velocidade mais uma vez o caminhão entrou na minha frente que a gente tem uma velocidade menor dessa forma que você consegue sempre manter a distância segura do veículo à frente em função da velocidade que você droga vem toda vez que o Veículo sai como aconteceu agora com o caminhão olha só ele vai restabelecer a velocidade de 120 quilômetros por hora além da função do controle de cruzeiro a gente também tem um sistema de manutenção de faixa contendo uma pequeno-curva agora aqui ó eu vou soltar as mãos do volante e olha só o carro está fazendo a curva sozinho podem ver que ele está levemente fazendo a correção de mantendo o carro da faixa para ele não faz isso pra sempre a bola acabou de dar o alerta mãos no volante ele faz isso justamente para avisar o motorista que ele não pode deixar o carro trafegando sozinho ele vai fazer um pouco da curva depois de um tempo ele vai perceber que não está interagindo e ele vai te dar o alerta e aí com esse sistema o controle de cruzeiro adaptativo mais tempo de contenção de faixa certamente você faz uma viagem muito mais tranquila, mas o pessoal não é pra ficar sem um volante e muito menos para ficar usando hatzaki porque lixo outro recurso interessante que tem aqui o sistema de leitura ótica toda vez que você dá seta ele nem com a câmera ali do lado direito no espelho lateral e mostra a imagem inclusive com algumas barrinhas ali que mostra a aproximação dos veículos esse sistema também pode ser acionado manualmente aqui na haste no lado esquerdo do volante se você apertar o botão e ele vai acionar o le notti independente dá certo e aí com aquelas barrinhas você tem uma vermelha e mais duas amarelas o ideal é que você faça a conversão quando os carros estão ainda nas barras amarelas e evitar fazer a conversão na barra vermelha porque aí já está numa área de risco agora vamos fazer um acesso aqui de rodovia vou aproveitar para fazer justamente uma aceleração para entrar na rodovia ac a 30 por hora nos da rodovia 110 não vamos acelerar tudo pra ver como ele responde vocês estão vendo chegar 100 quilômetros por hora neste carro aqui então é difícil um motor turbo entregando o torque máximo de 37,7 programa força a partir de 1.500 vírus mais um câmbio automático de 10 marchas que proporciona relações mais curtas nas primeiras marchas faz com que o carro seja extremamente ágil e mais ágil até mesmo que o Toyota quer dessa forma a gente tem um modelo aqui muito útil para essas situações de retomada de velocidade e aceleração vou aproveitar aqui para fazer a velocidade em função da rotação a 120 quilômetros por hora só usando paddle shift atrás do volante pra gente ter certeza que vai 10ª marcha rotação realmente muito baixo o pessoal estava ali falando de aproximadamente mil e 800 giros o que é uma velocidade de rotação bem baixa mesmo vou reduzir aqui pra 100 km do sul a gente vê também como fica a rotação nessa situação e olha aí 100 quilômetros por hora em 10ª marcha nós temos menos de 1.500 giros com certeza e isso ajuda e ajudar muito tanto economizar combustível e também diminuir voltar a diminuir vibrações e ruídos aqui dentro da cabine com um câmbio de 10 marchas gente percebe aqui que o carro tem bastante escolha de marcha pra fazer pra sempre manter um bom desempenho ao mesmo tempo com baixa rotação a crosta você quilômetros por hora numa pequena subida de rodovias vocês podem ver ali que ele fez uma redução de marcha à medida que a gente começa a descer novamente que ele vai fazer ele vai alongar a marcha justamente pra gente poder de economia de combustível dessa forma assim das marchas por exemplo a décima a nona que a oitava elas acabam sendo bastante exploradas na estrada não se consegue uma velocidade constante ea mudança da décima para a nona para oitava ela é bem suave eu diria que quase imperceptível isso tudo faz com que o carro consiga ser mais econômico que você não perca rendimento que toda o carro começar a subir uma rampa que ele vai fazer e vai reduzir a nona oitava para manter o desempenho começou a desenhar ele vai pra desce mas se você tiver um plano ele pode usar a 19ª sempre manter a rotação muito baixo a gente também tem um botão aqui no câmbio para alterar o carro para o modo sport estou vendo Aqui que a gente está no modo normal do carro flex e aperta o modo sport olha que legal ele não só deixa parte do mostrador em vermelho como também muda o desenho além do conta-giros e ele também coloca ali a press.
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