Abril tem aumento nas vendas diárias de veículos

Apesar da queda de 1,11% no volume total, emplacamentos registram alta de 14,5% na média diária de abril
Com 270.560 unidades licenciadas, o mês de abril (19 dias úteis) registrou alta de 14,5% no número de emplacamentos diários, na comparação com março (22 dias úteis), segundo dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Com isso, o Setor fechou o mês próximo da estabilidade, em relação a março/22, apenas com ligeira queda, de 1,1%. Já no comparativo com abril de 2021, houve retração de pouco mais de 6% e, no acumulado do ano, a queda é de cerca de 7,2%.
“Temos notado uma recuperação gradativa nos emplacamentos. Apesar de ainda estarmos em retração, no acumulado do ano, notamos que, no fechamento do primeiro bimestre de 2022, o volume estava cerca de 13% menor se comparado a igual período de 2021. Agora, a retração caiu para pouco mais de 7%, o que sinaliza um movimento de retomada ”, afirma Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Para ele, o resultado é positivo, considerado o momento global pós-pandemia e de conflitos internacionais. “A Ucrânia, que está em guerra com a Rússia, é um importante fornecedor de insumos para a indústria de semicondutores, o que agrava a crise de abastecimento global. Além disso, há problemas com preços de combustíveis no mundo inteiro. Dentro deste cenário, vemos com otimismo sinais de melhora no Setor”, diz.
Automóveis e Comerciais leves
O destaque destes segmentos é a recuperação dos emplacamentos de automóveis, que registraram alta nos licenciamentos diários e no volume total, mesmo com três dias a menos em abril, na comparação com março. “É o melhor resultado nos emplacamentos de automóveis no ano. Apesar de os volumes estarem em um patamar inferior ao do ano passado, pode significar uma reversão da tendência de queda registrada no primeiro trimestre”, diz Andreta Jr.
Esse bom desempenho, no entanto, não foi suficiente para reverter a queda acumulada do quadrimestre, que chegou a quase 23%, como reflexo da combinação de uma conjuntura internacional, abalada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, e dos reflexos em nossa econômica, que se traduz em elevada inflação e aumento das taxas de juros para financiamentos.
Os emplacamentos de veículos eletrificados cresceram 15,3% sobre o mesmo mês do ano passado e já registram alta de 78,4% no acumulado do ano, somando 13.010 unidades no período. “Apesar de o volume ainda ser pequeno, isso mostra uma tendência de comportamento de mercado”, conclui o Presidente da FENABRAVE.
Revista Comprecar
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto
- Notícias 05/09/2025 Hyundai é eleita a “Melhor Empresa para Trabalhar” em 2025 O ranking deste ano do “Great Place to Work” aponta a montadora como a 11ª colocada geral entre as grandes do interior paulista, sendo a melhor colocada entre as empresas de Piracicaba
- Notícias 04/09/2025 Audi do Brasil anuncia a chegada do novo Q5 ao País SUV oferece a nova geração do motor EA888 evo5 2.0 TFSI, com potência de 272 cv, 400 Nm de torque e a consagrada tração quattro ultra