Avaliação: Audi Q3 Ambition 1.4 litro - 2017
Versão urbana do crossover com muitos equipamentos e tecnologia de ponta
O Q3 chegou ao mercado mundial em 2012. Feito sobre a plataforma PQ35, a mesma do Golf V, o Audi Q3 é um tipo de A3 anabolizado, ou ainda o irmão menor dos modelos Q5 e Q7 da Audi. Com a proposta de Crossover, o Q3 é um modelo de ascensão dentro da gama Audi.Trata-se de um produto ideal para quem quer um veículo compacto, porém com mais versatilidade e expressão que o A1 e A3. Nessa avaliação, trazemos o Q3 Ambition (versão topo de linha) equipado com o moto r 1,4 litro e tração 4x2 dianteira.
Tendo como principais concorrentes a BMW X1 e a Mercedes-Benz GLA, a Audi conta com vantagem competitiva, oferecendo uma versão mais barata com moto r 1,4 litro e tração dianteira. Essa versão, além de mais barata em relação a versão com moto r 2.0 litros, é indicada para quem usa o Q3 em ambiente essencialmente urbano, e não tem necessidade de trafegar por vias com baixa aderência, como estradas de terra ou lama, onde a tração Quattro é muito necessária.
Estilo
Já à primeira vista esse crossover agrada com suas linhas externas que sugerem um porte robusto. É fácil de notar as semelhanças com o estilo característico da marca, principalmente com o A3. Mas, olhando atentamente, pode-se notar que são carros bem diferentes. Para começar, o Q3 é bem mais alto que o A3 e maior no geral. Destaque para os faróis com guias de LED na dianteira, assim como também nas lanternas traseiras.
As rodas de liga leve têm cinco raios duplos e aro 18, sendo montadas com pneus 235/50 R18. Entre os detalhes no estilo pode-se destacar um grande spoiler no vidro traseiro que dá um toque mais esportivo ao Q3 Ambition. O modelo também dispõe de duas barras longitudinais no teto prateadas, bem como teto solar panorâmico Open Sky.
Na linha 2017, os faróis foram redesenhados e vêm de série (em todas as versões), com tecnologia xênon plus, além de luzes de condução diurna de LEDs. Uma interessante mudança é a alteração da posição do farol auxiliar de neblina. Ele sai da parte inferior do pára-choque, e vai para dentro da unidade ótica do farol baixo.
Interior
O interior do Q3 Ambition é bastante funcional. Como já visto em outros modelos da Audi, um excelente acabamento com materiais de qualidade. O painel tem um aplique metalizado, bem como difusores de ar quadrados. No topo do painel, uma tela de LCD retrátil pode ser rebatida de forma manual.
O volante traz diversos controles, além de ajuste de altura e profundidade, além de quatro raios, sendo que os dois inferiores possuem detalhes na cor preto brilhante e frisos cromados. E para economizar espaço no console central, o freio de mão tem acionamento elétrico, por botão. O porta-luvas tem revestimento aveludado e iluminação.
Com capacidade para transportar até cinco passageiros, oferece conforto excelente com até quatro pessoas. O porta-malas tem capacidade de 460 litros, mas pode chegar a 1.365 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Dimensões
Quando comparado a outros Crossovers (e até SUVs pequenos), o Audi Q3 é relativamente compacto. Ele possui 4,39 m de comprimento, 1, 83 m de largura e 1,59 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,60 metros. O porta-malas pode carregar até 460 litros de carga. Rebatendo totalmente o encosto do banco traseiro, a capacidade sobe para até 1.365 litros.
Motor e câmbio
O Q3 Ambition traz um eficiente moto r 1,4 litro TFSI, que entrega potência máxima de 150 cv (entre 5.000 e 6.000 rpm) e o torque é de 250 Nm (entre 1.500 e 3.500 rpm). No Q3, esse moto r está associado a uma transmissão robotizada de dupla embreagem de seis marchas. A velocidade máxima é de 204 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos. Essa versão também recebe selo “A” no programa de etiquetagem do INMETRO. Com moto r 1.4 litro, o Q3 é oferecido apenas com tração dianteira.
Para quem busca mais potência e performance, existe o Audi Q3 com moto r 2.0 litros e tração integral Quattro.
Equipamentos
O Audi Q3 Ambition vem muito bem equipado de fábrica. De série, ele traz faróis tipo bi-xenom; retrovisor interno eletrocrômico, iluminação do interior em LEDs e teto-solar panorâmico com controle elétrico, sistema start-stop no moto r e abertura elétrica do porta-malas. Há também sensor de chuva e crepuscular, além do detector de obstáculos traseiro na versão Ambition. Apenas o banco do moto rista oferece ajustes elétricos. Outro equipamento encontrado é o controle de cruzeiro. Para quem gosta de maior interação durante a condução, estão disponíveis os paddle shitfs (na parte de traz do volante) para trocas de marcha de forma manual.
No modelo avaliado está disponível o rádio MMI Plus com navegação. Essa completa central apresenta diversas funções integradas. Através dela é possível configurar algumas funções de conforto do carro. Além disso, ela reúne toda a central multimedia do carro, incluindo rádio, conexões diversas, suporte celular (por Bluetooth) e o GPS. O controle do MMI e seus dispositivos fica no painel central, em um conjunto simplificado e funcional. Além disso, existe ainda o Audi Music Interface. Trata-se de um plug exclusivo, dentro do porta-objetos abaixo do apoio de braço central, que permite conectar diversos equipamentos, com o uso de cabo específico (vendido separadamente). Um exemplo seria o pen-drive. Essa central também permite copiar arquivos de mídia digital (músicas e fotos) para sua memória interna. Além do AMI, existem entradas para CD, SD Card e conexão Bluetooth.
Outro destaque dessa central é o eficiente sistema de GPS. Além de contar com os tradicionais tipos de visualização (2D e 3D), tem um processamento bem ágil e movimentação bem rápida pelo mapa, incluindo as funções de Zoom In e Zoom Out. Mas o “diferente” do sistema é a virtualização de edifícios e monumentos, em modo 3D. Na cidade de São Paulo, por exemplo, dá para ver todos os prédios da região central, incluindo monumentos históricos que são mostrados em destaque.
Opcionais diferenciados
O modelo avaliado também contava com todos os opcionais disponíveis no Q3 Ambition. O primeiro é o pacote tecnológico. Ele é composto por sistema de som Bose (que mais qualidade sonora, além de maior potência); o Audi Drive Select; o keyless entry (chave presencial para acesso ao carro e partida por botão) e o autopark com câmera de ré.
Esse último permite realizar manobras de estacionamento de forma automática. Basta apertar o botão, selecionar o lado da manobra com a luz de seta, passar pela vaga para o sistema medir o espaço disponível. A partir daí, o moto rista solta o volante, e segue as instruções do painel, enquanto o carro realiza a manobra de estacionamento sozinho. O moto rista só precisa acelerar e frear, enquanto observa as instruções no painel.
O Audi Drive Select que equipa a versão Ambition, permite configurar o veículo de acordo com a necessidade e estilo de condução. Ele controla as características do moto r e a assistência da direção. O moto rista pode optar entre os modos Comfort, Dynamic, Efficiency e Auto. O Audi Drive Select intervém em vários módulos, entre eles o câmbio S tronic. O modelo ainda conta com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), de multiestágios. Ele pode ser desativado tanto parcial como totalmente.
Outro pacote disponível é o de conveniência, composto por sistema Auto Hold; Audi Lane Assist e o assistente de luz alta. O Auto Hold mantém o carro parado, mesmo quando o moto rista retira o pé do freio, em paradas rápidas em semáforos, por exemplo. Basta acelerar, para o freio ser liberado.
Já o Audi Lane Assist é mais elaborado. Quando o carro esta na estrada em velocidade de cruzeiro, o sistema filma a estrada e faz pequenas correções automáticas no volante, mantendo o carro sempre dentro da faixa de rolamento, mesmo que o moto rista retire a mão do volante por curtos períodos. Mas o sistema não funciona em curvas muito rápidas ou fechadas. E também se desliga automaticamente, se perceber que o moto rista esta ficando muito tempo sem as mãos no volante.
Por fim, o assistente de luz alta, liga automaticamente o farol alto, quando necessário. E o desliga quando percebe um carro à frente ou em direção contrária, evitando o ofuscamento.
Também fazia parte do pacote de opcionais os faróis Full Led. Nesse caso, os faróis dianteiros são todos em led, incluindo luz auxiliar de neblina. As lanternas traseiras também são em LED, com um interessante diferencial; luzes dinâmicas de seta. Em vez de acenderem por completo, elas ligam num ritmo sequencial, correndo pela extensão da lanterna. Esse recurso só existe no pacote “Full Led”.
Dirigibilidade
Certamente, esse é o ponto de maior destaque do Audi Q3. O que mais encanta nesse modelo é a facilidade com que o moto rista se entende com o veículo. O Q3 é muito mais parecido com um hatch-back, do que com um Crossover, para quem esta atrás do volante. O veículo é incrivelmente ágil, e prático para dirigir no trânsito. Ele não dá aquela sensação de carro grande, aumento a confiança do moto rista na maioria das manobras.
Com um conjunto bastante eficiente de moto r e câmbio, o Q3 é muito divertido. A suspensão do Audi Q3 Ambiente é firme e garante boa estabilidade, mesmo se não tivesse o controle de tração e programa de estabilidade eletrônico. Os pneus largos e as rodas grandes auxiliam bastante nesse aspecto, e não são desagradáveis quando o assunto é conforto em pisos ruins. O conjunto absorve de forma razoavelmente boa alguns buracos e paralelepípedos, bem como asfalto com defeitos. Dá até para se aventurar em algumas guias e valetas, sem susto.
Preço
O Audi Q3 Ambition 1.4 TFSI parte de R$ 169,9 mil. Com o pacote tecnológico sobe para R$ 179,9 mil. Os pacotes opcionais são conforto – R$ 9,5 mil; conveniência – R$ 5,5 mil; farol Full Led - R$ 7,5 mil; e pacote conforto por R$ 8 mil.
Mas a Audi Center Sorocaba (do grupo Abrão Reze) está com valor promocional no Q3 Ambition 1.4 TFSI, a partir de R$ 159,9 mil, em algumas unidades!
Para conhecer uma oferta do Audi Q3, clique AQUI!
Ficha técnica Q3 Ambition 1,4 litro
Motor: 1.4 litro a gasolina, injeção direta, turbo, quatro cilindros
Potência: 150 cv
Torque: 25,5 kgfm
Câmbio: Automatizado, dupla embreagem e seis marchas
Direção: Assistência elétrica progressiva
Suspensão: Independente McPherson na dianteira, braços múltiplos atrás
Freios: Discos ventilados na dianteira, e sólidos na traseira
Dimensões: 4,39m de comprimento, 1,83m de largura, 1,59m de altura
Entre-eixos: 2,60 m
Rodas e pneus: 235/55 R17
Peso: 1.405 kg (ordem de marcha)
Capacidade do porta-malas: 460 litros
Tanque de combustível: 64 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,9 segundos
Velocidade máxima: 204 km/h
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil