Avaliação: Chevrolet OnStar no Cruze LTZ 2016
Sistema on-line é uma revolução em serviços e comodidade para o cliente
Que o Chevrolet Cruze vinha perdendo competitividade no Brasil há algum tempo, ninguém dúvida. Sem novidades expressivas, e com um moto r relativamente fraco, quando comparado aos concorrentes diretos (tanto no modelo hatch, quanto no sedan), o Cruze perdeu o encanto. Mas, a Chevrolet tinha uma carta na manga. Com a inclusão de apenas 3 novos botões na base do espelho retrovisor interno, a Chevrolet pode estar mudando a forma como o usuário interage com o seu carro. Trata-se do sistema OnStar, que estreia no Brasil na linha 2016 do Chevrolet Cruze como item de série em todas as versões (LT e LTZ). Nessa matéria, trazemos a avaliação completa desse sistema revolucionário no mercado brasileiro.
O que é o OnStar
Quem ainda não sabe, o OnStar tem 7 milhões de usuários no mundo, e está há 19 anos no mercado internacional. Também e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação. Recentemente, nos Estados Unidos, foi anunciado que o serviço atingiu a marca de 1 bilhão de atendimentos, sendo uma média de um contato a cada dois segundos. E no Brasil, a novidade foi amplamente customizada para atender as necessidades do consumidor local.
Esse serviço é completamente inédito em carros nacionais. Existem sistemas parecidos em carros de categoria Premium, como o Volvo OnCall ou o BMW ConnectDrive. Claro que esse carros começam em valores a partir de R$ 100 mil. E o OnStar, estará disponível em ampla gama de modelos da Chevrolet, como já acontece na recém lançada atualização do Cobalt. E o OnStar consegue ser ainda mais completo, pois oferece uma ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência jamais vista em um modelo à venda no país. Além disso, o sistema é fácil de ser utilizado, e grátis no primeiro ano!
Apenas 3 botões
Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o moto rista entra em contato com uma central de atendimento, que funciona 24 horas por dia. Não existem aqueles menus automáticos do tipo “pressione a tecla”, “vá para o MENU” e etc. O atendimento é sempre feito por pessoas. Através desse serviço, é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o recebimento de destinos diretamente no GPS do veículo.
Na prática é como se o carro tivesse um smartphone, com uma linha celular (habilitada para voz e dados), embutido e integrado na central multimedia. E para ele funcionar, basta escolher entre três botões, e apertar um deles. O sistema é totalmente viva-voz, não distraindo o moto rista. É como se estivesse conversando com uma pessoa ao lado, que está ajudando o moto rista a encontrar um caminho, ou programando a central multimedia do carro. Mas, isso é feito através de uma linha celular. Assim, o condutor é capaz de realizar diversas tarefas ao longo do percurso sem precisar desviar a atenção do trânsito.
São apenas três botões. Um azul para realizar uma chamada a central OnStar para situações de conveniência (pedidos de endereço, consultas e ajuda corriqueiros). Um vermelho para situações de urgência e emergência (em caso de acidentes, panes mecânicas e outros problemas graves) e um terceiro utilizado para atender (ou encerrar) uma chamada da central OnStar.
Cabe destacar que o atendimento é bastante rápido. Durante nossa avaliação, em todas as solicitações, o sistema de chamada nunca levou mais que 1 minuto para completar a conexão com a central. Ainda que o OnStar tenha sua comunicação baseada numa ligação celular, nas experimentamos qualquer indisponibilidade do sistema durante o teste.
Comodidade a bordo
O serviço de Concierge do OnStar funciona como uma espécie de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante solicitado ou até mesmo agendar um horário no salão de beleza de preferência do cliente - sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento prévio. Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas e sobre pontos de interesse (POI), incluindo a localização de postos de combustíveis, concessionárias Chevrolet, comércios, entre outros.
Em vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de digitar um endereço no navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao Centro de Atendimento OnStar que envie para o GPS do sistema multimídia do carro o destino solicitado.
Essa parte do serviço também funciona muito bem. É sabido que vários usuários tem dificuldade em programar algumas centrais GPS dos veículos, por mais simples que elas sejam. Tal dificuldade é mais frequente em pessoas da terceira idade. Afinal, basta um erro ortográfico para o GPS não conseguir encontrar o destino pretendido. Com essa comodidade, o atendente da central melhora muito a interação com a localização correta do destino pretendido pelo usuário. E basta aguardar poucos minutos, para o destino estar automaticamente programado na central do carro.
Muita segurança
Caso o moto rista queira ser monitorado durante viagens e passeios pela cidade ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o acompanhamento via satélite ao longo do trajeto. Após coletar algumas informações, uma cerca eletrônica de monitoramento será criada e se for detectado desvio ou alguma parada inesperada, o Centro de Atendimento OnStar entrará em contato com os ocupantes do veículo para averiguar a situação e, caso necessário, dar direções ou auxílio.
A partir de solicitação do proprietário, o Centro de Atendimento OnStar passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino. Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais tranquilas de saber que seus membros chegaram com segurança ao destino.
Realizamos esse teste, e pedimos para a central monitorar nossa rota. Intencionalmente mudamos o caminho pré-estabelecido. Em menos de 5 minutos após a mudança do itinerário, a central entrou em contato com o veículo para saber o motivo da mudança, e nos auxiliou a voltar para a rota pré-estabelecida inicialmente.
Suporte automático em acidentes
Mas o sistema OnStar vai muito além da simples comodidade. Caso o carro se envolva em um acidente (com a abertura dos airbags, por exemplo), uma mensagem automática é enviada ao Centro de Atendimento OnStar, que tentará contatar os ocupantes para entender a ocorrência, enviar ajuda imediata (ambulância, bombeiro, guincho, etc.). O resgate pode ser enviado mesmo que ninguém no veículo responda à chamada. Mesmo uma pequena batida, sem abertura do airbag, é detectada pelo sensor de pré-tensionamento do cinto de segurança. E nesse caso, a central também liga para o carro, para saber se está tudo bem. Por questões um tanto óbvias, não realizamos esse teste no sistema.
Recuperação em caso de roubo
O OnStar também oferece serviços de segurança, entre eles o de assistência na recuperação em caso de roubo. Sensores no veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. Ainda que o automóvel tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando re moto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do moto r, para facilitar a recuperação do bem pela polícia. Também não foi possível realizar esse teste em condições simuladas.
Ainda mais comodidade
O proprietário do Chevrolet equipado com OnStar também pode comandar diversas funções do carro por meio de um aplicativo especifico para smartphone, incluindo o travamento e o destravamento re moto das portas. Esse aplicativo é gratuito já está disponível para aparelhos Android com versão Kitkat ou superior. Não fizemos o teste na plataforma IOS.
Por esse app ainda é possível saber quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual é a sua localização em tempo real e pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros como filhos adolescentes que acabaram de tirar a carta de habilitação. Todos esses recursos funcionaram impecavelmente quando foram testados. No caso do aviso de velocidade excessiva ou movimentação do carro, o cliente recebe um aviso via app e um email em sua caixa de correio.
Existe ainda a possibilidade do “Siga-me”. Quando ativado no app do celular, o carro fica monitorado constantemente. Assim, a pessoa que está no app, vai recebendo de tempos em tempos, alertas mostrando onde o veículo está indo, e onde parou. Isso é exibido num mapa. O recurso é ideal quando se empresta o carro para outra pessoa.
Também é possível saber a localização do carro, e onde ele foi estacionado. E se isso não bastar, é possível acionar as luzes e buzina do carro, para localizá-lo num grande estacionamento, a partir do smartphone. O usuário do app pode ainda trancar ou destrancar as portas, remotamente, pelo app. Nesse caso, o sistema funcionou na grande maioria das vezes. Entretanto, quando o carro estava em locais sem cobertura celular da Claro, o sistema não funcionou, como em garagens no subterrâneo, por exemplo.
Serviço personalizado
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local. Entre os mais relevantes estão o que possibilita o moto rista fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo. Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente Chevrolet de todo o país.
O alerta de rodízio é realmente eficiente. Ele acontece de forma totalmente automática. Claro que o sistema é previamente programado com o final da placa do carro. No dia do rodízio, o cliente assim que entra no carro e dá a partida, recebe o alerta sonoro avisando do dia do rodizio e restrição de circulação do veículo na cidade de São Paulo.
Quanto custa
No Cruze 2016, a Chevrolet está oferecendo como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
Como funciona
Para o funcionamento do sistema OnStar, os serviços dependem de cobertura da rede celular e da disponibilidade de sinal de GPS. A parceria foi feita com a Claro e o sistema só funciona em território nacional. Cruzando a fronteira para outros países (Argentina ou Paraguai), o sistema deixa de funcionar. Em áreas de sombra da rede celular da operadora Claro (dentro do Brasil), o sistema também perde função. Nesse caso, o moto rista precisa voltar para uma região com cobertura, para retomar os serviços. A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.
Linha Cruze 2016
Além do OnStar, o Cruze 2016 passa a contar apenas com duas versões, sem opcionais (LT e LTZ) e duas novas opções de cores para a carroceria: Cinza Graphite e Bege Pepper Dust, ambas metálicas. O modelo também está mais completo. A transmissão automática de seis marchas passa a ser item de série em todas as versões. Não existe mais a opção com câmbio manual.
A lista de acessórios também foi ampliada, com destaque para o suporte para tablet e dois modelos de cadeirinhas de bebê compatível com o sistema ISOFIX do carro.
No fim do ano passado, o veículo recebeu pequenas evoluções estéticas e de conteúdo. Na ocasião foram promovidas mudanças visuais na parte frontal da carroceria. O para-choque, por exemplo, foi redesenhado e recebeu luzes diurnas com LEDs localizados sobre os novos faróis auxiliares. Na reestilização o Cruze recebeu também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.
O Cruze sedan LTZ 2016 tem preço sugerido de R$ 88.900.
Para conhecer mais do Cruze LTZ, acesse nossa matéria de avaliação do veículo:
www.comprecar.com.br/revista/avaliacao-chevrolet-cruze-sedan-ltz-2015
Revista Comprecar
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