Avaliação: Hyundai HB20S Premium
Sedan compacto ainda mantém atributos para encantar clientes
Toda família HB20 já é bastante conhecida no mercado brasileiro. Aliás, esses foram os modelos responsáveis por fazer a Hyundai Brasil, uma das principais montadoras brasileiras, ficando entre as cinco maiores.
A última mudança expressiva dos modelos HB20 (tanto o hatch, quanto o sedan) aconteceu no final de 2015, já trazendo o modelo 2016. Foram feitas algumas melhorias, com a inclusão de mais equipamentos e suaves alterações estéticas. Mas, de lá para cá, os carros ficaram praticamente inalterados. O fato é que, ainda nos dias atuais, a família HB20 continua a oferecer um conjunto bastante equilibrado, e em plena condição de brigar em pé de igualdade com os principais concorrentes. Nessa matéria, trazemos a avaliação da versão topo de linha Premium, da versão sedan do HB20.
As mudanças mais recentes
Antes de falar do sedan, vamos destacar as últimas alterações e inclusões, que ocorreram no final de 2015:
- alterações suaves no design para alinhar o conceito da escultura fluida 2.0
- nova central blueMedia com integração Apple CarPlay
- todas as versões com motor 1.6 litro com câmbio de seis marchas, tanto manual quanto automático
- inclusão do ar condicionado automático digital, retrovisores rebatíveis eletricamente, airbags laterais e bancos de couro marrom (apenas no Premium)
- exclusivamente no sedan, a grade frontal tem borda e aletas cromadas
- chave canivete com função para abertura elétrica do porta-malas
Design exclusivo no Premium
Apenas na versão Premium, o HB20 conta com faróis dotados de projetores no farol baixo e Light Guide de LED que servem como sinalização de lanterna. Cabe destacar que esse recurso não funciona como luz de posição diurna, obrigando o motorista a ligar os faróis nas estradas. Na versão Premium, há ainda novas lanternas traseiras Clear Type, que tem uma iluminação mais homogênea.
Aviso de manutenção
A partir da última alteração, a família HB20 passou a incluir uma sétima função em seu computador de bordo. Além de hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução, o novo recurso “aviso de manutenção programada” emite um alerta visual, faltando 30 dias ou 1.500 km, para a próxima revisão programada.
Central blueMedia
A central passou por ampla reformulação. Atualmente, ela não traz mais o sistema de GPS embarcado, como acontecia na anterior. Então a central é dependente de um smartphone para executar essa função.
E nesse caso, são duas opções de integração. O sistema é compatível com um app Android chamado de Car Link, que permite o espelhamento do conteúdo de smartphones apenas da Samsung ou da LG (os mais novos), na tela da central multimídia. A parte interessante é que aplicativos como o Waze, podem ser diretamente espelhados na central. Com o espelhamento, o conteúdo passa então a ser controlado na tela touchscreen do blueMedia.
Pareado por meio de conexão Wi-Fi, o Car Link integra diversos aplicativos da plataforma Android. Por questões de segurança, com o veículo em movimento, apenas conteúdo que não distraia o motorista pode ser reproduzido.
Entre os principais aplicativos disponíveis nessa condição estão os navegadores Waze, Google Maps, TomTom Brazil; apps de rádios digitais TuneIn, Spotify, Deezer, Stitcher e Rdio; e outras aplicações certificadas como reprodutores de música e comando de voz. Com o carro parado, todo o conteúdo do celular pode ser reproduzido, até mesmo Facebook, Instagram, Whatsapp, navegadores de internet e jogos.
A central também é compatível com o Apple CarPlay. O usuário pode realizar chamadas, acessar a biblioteca musical e enviar e receber mensagens. A conexão do iPhone com o blueMedia é feita exclusivamente por meio do cabo USB. Uma vez conectado, é exibido os ícones característicos do dispositivo. O conteúdo do Apple CarPlay é pré-definido pela Apple e, as funções disponíveis no Brasil são telefone, mensagens, música e rádios digitais, como Spotify, Tune In, Stitcher, Deezer, Rdio e Podcasts.
Motor 1.6 litro – 16 válvulas
O motor 1.6 litro do HB20S, na última alteração ganhou o sistema de partida a frio “e-start”, que elimina a necessidade do tanque extra de gasolina. De resto, o motor não teve qualquer outra alteração.
Trata-se de um motor quatro cilindros em linha, 1.6 litro - 16v, com duplo comando de válvulas. Porém, a variação é apenas no comando de admissão, com acionamento por corrente (que reduz a manutenção). De acordo com o combustível, a POTÊNCIA varia de 122 à 128 cv, sempre à 6.000 rpm. Já o torque máximo é de 16 à 16,5 kgfm, entre 4.000/4.500 rpm.
Desempenho
A mudança do câmbio para uma caixa automática de seis marchas, melhorou bastante o desempenho do HB20S.
Assim, houve melhora expressiva no desempenho. A velocidade máxima aumentou 8%, para 190 km/h, e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu 4%, fechando em 11 segundos. A opção automática possui comando sequencial, em que o motorista pode ter mais controle das marchas.
O consumo do Motor Gamma 1.6 litro é o seguinte, perante o INMETRO. Com gasolina, faz 10,7 km/l na cidade, e 12,6 km/l na estrada. No etanol são 7,7 e 9,6 km/l respectivamente.
O que mais vale a pena
Mesmo hoje, o HB20S continua a ser o sedan mais potente da categoria, com motor de 128 cavalos. Todos os outros sedans compactos, na mesma faixa de preço, têm potência e desempenho menor (tanto na velocidade máxima, quanto na aceleração). Grande parte desse ótimo resultado, se deve ao câmbio automático de seis marchas. Cabe destacar, que alguns concorrentes, sequer oferecem um câmbio automático de verdade. Esse é o caso do Sandero, Voyage e New Fiesta.
A dirigibilidade também é muito agradável, contando com a direção com assistência hidráulica e suspensão firme e consistente. Ainda merece elogios o amplo pacote de equipamentos de série no HB20S Premium, como:
Ar-condicionado automático digital
Retrovisores com rebatimento automático
Faróis com projetor e Light Guide de LED
Airbags laterais (além dos frontais)
Quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete
Comando de abertura do porta-malas pela chave canivete
Acendimento automático dos faróis
Sensores traseiros de estacionamento
Banco traseiro bipartido 60/40
Volante com regulagem de altura e profundidade
Banco do motorista com regulagem de altura
O que precisa melhorar
Mas com a evolução dos concorrentes, eles ficaram mais econômicos. Assim, o HB20S perdeu eficiência no quesito economia, sendo ultrapassado por Prisma, Etios, Voyage, New Fiesta, City e Sandero. Hoje o HB20S recebe letra “D” na categoria, e “C” na classificação geral. O porta-malas com 450 litros, supera apenas o do Voyage, sendo menor que os demais concorrentes da categoria.
O que está na média
O espaço interno do HB20S está na média da categoria. Com 2,5 metros no entre-eixos, o modelo ainda supera Voyage e New Fiesta no espaço interno, mas perde para Sandero, City, Prisma e Etios.
Conclusão
Levando em consideração o ótimo desempenho, a exclusiva garantia de 5 anos sem limite de quilometragem (e sem precisar pagar algo mais para estender a garantia), o design atualizado (um dos mais bonitos na categoria), a boa qualidade construtiva, e um conjunto mecânico equilibrado, o HB20S Premuim continua sendo uma boa opção entre os sedans compactos.
Toda linha HB20 pode ser encontrada nas concessionárias HMB do Grupo Andreta, para mais informações: andretahmb.com.br
Ficha Técnica
Motor: flex, quatro cilindros, 16v, 1.591cm³
Potência máxima: 128cv (a 6.000rpm)
Torque máximo: 16,5kgfm (a 5.000rpm)
Transmissão: automática de seis marchas com tração dianteira
Suspensão: McPherson na frente e barra de torção atrás
Freios: a disco ventilado na frente, tambores atrás
Dimensões: 3,90m (comprimento); 2,50m (entre-eixos); 1,47m (altura) 1,68m (largura)
Pneus: 185/60 R15
Peso: 1.086 kg
Porta-malas: 450 litros
Desempenho: 0-100 em 11 s e máxima de 190km/h
Revista Comprecar
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