Avaliação: Peugeot 308 Griffe THP
Um hatch-back discreto com alma esportiva e estilo executivo
Por Jorge Augusto
Fotos: Marcelo Alexandre
Lançado em março de 2012, o Peugeot 308 chegou ao mercado como um dos melhores produtos em sua categoria de hatchback médio. Recheado de tecnologia e equipamentos ainda exclusivos no mercado brasileiro, o modelo da Peugeot tem poucos concorrentes diretos. Nessa avaliação trazemos a versão topo de linha Griffe THP, com moto r 1,6 litro turbo, de 165 cavalos de potência.
O 308 mantém o estilo felino da marca. Na dianteira, o destaque fica com os faróis afilados e a “boca” logo abaixo do capô que abriga a entrada de ar. Outro elemento marcante são as luzes diurnas compostas por pontos em LED de intensidade variável. Com formato em bumerangue, integra-se aos faróis auxiliares. Na lateral, o que chama a atenção são as rodas de 17 polegadas escurecidas. Nesse mesmo tom grafite, a versão THP traz os retrovisores laterais. Na traseira, a única diferença e uma placa com a inscrição THP
Por dentro, podemos afirmar que o 308 está entre os mais espaçosos de seu segmento. Os bancos trazem estofamento firme e anatômico. O moto rista e o passageiro da frente tem uma boa sensação de espaço, com painel mais afastado e o amplo para-brisa. No banco de trás, o espaço também é percebido. Três adultos conseguem se acomodar com relativo conforto, graças ao teto elevado e a boa largura do veículo.
O Peugeot 308 conta com acabamento de boa qualidade. Visualmente é muito bonito. O painel de instrumentos, por exemplo, traz materiais mais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque. O console central se mostra bem organizado, integrando os comandos do ar-condicionado, sistema de som e mostrador do computador de bordo, além da tela do GPS retrátil no centro.
A versão Griffe THP do 308 é a mais completa da gama. Essa versão não oferece opcionais pois tudo é de série. Um item especial dessa versão e o teto panorâmico de vidro CIELO, que aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2. Esse teto com 0,83 m2 de área proporciona a todos os ocupantes ótima luminosidade interna, inclusive os passageiros do banco traseiro. É possível regular a entrada de luz no interior do veículo graças ao acionamento elétrico da cortina do teto. Através desse controle é possível regular a cortina em qualquer ponto, cobrindo os passageiros de trás, e deixando apenas a parte da frente aberta.
Motor e câmbio
Esse é o maior diferencial da versão THP. Essa versão está alinhada aos demais produtos da marca que também trazem o moto r turbo. São eles o 3008, 408, 508, o conversível 308 CC e o esportivo RCZ. Esse eficientíssimo moto r batizado de THP (Turbo High Pressure) chega à 165 cavalos de potência, e vem junto com uma avançada transmissão automática sequencial de seis marchas, com controle sequencial. Esse moto r 1,6 litro – 16 válvulas com injeção direta de combustível foi desenvolvido em parceria com a BMW e tem como destaque o torque máximo de 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm. Assim, pouco acima da rotação de marcha lenta, o moto r está pronto para entregar toda a sua força.
Desempenho
Esse conjunto de moto r e câmbio é altamente eficiente, tanto no desempenho, quanto na economia. Se o usuário gosta de curtir e paisagem e andar calmamente, vai se surpreender com um consumo de quase 13 km/l de gasolina na estrada. Na cidade, a média cai um pouco, mas ainda é boa, com quase 9 km/l. Com um tanque de 60 litros, autonomia não é um problema. Além disso, o câmbio oferece trocas suaves e conta com auto-gerenciamento. As trocas de marcha se adaptam a forma de condução do moto rista.
Mas se o objetivo é pisar fundo no acelerador, não vai faltar diversão. A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em apenas 8,3 segundos. Isso é mais rápido que muitos outros hatch-backs médios equipados com câmbio manual. A Peugeot informa velocidade máxima de 215 km/h. Porém, podemos destacar que existem relatos de velocidade máxima superior a informada pelo fabricante. Ainda para quem quer esportividade, o câmbio permite seleção sequenciais das marchas, através da alavanca de câmbio. O único porém é que esse moto r não e flex, rodando apenas com gasolina.
O maior porta-malas da categoria
O Peugeot 308, mesmo depois da chega de novos concorrentes, conta com o maior portamalas da categoria. São expressivos 430 litros. E esse espaço pode ser ampliado ainda mais. Os bancos traseiros são rebatíveis na proporção de 1/3 e 2/3, permitido aumentar o volume de carga, ou o transporte de objetos maiores.
Segurança
De forma geral, o 308 é um modelo bastante consistente. Segundo o Euro NCAP, o carro recebe 5 estrelas de proteção para adultos e 4 estrelas de proteção para crianças. A versão Griffe vem de fábrica com dois airbags frontais de tamanhos diferentes. O air-bag do condutor tem 60 litros. Já o do passageiro é maior, com 90 litros. Traz ainda dois airbags laterais de 10 litros que protegem o tórax dos ocupantes dianteiros e dois airbags tipo cortina de 23 litros para proteger a cabeça dos passageiros da frente e do banco traseiro. Vale destacar que todos os cinco passageiros contam com apoios de cabeça individuais.
O 308 também inclui freios com ABS e auxílio a frenagem de emergência (AFU). Em caso de forte desaceleração, acontece o acendimento automático do pisca-alerta, alertando os carros que possam vir atrás. A versão topo de linha ainda inclui o controle eletrônico de estabilidade (ESP) e Controle de Tração (ASR).
Suspensão
Ao longo da história do 307, a Peugeot melhorou bastante a qualidade de sua suspensão. Agora, no 308, essa melhora fica evidente. O conjunto tem melhor rigidez e firmeza, garantindo ao 308 um desempenho mais esportivo. O conjunto de suspensão passou por ajustes específicos. O trem dianteiro é composto por uma suspensão do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada.
O 308 THP consegue superar lombadas e valetas com mais facilidade que o antigo 307. Aliás, o sistema se apresenta mais consistente em pisos esburacados. Já conjunto traseiro, composto por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, assegura um bom controle de estabilidade, principalmente em curvas. Em resumo, o 308 é um carro bastante estável, com uma tendência a esportividade. Ainda que o modelo não seja muito macio, o conforto interno fica dentro da média da categoria.
Equipamentos
A verão Griffe THP é a mais equipada do 308. Ela vem de fábrica com rádio CD Player compatível com MP3 definido pela marca como WIP Sound. Além disso, esta disponível uma entrada USB e entrada tipo P2, ambas situadas no console central. Através delas, podem ser ligados pen-drives ou MP3 Players. O sistema de som ainda conta com conectividade Bluetooth (WIP Bluetooth), tanto para chamadas de celular em modo viva-voz, como também permite a reprodução de música por streaming de áudio.
A versão topo de linha vem com sistema de ar-condicionado digital e automático de dupla zona e ainda conta saída de ar traseira. Esse modelo inclui direção eletro-hidráulica; computador de bordo; retrovisores elétricos; bancos forrados em couro; travamento elétrico centralizado das portas; comando do rádio na coluna de direção; faróis de neblina dianteiros; acendimento automático dos faróis; limpador do para-brisa automático; iluminação “follow me home” (acendimento dos faróis por um tempo determinado); retrovisor interno eletrocrômico e apoios de braço individuais nos bancos dianteiros. Estão disponíveis também a regulagem de altura do banco do moto rista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; sensor de estacionamento traseiro; retrovisores externos com controles elétricos e rebatíveis, vidros elétricos com sistema anti-esmagamento e controle de cruzeiro com regulador e limitador de velocidade. Entretanto, não existe a opção de xênon no farol, detector de obstáculo dianteiro ou chave de partida presencial.
Navegador GPS
Outro equipamento presente é o sistema de navegação WIP Nav. Integrado ao veículo, traz uma tela multifunções colorida de 7 polegadas (resolução de 480 x 234 pixels), inclinável em três posições, a fim de proporcionar o melhor ângulo de visão. Essa tela é retrátil eletricamente, fechando automaticamente toda vez que o carro é desligado. Ainda que o mapa seja de boa qualidade e a base de dados relativamente completa (no que se refere a pontos de interesse), o uso do equipamento poderia ser melhor. Essa tela não é touch-screen e todos os dados devem ser inseridos através de teclas de navegação do rádio. Ou seja, o processo é moroso, complicado e pouco intuitivo. De resto, faz boas indicações de manobras e os mapas estão bem atualizados.
Preço e mercado
O 308 THP realmente é um carro bastante equipado e evoluído mecanicamente. Ele vem com três anos de garantia total incluindo serviço de assistência em todo o país, 24 horas por dia. Outro ponto que merece atenção são os pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa. Assim, o cliente sabe quanto irá pagar pelo serviço em qualquer concessionária do país.
Momentaneamente, a versão THP está passando por uma “entresafra”. Entretanto, a rede de concessionárias tem como opção uma série especial batizada de Roland Garros. Essa série utiliza a mesma base técnica do 308 THP. Porém, o 308 Roland Garros vem mais equipado. Ele traz faróis de máscara negra, rodas diamantadas de 17 polegadas, bancos em couro na cor cinza claro, os carpetes bordados com a identificação visual do torneio, além das capas cromadas dos retrovisores externos. A série especial Roland Garros é oferecida somente na cor branco nacré (perolizada) ao preço de R$ 79.990,00.
Revista Comprecar
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