BYD lança o Song Plus DM-i no Brasil
Modelo inicia a segunda fase de lançamentos da marca em território nacional com tecnologia híbrida
Após o lançamento de três automóveis elétricos, a BYD dá um novo passo em sua consolidação no mercado brasileiro. A marca apresenta oficialmente o Song Plus DM-i e, com isso, inicia uma nova fase da marca no país, com a comercialização de modelos híbridos plug-in. E em Campinas, o modelo pode ser encontrado na nova concessionária BYD Dahruj (http://www.byddahruj.com.br)
O BYD Song Plus DM-i teve um sucesso grande. Para se ter ideia, logo no anúncio da pré-venda, em setembro, foram necessários apenas sete dias para que todas as 200 unidades do primeiro lote fossem esgotadas.
O Song Plus DM-i é o quarto veículo de passeio anunciado e apresentado ao público nacional em apenas um ano. No final de 2021, a empresa anunciou sua estreia entre os carros de passeio ao apresentar o TAN EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico. Em abril deste ano, foi a vez do lançamento do sedan elétrico de luxo HAN EV.
Em julho, o D1 EV foi lançado. Pertencente à categoria MPV (Multi Purpose Vehicle), com soluções inovadoras, o modelo criou um referencial de mobilidade e transporte, principalmente ao segmento corporativo, aplicativos de transporte, locadoras de veículos e órgãos públicos.
Tecnologia híbrida plug-in DM-i
O novo SUV Song Plus DM-i é o primeiro veículo da BYD a chegar ao Brasil com a exclusiva tecnologia híbrida plug-in DM-i. A tecnologia híbrida DM-i em curtas distâncias, por exemplo, usa o sistema elétrico (maior economia). Já para longas distâncias, de forma inteligente, aciona o modo híbrido, unindo o motor térmico ao elétrico. Ou seja, o sistema DM-i leva em consideração, tanto o desempenho, quanto a eficiência energética. São 3 módulos de direção na tecnologia híbrida do Song Plus DM-i: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série.
O modo EV ocorre quando o veículo roda em baixas e médias velocidades. Essa possibilidade oferece todas as vantagens de alto torque, alta eficiência e baixo ruído do motor. É adequado para uso urbano: econômico, suave, silencioso e zero consumo de combustível fóssil. Já o modo paralelo HEV concilia o motor à combustão, mais a geração de energia de alta eficiência. Geralmente em baixas e médias velocidades e sob rápida aceleração, o motor e a energia da bateria juntos fornecem energia de acionamento ao motor elétrico. E o modo HEV série, que entra em operação quando o veículo está em alta velocidade, com o motor à combustão e o elétrico cooperando de forma eficiente, impulsionando o veículo na melhor zona de trabalho e ainda economizando energia.
O grande diferencial é que a tecnologia híbrida DM-i, além de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico, sem emissões de CO2 quando está em modo híbrido, prioriza o uso da motorização elétrica, com o motor térmico entrando em funcionamento para auxiliar o eletrificado.
O Song Plus DM-i chega ao mercado equipado com dois motores. Um a gasolina de ciclo Atkinson com um deslocamento de 1.498 cc, injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas. Gera 110 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 135 Nm a 4.500 rpm. Já o elétrico produz potência máxima de 179 cv, com torque máximo 316 Nm. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia (ciclo NEDC) 100% elétrica de 51 km com carga total da bateria, já no modo híbrido a autonomia ultrapassa os 1.000 km. A eficiente transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do sistema DM-i.
O novo SUV BYD traz a avançada e segura bateria Blade, de longa duração, cujo conceito remete à tecnologia de autonomia estendida. Foi projetada em forma de lâmina com função estrutural e não possui estrutura modular, permitindo até 50% mais células no mesmo espaço e aumentando a sua densidade energética. Sua capacidade é de 8,3 kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3 kW.
Design
A exemplo de outros modelos da marca, o novo Song Plus DM-i foi desenvolvido pelas equipes de design global da BYD, liderada por Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi e Michele Jauch-Paganetti, ex-head de design da Mercedes Benz.
O SUV Song Plus DM-i traz um design que a BYD chama de Dragon Face 3.0, com suas linhas agressivas e os faróis Full LED que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”.
Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED conectadas, oferecendo uma iluminação maior, e que aumenta a visibilidade do veículo. As lanternas e o brake light são integradas e proporcionam maior segurança, seguindo a tendência atual. As rodas de liga leve de 19” remetem à esportividade do conjunto, com pneus de dimensões 235/50 R19.
Interior
O Song Plus DM-i dispõe ainda de um dos maiores porta-malas do segmento, com 574 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477 litros. A abertura da tampa do porta-malas do Song Plus DM-i é possível pelo acionamento de um botão localizado na própria tampa, por meio da chave do veículo e também acionando um botão localizado na porta do motorista, de forma elétrica tanto para a abertura quanto para o fechamento.
O espaço interno do Song Plus DM-i sem destaca pelos 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.680 mm de altura e entre eixos de 2.765 mm, o maior de sua categoria. Seu peso em ordem de marcha é de 1.700 kg.
Na frente, os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação. Na traseira, o interior traz piso plano (ausência de túnel central), que aumenta o conforto dos ocupantes, além de melhor acessibilidade. Os assentos permitem reclinação do encosto e oferecem comodidade extra às pernas. Existe ainda a iluminação ambiente que pode ser configurada com 31 opções de cores.
O modelo traz ainda painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas, que conta com display de fácil visualização e múltiplas informações. Desenvolvida em sistema Android, conta com monitoramento em tempo real do progresso do sistema e suporta expansão para equipamentos periféricos. A central multimídia é de 12,8”, com 9 alto-falantes de alta-fidelidade, da marca Dirac.
O ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente -- configurável na tela da multimidia -- e também saída para os bancos traseiros, completa os equipamentos, que ainda conta com grande teto solar panorâmico elétrico.
Segurança
O Song Plus DM-i conta com câmeras com função 360°, Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.
Seis airbags (airbags dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema ISOFIX fazem parte do pacote de segurança do Song Plus DM-i.
O preço público sugerido do Song Plus DM-i é R$ 269.990,00. O veículo será disponível em versão única de mercado e cinco cores: Emperor Red (Vermelho), Delan Black (Preto), Time Grey (Cinza), Snow White (Branco) e Dome Blue (Azul). A garantia do Song Plus DM-i é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.
Em Campinas, o modelo pode ser encontrado na nova concessionária BYD Dahruj (http://www.byddahruj.com.br)
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil