Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Carro foguete ao vivo em Águas de Lindóia

Carro foguete ao vivo em Águas de Lindóia

Construído no Brasil, o veículo é recordista sul americano de velocidade em pistas de sal

Os participantes do IV Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia poderão conferir de perto o Lakester “Nebulous Theorem Brazil I” que ficará exposto de 20 a 23 de abril na Praça Adhemar de Barros.
 
O veículo de velocidade extrema (Land Speed Racing) foi construído por um brasileiro e projetado por Jack Costella, o maior colecionador de recordes de velocidade nos Estados Unidos.
 
O Lakester Nebulous Theorem Brazil I deu início às disputas de velocidade em deserto de sal na América do Sul, estabelecendo o recorde com a velocidade de 270 km/h durante o evento Uyuni 3600, na Bolívia, em outubro de 2016.
 
Realizadas desde 1914, as disputas de velocidade extrema são as mais antigas e tradicionais competições de automotores que acontecem tradicionalmente em desertos de sal como de Bonneville e El Mirage Dry Lake, nos Estados Unidos.
 
Seu projetista explica que os lakester são carros feitos ou modificados para correr em lagos secos. Para esses carros alcançarem o máximo de velocidade, eles eram fabricados com algumas características específicas como rebaixamento do teto ou para-brisas, retirada de para-lamas e para-choques, diminuição do peso, aumento da potência e pneus estreitos.
 
Como surgiu o Nebulous Theorem Brazil I
 
Há cerca 5 anos, o projetista brasileiro resolveu construir um lakester icônico da década de 1950, chamado de Belly Tank, para trazer um pouco da cultura de velocidade para os eventos no Brasil.
 
O modelo Belly Tank era feito a partir de tanques suplementares de aviões da Segunda Guerra. André explica que esses materiais eram muito aerodinâmicos e baratos, pois eram considerados sucata, bastando colocar um motor para correrem.
 
Foi então que ele construiu um modelo do carro em tamanho real, o que teve grande repercussão na imprensa, fazendo com que o Belly Tank passasse de carro de show para as pistas.
 
UYUNI 3600
 
Assim foi batizado o evento que ocorreu no maior deserto de sal do mundo, o deserto de Uyuni, na Bolívia. Já o número 3600 refere-se a altitude do deserto. Realizado em outubro de 2016, no Uyuni 3600, foi estabelecido o recorde sul americano em pista de sal.
 
O Lakester “Nebulous Theorem Brazil I” foi levado em caravana por 2.500 km de estrada subindo os Andes até o local da prova. O Lakester alcançou a velocidade de 270 km/h dando início histórico às disputas de velocidade na América do Sul. Jack Costella, que também estava presente, mostrou-se muito emocionado por fazer parte do evento denominando-o como uma nova era para as disputas de velocidade no mundo.
 
O projetista comenta ainda que o carro, apesar de não ter suspensão, contar com rodas dianteiras maciças em alumínio e estar apenas a 2,5 cm do chão é muito estável e transmite grande segurança. Segundo ele, apenas as limitações da pista impediram o carro de atingir velocidades ainda maiores.
 
Ficha Técnica
Comprimento: 7,2 metros
Altura: 68 cm
Motor: 1.100 cc carburado
Peso estimado: 750 Kg
Rodas dianteiras maciças em alumínio
Rodas Traseiras: Weld e Pneus Hoosier
Freio: Paraquedas e freio traseiro para imobilização final