Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Chevrolet apresenta a nova picape Montana

Chevrolet apresenta a nova picape Montana

Modelo chega ao mercado Brasileiro a partir de fevereiro

Após várias prévias, a Chevrolet revelou completamente a Nova Montana, que estreia nas concessionárias a partir de fevereiro. O modelo agora é uma picape médio-compacta, e terá como principal concorrente a Fiat Toro.

Em relação ao visual, a Nova Montana caracteriza-se pelo conjunto ótico bipartido em LED, em sintonia com a mais recente linguagem global de design da Chevrolet. A lateral é marcada pela silhueta típica de utilitários, porém conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo. Na traseira, uma barra em preto brilhante conecta as lanternas e agrega requinte ao conjunto.

A inédita caçamba “Multi-Flex” é um diferencial importante do produto e foi projetada para funcionar como um porta-malas gigante (874 litros). Traz um sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra água do segmento. A caçamba conta ainda com uma extensa linha de acessórios customizados, que permitem centenas de soluções para o transporte de carga.

Segundo a Chevrolet, a Nova Montana estreia com o melhor aproveitamento de espaço interno do segmento. São pelo menos 20 milímetros a mais para o joelho do passageiro traseiro em relação a concorrência, enquanto o espaço de cabeça também é o melhor. A ergonomia é outro destaque deste projeto, que se traduz na melhor acomodação dos até cinco ocupantes.

A picape da Chevrolet é equipada com motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque em todas as versões. O propulsor traz calibração exclusiva, embora a base seja a mesma utilizada no Tracker. Este mesmo trabalho de customização foi feito nos demais sistemas mecânicos, como transmissão, direção e suspensão. Até pneus foram especialmente desenvolvidos para o modelo.

A oferta de equipamentos para a Nova Montana inclui: seis airbags, alerta de ponto cego, faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente.

A Chevrolet está iniciando a pré-venda das versões LTZ e Premier, as mais sofisticadas da gama. O lote inaugural virá equipado com um acessório de caçamba criado para o veículo: as exclusivas divisórias Multi-Board. Elas permitem uma acomodação e distribuição muito mais inteligente da carga.

Mecânica e dirigibilidade

O segmento de picapes cresceu quase 50% em participação de mercado na última década no Brasil. Uma das razões deve-se ao fato deste tipo de veículo ter evoluído principalmente em comodidade e sofisticação. 

A Nova Montana é o mais recente integrante da família de veículos globais da Chevrolet, já composta por Onix, Onix Plus e Tracker. O Onix e Onix Plus têm plataforma de mesma largura. Mas enquanto o hatch traz acerto de suspensão e direção mais esportivo, o sedã caracteriza-se pelo maior espaço para o banco traseiro e porta-malas.

O Tracker e a Nova Montana compõem uma outra dupla, por compartilharem uma plataforma mais larga e sofisticada. Apesar de apresentarem um comportamento dinâmico e uma performance muito semelhante, diferem bastante em estilo, comprimento e na calibração.

A picape costuma ter uma maior variação de condições de uso e muitas vezes reforços estruturais são necessários. No caso da Nova Montana, a mecânica foi trabalhada para que o veículo tivesse o maior conforto e a melhor dirigibilidade da categoria, vazia ou carregada.

Algumas dessas inovações da Nova Montana estão na suspensão traseira, que traz um sistema de duplo batente de rigidez variável. Ela ajuda a manter o veículo sempre estável e confortável, independentemente se ele está transitando com carga mínima ou máxima. 

Outro ponto de destaque é a economia de combustível. Neste contexto, a Montana chega, entre as picapes automáticas, como a campeã em economia. O veículo percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente.

Já quem optar pela versão com transmissão manual, irá encontrar na Nova Montana os melhores resultados da categoria na medição de aceleração de 0 a 100 km/h. Mais detalhes sobre esta versão e a data de chegada dela ao mercado serão compartilhados futuramente.