Citroën mostra o DS3 2015 repaginado
Destaque para a nova assinatura luminosa, inspirada em carros-conceito da marca
O Citroën DS3 2015 acaba de ser revelado, em primeira mão (já na linha 2015) para a imprensa especializada. Basicamente, a Citroen propôs uma repaginação visual do modelo, através de novos elementos luminosos, tanto nos faróis dianteiros, quanto nas lanternas traseiras. Além disso, a marca passa a oferecer agora uma maior gama de versões e configurações do DS3. Tudo isso, para dar mais opção ao cliente, na hora da escolha. No total, são três diferentes pacotes que podem ser escolhidos pelo cliente. Estruturalmente, o DS3 não traz mudanças.
Mais do que inovar no visual, a marca ousou em soluções tecnológicas para dar uma nova perspectiva ao DS3. Também inclui novos equipamentos, para aumentar o conforto e comodidade ao usuário. Por fora, o DS3 passar a ter uma “assinatura luminosa” completamente nova. Na dianteira traz um inédito farol de une sistema xênon com tecnologia LED. Na traseira, o carro mostra uma interessante lanterna com um inédito efeito 3D, também em LED. Por dentro, o painel foi redesenhado e pode contar (nas versões mais equipadas) com sistema de navegação, câmera de ré e conjunto de som de alta fidelidade e potência. Além de tudo isso, o DS3 continua mantendo ampla possibilidade de personalização, com a escolha de detalhes de estilo e acabamento.
Farol inovador, com LED e Xenon simultâneos
Certamente, o grande destaque do modelo é justamente a sua nova assinatura visual. E para isso a Citroën apostou numa receita completamente inédita, no mercado nacional. Dessa forma, o DS3 é o primeiro carro na categoria equipado com novos faróis que associam as tecnologias bi-xênon e FULL LED. Esses faróis conferem ao DS3 um visual ainda mais agressivo, com ótima qualidade de iluminação, tanto para a luz baixa quanto para a luz alta.
A receita para esse eficiente farol é bastante interessante. Pra começar, foram incluídos 3 módulos de LED, por elemento ótico. Esses LEDs contam com 3 níveis de intensidade (lanterna, farol baixo e alto). Operando junto com os LEDs, existe um sistema de lâmpada bixenon de baixa potência, para farol baixo e alto. Então, no uso do farol, atuam simultaneamente o sistema de LEDs e Xenon. O Xenon utilizado é de baixa potência, com cerca de 2.000 lumens. Em carros equipados apenas com Xenom, a intensidade luminosa passa de 4.000 lumens. E por conta disso, o farol precisa ter sistema de auto nivelamento e lavador (segundo legislação brasileira). Com o Xenom de baixa potência, que não ofusca a visão dos outros moto ristas que trafegam em sentido contrário, não são necessários o auto nivelamento e os lavadores. Então, o LEDs complementam a irradiação luminosa, garantindo máxima eficiência. Isso tudo permite produzir um farol mais barato e eficiente, além de muito mais bonito.
Em números, é possível reduzir o consumo de energia em 35% para a luz baixa, e em até 75% para a luz alta (em relação à lâmpadas halógenas). Adicionalmente, a vida útil de mais de 20.000 horas nos LEDs apresentarem uma durabilidade 20 vezes superior às lâmpadas halógenas.
Esse novo farol ainda incorpora outras interessantes receitas como as luzes indicadoras de direção (pisca-pisca) com efeito deslizante. Ao ligar o pisca-pisca, a luz corre de uma ponta a outra no farol, dando a sensação de movimento. Esse recurso só é visto em carros de alta gama! Por fim, esta nova assinatura luminosa é complementada pelas luzes de condução diurnas (DRL) feita com LEDs, situadas nas entradas de ar frontais dos para-choques. O DRL só acende durante o dia, quando o moto r está ligado, e com todas as outras luzes (lanterna e farol) apagadas.
Lanterna traseira com efeito 3D em LED
Outra inovação no DS3 são as luzes traseiras com sistema LED, que formam um interessante efeito em 3D. Guias retangulares dispostas em de formato sequencial, sugerem um “túnel” futurístico. Tanto a iluminação da lanterna, quanto do freio são iluminadas por leds (seta, luz de ré e neblina ainda usam lâmpadas convencionais). E pra finalizar, o acabamento dessa luz 3D, traz logotipo DS cromado inserido em uma trama DS preta em relevo.
Um detalhe muito interessante, é que essa nova lanterna 3D também pode ser adquirida como “acessório original” pelos donos de Citroen DS3 do modelo antigo! Elas podem ser instaladas nos veículos, numa concessionária Citroen, mantendo todas as garantias do carro.
Novos equipamentos na linha 2015
A Citroën também incluiu novos equipamentos na linha 2015, do DS3. Uma das novidades é o sistema de navegação GPS, com tela de 7 polegadas. Ainda que não seja touch-screen, o novo sistema chega para atender à diversos pedidos, de clientes. Disponível com uma tela colorida de alta resolução, ele permite exibição do mapa em 2D/3D. Entre as funcionalidades e informações disponíveis, pode-se destacar a compatibilidade com muitos formatos de música digital (ACC, FLAC, OFF, OGG e WMA) além do áudio streaming (por Bluetooth), que permite escutar os arquivos musicais armazenados num telefone celular.
Outra novidade é o sistema de som Hi-Fi, de alta fidelidade. Também muito solicitado pelos clientes, o DS3 passa a contar com essa opção de alta qualidade sonora. O equipamento inclui leitor de CD/Rádio, compatibilidade MP3, comandos no volante, uma entrada UBS e kit viva voz Bluetooth. Mas as principais diferenças são uma exclusiva caixa de som central (na parte superior do painel de bordo) para ressaltar sons médios, além de um subwoofer amplificado, para reforço de graves, instalado no porta-malas.
Um opcional inédito no DS3 é a câmera de ré com tela colorida. Instalada acima da placa traseira do carro, a câmara de ré exibe imagem em cores, diretamente na tela do sistema de navegação. Ela é automaticamente ativada quando se engata a marcha a ré. Indicadores visuais são acrescentados à imagem: vermelhos para indicar os limites do para-choque traseiro e verdes para indicar a direção geral do DS 3. Esta câmera completa os sensores de proximidade, que permanecem presentes.
Outra novidade inédita no DS3 é o sistema de frenagem automática, em risco de colisão. O dispositivo permite evitar colisões, dentro da cidade, graças a um sensor laser de curto alcance localizado no para-brisa. Até 30 km/h, ele aciona os freios automaticamente (sem a intervenção do moto rista), evitando as colisões. Esse é um equipamento opcional, que ainda não tem preço definidio, é só estará disponível em 2015. Os primeiros carros que chegarão ao Brasil, não terão o equipamento disponível. A estimativa, é que esse dispositivo tenha um custo adicional de R$ 2 mil.
Na linha 2015, contribuem para o visual exclusivo do DS3 as novas rodas diamantadas pretas batizadas de Aphrodite, com 17 polegadas. O DS3 também vem com novas combinações de cores: Gris Aluminium (metalizado) + Bleu Infini, Bleu Encre (azul marinho metalizado) + Blanc Opale, Blanc Nacré (perolizado) + Bleu Infini e Whisper (metalizado) + Blanc Opale.
Personalização
Existem várias personalizações disponíveis para o DS3. Na verdade, cada proprietário pode criá-lo à sua maneira. Acabamento do painel, pomos da alavanca de câmbio, adesivos de teto, rodas e calotas, além de áreas externas personalizáveis, fazem do DS 3 um veículo à imagem e semelhança de seu dono. Um detalhe muito interessante que permanece, é a possibilidade da chave do carro trazer a cor da carroceria, numa pequena pastilha que ajuda a identificar o carro, pela chave.
Motor turbo muito eficiente
O DS3 sempre foi reconhecido pelo seu comportamento esportivo, resultado de uma dirigibilidade única. Aliás, o DS3 é o veículo com melhor desempenho, entre todos os veículos comercializados pela Peugeot Citroen, no Brasil. Isso se dá em função do eficiente moto r THP, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group. Esse moto r apresenta como principais características: cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas; sistema de injeção direta de combustível; turbo de alta pressão e potência de 165 cv a 6.000 rpm com alto torque de 24,5 Kgfm a 1.400 rpm. Mas o grande diferencial do DS3 é o fato de ser o único carro da marca a utilizar um câmbio manual de seis marchas, que não tem qualquer perda de potência, quando comparado com um sistema automático (com conversor de torque). Esse moto r esta disponível em outros modelos tradicionais da Citroen, como os DS4 e DS5, bem como no sucesso de vendas, o sedan C4 Lounge, tanto na versão Tendance, como na Exclusive. Mas nesses casos, o moto r está associado a uma câmbio automático de 6 marchas.
O DS3 ainda traz mais elementos de esportividade. Um deles é o conjunto de pneus Michelin Pilot Exalto que proporcionam alta reatividade e precisão de condução, com grande potencial de aderência. As dimensões 205 45/R17 foram escolhidas para aliar um comportamento dinâmico superior a um estilo (design) mais esportivo.
De forma complementar, o DS3 inclui sistema ESP, freios com ABS e ajuda à frenagem de emergência (AFU). A segurança passiva se apresentam com seis airbags de série, cintos com três pontos de ancoragem e fixações Isofix nos lugares laterais traseiros. E o modelo também inclui regulador/limitador de velocidades.
Preços e Pacotes adicionais
O DS3 2015 chega com preço a partir de R$ 79,9 mil. O primeiro pacote de opcionais, batizado de “Confort” inclui detector de obstáculo traseiro, retrovisores com capas cromadas e rebatimento elétrico, apoia braço central, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e sistema de GPS. Nesse pacote, o preço sobe para R$ 85,9 mil. Outro pacote disponível é o “Tech” que acrescenta rodas de 17 polegadas com desenho diferenciado, câmera de ré, os novos faróis led/bixenon e o GPS como sistema de som Hi-Fi. Com esse pacote o valor sobre para R$ 89,9 mil. Os bancos de couro também são um opcional pelo valor de R$ 2,9 mil.
O cliente do Sorocaba, Itu e toda região já pode encomendar o novo Citroen DS3 nas concessionárias do grupo Notre Dame. Como o carro é amplamente personalizável, o cliente encomenda o carro a seu gosto, e recebe o carro já no início de 2015, totalmente personalizado. Mais informações pelo site: www.citroennotredame.com.br
O DS3 possui 3 anos de garantia contratual. Outro ponto muito importante é o plano de manutenção com Preços Fixos, programa de Pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dela, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do DS 3 terão a possibilidade do parcelamento dos custos em três pagamentos mensais.
A marca DS
Criada em março de 2010 pela CITROËN como uma linha distintiva, DS afirma-se hoje como uma marca Premium. Concebida para uma clientela à procura de expressão pessoal, a linha DS é composta mundialmente pelos modelos DS 3, DS 3 CABRIO, DS 4, DS 5, DS 5LS e DS 6 (os dois últimos vendidos somente na China). Com um estilo muito distinto, a oferta DS também se destaca pela sua tecnologia, com a cadeia de tração híbrida diesel 4x4, Hybrid4, proposta no DS 5. Distribuída na Europa pela CITROËN, a DS possui uma rede de pontos de venda dedicada na China. Em 2013, a marca confirmou seu sucesso mundial com 120.000 vendas, totalizando mais de 500.000 exemplares vendidos desde o seu lançamento. No Brasil, com mais de 4.000 unidades já comercializadas, a marca DS é comercializada junto à rede de 164 concessionárias Citroën.
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil