Começa a produção em série do Peugeot 2008, no Brasil
Desenvolvimento do novo modelo recebeu investimentos de R$ 400 milhões
A PSA Peugeot Citroën iniciou no Brasil, no seu Polo Industrial de Porto Real – RJ, a produção em série do novo SUV compacto da marca Peugeot, o 2008.
Desde o seu lançamento na Europa, o crossover superou as expectativas de vendas do Grupo, acumulando mais de 200 mil unidades comercializadas. Símbolo da estratégia internacional da PSA Peugeot Citroën, o Peugeot 2008 foi mais um veículo a ter equipes de diferentes partes do mundo envolvidas na concepção do projeto – França, Brasil e China.
A PSA Peugeot Citroën investiu cerca de R$ 400 milhões no desenvolvimento do novo Peugeot 2008 no Brasil e na adaptação do Polo Industrial de Porto Real para produzi-lo. No total, foram 3 anos de um trabalho que envolveu uma equipe de mais de 300 pessoas baseadas no próprio Centro de Produção e no Latin America Tech Center, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design da PSA Peugeot Citroën, que tem sede no Brasil.
O novo Peugeot 2008 trará ao segmento dos SUVs compactos o conceito do i-cockpit, que associa a utilização do volante multifunções de dimensões reduzidas ao painel de instrumentos em posição elevada e à central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e integrada. Outra novidade do modelo é a alavanca do freio de mão do tipo manche de avião. As cores e os materiais do interior foram pensados para criar um ambiente que remeta ao universo SUV.
Polo Industrial Brasil
O Polo Industrial Brasil, em Porto Real, que completou 14 anos de atividades no dia 1º de fevereiro, recebeu várias inovações e equipamentos para produzir um projeto tão avançado como o do Peugeot 2008. Novas tecnologias foram implementadas para adequá-lo ao Projeto. Entre as principais ações, por área de produção, destacam-se:
Na Ferragem (Chaparia):
• Instalação de 20 novos robôs e adequação nas trajetórias e automação de mais 29 robôs.
• Uma linha totalmente nova para fabricação da lateral do modelo.
• Adaptação do processo existente de produção de portas, capô, teto e tampa traseira.
• Melhoria no processo para garantir a harmonia geométrica do novo design.
• Adequação ergonômica para os novos postos de trabalho.
Na Pintura:
• Novos cordões de estanqueidade para a tampa do porta-malas.
• Adaptação do processo das trajetórias dos robôs de pintura.
• Evolução do processo que utiliza materiais verdes (ex: tinta hidrossolúvel, sem solventes).
Na Montagem:
• Novas operações de montagem na linha atual.
• Adequação ergonômica para os novos postos de trabalho.
• Adaptação dos processos de colagem dos vidros de teto (Cielo), para-brisa e tampa do porta-malas.
Em Formação:
• Mais de treze mil horas de formação teórica e prática.
• Cerca de três mil horas de treinamento, entre fabricação de veículos e testes de rodagem.
A produção brasileira do Peugeot 2008 atenderá ao mercado nacional e, em um futuro próximo, também será destinada à exportação.
O Peugeot 2008, que começa a ser fabricado agora, se integra aos outros automóveis já produzidos no complexo industrial: o Peugeot 208 e os Citroën C3, Aircross e C3 Picasso. Em Porto Real, o Grupo PSA também fabrica moto res de 1.4 litro, 1.5 litro e 1.6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil