Como polir carros da forma correta?
Saiba quais serviços você pode fazer na sua garagem e quais devem ser feitos por um profissional.
Saiba quais serviços você pode fazer na sua garagem e quais devem ser feitos por um profissional.
Quem não gosta de ter o carro sempre bonito? Cuidar da pintura é importante não só para isso, mas também para amenizar a depreciação e garantir um bom preço na troca. Mas antes de sair passando qualquer produto na lataria do carro ou deixá-lo na oficina, é fundamental saber qual é o tipo de serviço mais adequado para o seu caso e executar da maneira correta.
Polimento, enceramento e cristalização são serviços bem comuns de se encontrar no mercado e bem diferentes entre si. O polimento, por exemplo, deve ser feito no máximo três vezes em toda a vida útil do carro e apenas com profissionais experientes. Já o enceramento pode ser feito por você mesmo, na sombra da sua garagem, com equipamentos e materiais de qualidade.
Importante: O mais barato sempre pode sair mais caro. Não tente economizar com produtos de baixa qualidade ou profissionais que não sejam de sua confiança. Um serviço mal executado aqui pode causar um defeito irreparável na lataria do veículo e com gastos bem maiores do que se tivesse escolhido um bom profissional no início.
Polimento
O polimento é recomendado para pinturas manchadas, queimadas de sol, riscos de pouca profundidade e peças que foram repintadas e perderam o brilho.
O processo costuma tirar um pouco do verniz da pintura junto com as manchas e riscos. São utilizadas massas abrasivas, politrizes e, em alguns casos, lixa d’água.
Este serviço requer conhecimento e experiência. Tentar fazer por si próprio ou confiar em um profissional inexperiente pode resultar em problemas sérios na lataria. Cores escuras, como preto e azul marinho, revelam facilmente as imperfeições do trabalho.
O valor do serviço vai depender do estado da pintura e do valor do carro. Por ser um processo que retira um pouco da camada de verniz, é recomendado que seja feito no máximo três polimentos durante toda a vida útil do carro.
Enceramento
O enceramento é indicado para qualquer veículo. Não serve exatamente para eliminar riscos e manchas, mas é o jeito mais simples e barato de proteger e deixar seu carro mais bonito.
A qualidade do resultado depende muito do material. Pesquise bem antes e fique atento à aplicação. O produto não deve ser aplicado em superfícies rugosas como frisos e para-choques.
O procedimento deve ser feito sempre com a lataria limpa e seca e com o veículo na sombra.
Cristalização
A cristalização é mais indicada para carros com alguns anos de uso. O processo consiste em passar uma resina protetora sobre a pintura, dando beleza, durabilidade e deixando-a protegida de pequenos arranhões. Por esse motivo, também é comum que o serviço seja oferecido em concessionárias para carros 0 km.
Eventualmente o procedimento pode começar com um polimento para retirar possíveis riscos e manchas. Como sempre, para este serviço, vale a pena escolher um profissional de experiência que faça uso de produtos de qualidade.
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil