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Corrida de Calhambeques no interior paulista

Corrida de Calhambeques no interior paulista

Realizado em Franca (SP), mais uma edição do evento Corrida de Calhambeques

A quinta edição da Corrida de Calhambeques, que aconteceu no último fim de semana em Franca (SP), encerrou sua programação com grande público, recorde na pista e muito entusiasmo dos participantes. Competidores de diversas cidades do Brasil trouxeram muita euforia, vontade de vencer e, principalmente, alegria em encontrar amigos e demais apaixonados pelo antigomobilismo, com seus carros fabricados até 1936 e moto s"> moto s até 1950.
 
Foram três dias de evento, com 45 veículos participantes, competidores de quatro estados – Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo – e pilotos de 16 a 92 anos, entre homens e mulheres. O público, por sua vez, não deixou de lotar as arquibancadas e vibrar com as corridas.
 
O recorde da pista ficou, pela segunda vez consecutiva, com o mais novo da competição: Pedro Piquet. O filho do tricampeão mundial de F1 Nelson Piquet mostrou que a brincadeira era séria e completou os 1.400 metros em 36,04 segundos, garantindo o bicampeonato na categoria Transplantados, que de calhambeques os carros só têm a carroceria, pois o coração e suspensão são modernos.
 
Pedro ainda bateu o seu próprio recorde da edição passada, quando fez a volta mais rápida em 37.29 segundos. Já Nelson Piquet manteve o lugar mais alto no pódio da Corrida de Calhambeques, conquistando o primeiro lugar em duas categorias: Miscelânea, com o Rolls Royce Phanton I de 1926, e Speed, com seu Lincoln 1927. Mas, na primeira premiação, o tricampeão dedicou seu troféu à Darcy Gabarra, ribeirão-pretano de 92 anos, que também correu na Miscelânea.
 
A família Gabarra é participante ativa desde a primeira edição. Neste ano, eles competiram com três carros, subindo ao pódio para receber troféus de segundo, terceiro e quarto colocados.
 
Na categoria Ford A (modelos da Ford fabricados entre 1928 e 1931), os campeões vieram de Belo Horizonte. Gustavo e Milton Lapertosa, piloto e co-piloto, fizeram bonito na pista e deixaram sete carros para trás, garantindo a primeira colocação. Já na categoria Motos, Rodrigo Aragão, do Rio de Janeiro, conquistou o bicampeonato com sua AJS 500, de 1947.
 
Na Marcha Lenta, categoria mais divertida da competição, na qual o veículo mais lento a percorrer 50 metros é o vencedor, a etapa 1 teve Luiz Carlos Peixoto como o grande campeão, deixando Brasília em destaque na competição.