Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Desempenho global do setor automotivo - Julho 2015

Desempenho global do setor automotivo - Julho 2015

Brasil ocupa a 6ª colocação no ranking mensal, mas continua em 7º no acumulado

A JATO Dynamics do Brasil divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até julho de 2015. Diante de uma queda de 3,3% ante o mesmo mês do ano anterior, a China ainda é líder no acumulado, mas caiu uma posição na apuração mensal e perdeu a liderança para os EUA, que apresentaram crescimento de 5,2% em relação a igual período do ano passado. Com queda de 7,8% no mês, o Japão ainda ocupa a 3ª colocação nas apurações mensal e acumulada.
 
Os EUA não ultrapassavam a China desde agosto 2013. No entanto, é importante destacar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
 
A Alemanha apresentou alta de 6,6% na apuração mensal e 5,5% no acumulado, o que consolida o país como o 4º maior mercado em ambos os rankings. Em seguida, a Índia apresentou um crescimento de 9,7% em relação a julho 2014 e ocupou a 5ª colocação no ranking, lugar ocupado pelo Brasil um ano atrás.
 
Entre os 15 maiores mercados do mundo, a Turquia se destaca na comparação mensal. O país, que subiu 2 posições, garantiu a 15ª colocação com um crescimento de 40% se comparado ao mesmo mês no ano passado.
 
O desempenho mensal do Brasil, que ocupa a 6ª colocação, foi 21,6% inferior a julho de 2014, o que mostra grande influência da situação econômica atual. Não é diferente na apuração acumulada, uma queda de 2 posições e retração de 20% coloca o País na 7ª colocação.
 
Desempenho dos grupos
 
Não houve mudanças substanciais em relação ao mês passado, sete entre os dez primeiros colocados do ranking dos grupos automotivos apresentaram retração nas vendas em julho deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Fugindo do comportamento na comparação mensal, apenas Honda, PSA e Suzuki apresentaram crescimentos de 8,1%, 1,7% e 2,5% respectivamente. Mesmo com índices negativos, o grupo Volkswagen lidera o ranking seguido de Toyota e GM Company.