Desempenho global do setor automotivo - Novembro 2015

Brasil perde três posições no ranking mensal e Volkswagen continua com a maior fatia mundial
A JATO Dynamics do Brasil divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até novembro de 2015. Sem alterações entre os três primeiros colocados, a China apresentou uma alta mensal de 15,4% e lidera os rankings mensal e acumulado. Os EUA mantêm a 2ª colocação após pequenas variações positivas de 1,1% mensal e de 5,4% no acumulado. Ocupando a 3ª posição em ambos os rankings, o mercado japonês retraiu 6,6% na apuração mensal e 9% se comparado ao volume acumulado no mesmo período de 2014. É importante destacar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países, os números englobam carros e comerciais leves.
Com taxas de crescimento expressivas nos últimos meses, a Espanha novamente apresentou o maior índice positivo na apuração mensal, pouco mais de 29%. O país ganhou uma posição em ambos os rankings e agora aparece na 14ª e 13ª colocações no mensal e no acumulado, respectivamente. O mercado italiano, que neste mês aparece em 10º lugar, também mostra crescimento significativo e alta mensal de 23,5% e acumulado de 14,9%. A Alemanha permanece na 4ª colocação, seguida por Índia, que passou a ser 5ª colocada em ambos os rankings.
O mercado brasileiro ainda sofre retração significativa e, não diferente do restante do ano de 2015, mostra variações negativas de 32,3% no mensal e 24,2% no acumulado. Diante da recessão econômica que afeta todos os setores do País, o Brasil perde espaço mundial frequentemente e agora ocupa a 7ª colocação em ambas apurações.
Desempenho dos grupos
Como no mês de outubro, o líder Grupo Volkswagen apresentou quedas mensal e acumulada de 1,9% e 2%, respectivamente. O Grupo Toyota, que voltou a apresentar um tímido resultado mensal positivo, segue na 2ª colocação seguido por GM e Hyundai.
Destaque para a Honda, que continua crescendo de forma geral e ocupa a 6ª colocação com crescimentos de 8,3% e de 5,4% nas apurações mensal e acumulado, respectivamente. A Nissan, após crescimento mensal de 3,1%, ultrapassou a FCA e agora ocupa a 7ª colocação em novembro. É importante observar que mesmo diante de poucas baixas mensais, o ranking acumulado ainda apresenta alguns índices vermelhos, destaque novamente para Suzuki, que retraiu 5%.
A pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, EUA, França, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia.
Revista Comprecar
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto
- Notícias 05/09/2025 Hyundai é eleita a “Melhor Empresa para Trabalhar” em 2025 O ranking deste ano do “Great Place to Work” aponta a montadora como a 11ª colocada geral entre as grandes do interior paulista, sendo a melhor colocada entre as empresas de Piracicaba
- Notícias 04/09/2025 Audi do Brasil anuncia a chegada do novo Q5 ao País SUV oferece a nova geração do motor EA888 evo5 2.0 TFSI, com potência de 272 cv, 400 Nm de torque e a consagrada tração quattro ultra