DPVAT substitui o seguro convencional?

Também conhecido como seguro obrigatório, DPVAT é pago junto com o IPVA
A Cobertura exigida nacionalmente é válida apenas para danos pessoais, sem cobrir despesas materiais, e mesmo assim tem baixo valor que normalmente não é suficiente para muitos danos.
O início do ano sempre traz gastos extras e elevados para quem tem um veículo, por conta do imposto (IPVA) e seguro DPVAT - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Esse último também conhecido como “seguro obrigatório”.
A boa notícia é que, em 2019, o DPVAT será um pouco mais barato, de acordo com o Conselho Nacional de Seguros, diante de uma redução média de 63,3% no valor, em comparação ao do ano passado. Mas, é comum os donos de veículos se perguntarem: posso contratar apenas o seguro obrigatório? Ele será suficiente no caso de um acidente?
É muito importante ter em mente que o pagamento do DPVAT é obrigatório em todos os casos e, caso não seja pago, o veículo pode ser apreendido, e o motorista ter grandes despesas para normalizar a situação. Mas esse seguro exigido em todo o país, cobre apenas danos pessoais como, por exemplo: morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares. Vale salientar que o beneficiário pode dar entrada até três anos depois do acidente ocorrido. Mas, se é preciso pagar por essa proteção obrigatória, fica a dúvida: por que desembolsar ainda mais com um seguro adicional?
Segundo a Multiclass Corretora de Seguros, investir no tradicional seguro AUTO privado é crucial para garantir que os bens materiais (no caso o veículo) sejam cobertos, como: roubo, furto, danos causados por fenômenos naturais ou batidas, além de despesas com ações judiciais, caso o motorista seja o causador do acidente. Esse seguro também garante, inclusive, o conserto do carro de terceiros e oferece outros benefícios como veículo reserva e em muitos casos, assistência 24 horas.
Quando comparados, além da cobertura oferecida por cada um, os dois também têm outras diferenças: o DPVAT é pago junto com o IPVA, e parte do seu valor é repassado para os Ministérios da Saúde e das Cidades, para pagamento das despesas acidentais. Outra diferença que conta também é o valor das indenizações, que é mais alto quando pago pela seguradora.
Com mais de 10 anos atuando no mercado, a Multiclass Corretora de Seguros trabalha com as principais seguradoras do mercado e pode auxiliar o motorista sobre os serviços oferecidos por cada seguradora e seus valores. Desta forma, o consumidor pode analisar o seguro auto que mais se enquadra para o seu perfil.
A Multiclass fica na avenida Armando Salles de Oliveira, 132, na cidade de Sorocaba – SP. Mais informações pelo Whatsapp (15) 98115-1111, ou pelo telefone (15) 3326-3006. Ou pelo site www.multiclass.com.br
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto