FCA inaugura Safety Center em sua fábrica em Minas Gerais

Instalações tornam a FCA Latam totalmente autônoma na criação e desenvolvimento de automóveis
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inicia uma nova era com a abertura do Safety Center, seu mais moderno espaço dedicado à segurança veicular na América Latina. Integrante do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, trata-se da peça que faltava para a FCA Latam atingir a autonomia completa para projetar um veículo do início ao fim.
Instalado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), o Safety Center conta com uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas a 100 km/h. Simulando uma grande variedade de situações, as provas físicas realizadas no local avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes.
Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões (entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento) somado aos esforços de uma equipe composta por 50 profissionais, o Safety Center Betim foi gerado em menos de um ano para realizar testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais.
Até este momento, todo veículo da FCA criado na América Latina utilizava laboratórios do grupo na Europa ou nos Estados Unidos. O espaço é a parte que faltava para que a FCA Latam fosse totalmente autônoma na criação e desenvolvimento de carros. O primeiro modelo do grupo desenvolvido 100% na América Latina foi o Novo Fiat Uno, concebido em 2008 e lançado em 2010, e cases como Toro, Argo e Cronos marcaram essa evolução.
Outro aspecto importante do novo centro é que ele está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo.
O auxílio da realidade virtual, por exemplo, faz com que o desenvolvimento de veículos ganhe em precisão e economia com protótipos, já que só é produzido um modelo real depois de complexas análises em 3D. Assim, o carro físico já vai para os testes com todo a retaguarda da engenharia e maturidade adquiridas no processo, o que reduz muito a quantidade de ajustes a se fazer.
Números do Safety Center:
- 100 mil Lúmens: capacidade do sistema de iluminação de LED
- 1940 fps (quadros por segundo): resolução das cinco câmeras de altíssima resolução
- 1000 g: resistência a impactos dos equipamentos (g = unidade de aceleração da gravidade)
- 2000 g: capacidade de medição dos acelerômetros
- 96 provas por ano*
- 72 veículos testados por ano*
* em 2019
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto