Fiat 500 Abarth é um verdadeiro esportivo compacto
O mais poderoso 500 da história, impressiona com alto desempenho e dirigibilidade esportiva
No mercado brasileiro, existem algumas opções de esportivos, com valores abaixo de R$ 150 mil. É verdade, que não são muitas as opções. Entre esses esportivos, alguns até entregam um bom desempenho, mas tem um visual relativamente discreto. Existem ainda aqueles que tem um visual mais provocante, mas decepcionam um pouco no desempenho final.
Mas entre todos eles, um verdadeiro esportivo merece destaque. Trata-se do Fiat 500 Abarth, que é o 500 mais potente de toda a história do simpático carrinho. Aliás, o termo “carrinho” não cabe muito ao 500 Abarth. A Fiat fez um grande trabalho estético para fazer dessa versão um modelo mais provocante, e com personalidade esportiva.
Fato indiscutível nessa versão Abarth é que, se as demais versões do 500 são conhecidas por serem carros de “meninas”, certamente essa versão Abarth é para o cliente masculino que gosta de muita esportividade, e não abre mão da pilotagem! Nessa matéria, trazemos todos os detalhes do 500 Abarth.
O que é o 500 Abarth
Fiel ao espírito “pocket rocket" (o famoso foguete de bolso), o Fiat 500 Abarth reescreve o segmento dos esportivos compactos. Produzido em Toluca - México, o 500 Abarth é um modelo especial e muito personalizado. Ele conta com um dos melhores moto res turbo do mercado. Além disso, traz a assinatura de uma das mais famosas casas de preparação do mundo, a Abarth. Dessa forma, ele é o melhor fruto do conhecimento, e do espírito de competição, de um grupo com mais de 60 anos de vida.
Usando como base o Fiat Cinquecento, o Abarth é praticamente um outro carro. Do 500, vem a carroceria e algumas peças estruturais. De resto, estamos falando de um carro bem diferente. A versão Abarth pode ser facilmente identificado pelo duplo escapamento cromado, faróis e rodas de liga leve exclusivas de 16 polegadas com pneus 195/45 R16, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.
O moto r Multiair Turbo
O bom desempenho do 500 Abarth é garantido pelo moto r 1.4 Multiair – 16v Turbo com 167 cv. São quase 120 cv por litro! Além disso, o elevado torque máximo de 23 kgfm é distribuído, pela faixa de rotação entre 2.500 e 4.000 rpm.
Em comparação com o moto r Multiair 1.4 litro 16V da versão Cabrio do 500, o aumento para 167 cv no Fiat 500 Abarth, se dá em grande parte pelo turbocompressor que atua com até 1,24 bar de pressão máxima. Completa o conjunto um filtro de ar de alto fluxo e um sistema de escapamento especialmente desenvolvido para essa versão.
Junto com esse moto r, está uma transmissão manual de cinco marchas, com uma embreagem de atuação rápida.
Desempenho convincente
Com performance surpreendente, o Cinquecento mais esportivo da história entrega resultados bem interessantes. Ele precisa de apenas 6,9 segundos para chegar aos 100 km/h, e atinge uma velocidade máxima de 214 km/h.
Outras mudanças estruturais
Para garantir ótima dirigibilidade num tamanho pequeno, o Fiat 500 Abarth foi totalmente revisto. Da carroceria aos freios, passando por suspensões e até a moto rização, o 500 Abarth é um novo modelo.
Suas suspensões foram completamente modificadas, e adotam molas, amortecedores e barras estabilizadoras redimensionadas para maior estabilidade. O conjunto esportivo é completado por rodas de alumínio fundido de 16 polegadas com pneus 195/45 R16.
Os freios também são diferentes, com discos redimensionados e pinças maiores, pintadas em vermelho para combinar com o estilo esportivo.
De forma complementar, o Fiat 500 Abarth oferece um amplo pacote de equipamentos de segurança ativa e passiva. Ele conta com sete air bags (dois frontais, dois Side Bags, dois Window Bags e Knee Bag), freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), sinalização ESS em freadas bruscas (Emergency Stop Signal), programa de estabilidade eletrônico (Electronic Stability Control) e controle de tração (Traction Control System)
É importante destacar que esses recursos foram calibrados para manter a esportividade do modelo, durante sua condução. Então, o controle de tração e ESP não são tão sensíveis, como em outros veículos que focam no conforto, permitindo alguns “abusos” do moto rista. Na prática, o moto rista fica no domínio do volante por muito mais tempo, mesmo nas condições mais esportivas.
3 modos de condução
São três níveis de controle eletrônico de estabilidade, configuráveis através da tecla ESC. Quando se aciona a chave de ignição, o ESC assume o primeiro patamar, com todos os controles ligados. Nessa configuração, o ESC foi calibrado para manter a trajetória do veículo, atuando nos freios caso a eletrônica identifique um escorregamento de algum pneu e, se necessário, ele até reduz a potência do moto r.
Se o cliente optar por desligar o sistema, apertando a tecla ESC uma vez rapidamente, a assessoria eletrônica de estabilidade entra no segundo modo, alertado pela inscrição “ESC off”. Os níveis de escorregamento dos pneus é ampliado, deixando o carro patinar em algumas situações.
Caso se queira mais domínio sobre o carro, basta apertar e segurar a tecla ESC por mais de 10 segundos, e o controle eletrônico de estabilidade se reduz para praticamente zero, deixando o moto rista livre para usar toda a potência do carro. Nesse modo, o moto rista precisa saber exatamente o que está fazendo, pois conta somente com o freio ABS.
Design exclusivo Abarth
O Fiat 500 Abarth é um modelo com o pedigree de um exclusivo italiano puro sangue. O parachoque dianteiro ganhou 69 mm extras para alojar os radiadores de ar e água, compondo melhor o design e oferecendo linhas esportivas. A traseira é marcada pelo novo parachoque, uma dupla saída de escapamento e o logotipo do escorpião da marca Abarth. São 16 exclusivos “detalhes Abarth” espalhados pela carroceria e interior, todos projetados para compor as linhas e os contornos exclusivos do Cinquecento. Na dianteira, o logotipo do escorpião marca sua presença. O escorpião pode ser encontrado ainda nas laterais, na tampa do porta-malas, no volante de direção e até no moto r.
Internamente, a versão traz bancos anatômicos em formato concha. Para mais ênfase na esportividade, o painel vem com medidor de pressão do turbo em destaque, num instrumento exclusivo e dedicado, dando ao moto rista ainda mais intimidade com a performance. O volante tem base achatada, e o pomo do câmbio e os painéis são revestidos em couro com costura vermelha. No painel de instrumentos, o conta-giros, o velocímetro, o marcador de combustível e outras informações são exibidas em formato digital, através de uma tela LCD TFT.
Para ampliar ainda mais a sensação de “piloto”, no painel logo abaixo do rádio, a tecla Sport é mais uma garantia de diversão. Ao pressiona-lá, o quadro de instrumento assume novas funções. O conta-giros ganha destaque, e no canto direito surge uma tela que indica a pressão do pedal do acelerador. Além dessas mudanças no painel, a função “Sport” aumenta automaticamente a pressão do turbocompressor na faixa de torque do moto r, de 0,8 bar para 1,24 bar, o volante ganha “peso” e o pedal do acelerador responde ainda mais rapidamente.
Personalização
Disponibilizado em três cores sólidas, Preto Gara, Vermelho Sfrontato e Branco Caldo, mais uma cor metálica, Cinza Nuvoloso, o Fiat 500 Abarth permite algumas personalizações adicionais, como a possibilidade de escolha das faixas laterais “Abarth” e calotas dos espelhos retrovisores externos nas cores vermelha, branca e preta. O pacote pode ser completado ainda com opcionais de fábrica, como o teto solar elétrico Sky Wind e o sistema de áudio Beats Premium Audio System, by Dr. Dre, conhecido pelo reforço de graves. Esse sistema de som conta com 6 alto-falantes Premium, mais um sub-woofer de 8 polegadas e um amplificador de 368 watts.
Mercado
Em Campinas, a concessionária Fiat Forte possui unidades do Fiat 500 Abarth à pronta entrega. Mais informações em www.forte-fiat.com.br ou no telefone (19) 3743-1400.
Fiat 500 Abarth – Ficha técnica
Motorização: 1.4 turbo a gasolina, 167 cv, 23 kgfm
Câmbio: manual de cinco marchas.
Aceleração: 0-100 km/h em 7,7 s (modo Normal) ou 6,9 s (Sport).
Velocidade máxima: 213 km/h.
Rotação a 110 km/h: 3.500 rpm
Consumo urbano: 9,9 km/litro
Consumo rodoviário: 11,6 km/litro
Peso: 1.164kg.
Comprimento e entre-eixos: 3,66 m; 2,30 m.
Relação peso/potência: 6,97 kg/cv
Revista Comprecar
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