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Fiat Strada ganha câmbio automático pela primeira vez

Fiat Strada ganha câmbio automático pela primeira vez

A picape compacta da Fiat recebe o câmbio CVT em duas versões da gama

A Fiat atingiu um sucesso muito grande com sua picape compacta, tanto é que a Strada alcançou o primeiro lugar no ranking geral de carros mais vendidos em 2021, uma posição rara para um modelo com foco no trabalho. Com objetivo de aumentar ainda mais essas vendas, a montadora acaba de lançar duas opções novas para a linha 2022, ambas com transmissão automática do tipo CVT. 

Nova Strada 

Ao ganhar sua última geração, ela inovou ao trazer para o segmento a opção de cabine dupla com quatro portas. Além dessa novidade, passou a contar com um design mais próximo da Fiat Toro, outro modelo de muito sucesso da marca. Somando esses fatores com a adição de equipamentos mais tecnológicos, a Strada melhorou muito seus aspectos no uso para o lazer, mas ainda faltava uma transmissão automática para se encaixar melhor nesse tipo de necessidade. Com esse problema corrigido, agora ela se torna a melhor opção como automóvel de passeio em seu segmento de picapes compactas.

Conjunto Mecânico

O powertrain é o mesmo que estreou no Pulse, composto pelo motor 1.3 FireFly de 4 cilindros em linha e pela transmissão automática do tipo CVT, que simula 7 velocidades. 

Como em 2022 novas regras de emissões entrarão em vigor, o SUV/Crossover compacto já chegou ao mercado com alterações no rendimento do motor, que anteriormente entregava até 109cv e 14,2 kgfm.
 
Essas modificações se repetem na Strada, atingindo então uma potência máxima de 107cv com etanol e 98cv com gasolina, aos 6.250rpm e 6.000rpm, respectivamente. O torque disponível é de 13,7 kgfm (E) e 13,2 kgfm (G), aos 4.000rpm e 4.250rpm. 

Vale lembrar que a nova opção de câmbio conta com trocas manuais pela própria alavanca ou através dos paddle shifts presentes atrás do volante.

Há também o modo Sport que deixa o acelerador mais sensível, enrijece a direção elétrica e conta com relações mais curtas das marchas simuladas.

A Fiat ainda diz que o óleo da transmissão é projetado para durar toda a vida útil do carro, o que significa que não exige trocas.

Desempenho 

Com a redução de torque e potência, era de se esperar que o desempenho também fosse inferior, ainda mais com uma transmissão automática, que geralmente não contribui para a melhor performance possível. Isso realmente aconteceu, e para métodos de comparação, a configuração 1.3 Manual Cabine Dupla acelerava de 0 a 100 km/h em 11,2s e alcançava 169 km/h.

Agora, com o motor 1.3 ligeiramente mais fraco e o câmbio continuamente variável, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12s com etanol e 12,9s com gasolina, enquanto a velocidade máxima é cravada em 165 km/h (E) e 161 km/h (G). 

Consumo

Quando comparamos um mesmo carro com transmissão automática e transmissão manual, geralmente a primeira opção consome mais combustível, o que não acontece na Strada!

Com câmbio CVT seu consumo melhorou, de acordo com os números oficiais divulgados pelo Inmetro.

Em trajeto urbano ela percorre 8,8 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina, passando para 9,9 km/l (E) e 13,9 km/l (G) no percurso rodoviário. 

Embora os dados com etanol não impressionem, com gasolina são bons números de consumo. 

Strada Ranch

A nova alternativa de topo da linha, chamada de Ranch, recebe um design exclusivo, por mais que as alterações sejam sutis.

Entre as novidades estão o retrovisor pintado em black piano, logotipo com o nome da versão no para-lama dianteiro, estribos laterais, barras de teto pintadas em cinza, capota marítima exclusiva com o nome Ranch, rodas de liga-leve R15 com desenho único e pneus de uso misto.

A Volcano permanece com o mesmo design, adicionando apenas um logotipo na tampa traseira para indicar a presença do câmbio CVT. 

Interior

Além, claro, da alavanca de transmissão, os novos detalhes internos estão presentes na versão de topo Ranch que adota acabamento em marrom no painel e nos bancos, aumentando a sensação de refinamento. 
Emblemas com o nome da versão e uma animação de boas vindas no painel também estão presentes. 

Versões e Equipamentos

As novidades se concentram no conjunto mecânico e no visual interno e externo da opção mais cara, portanto a lista de equipamentos continua praticamente igual a anterior, adicionando apenas o carregador de celular por indução. Veja:

Fiat Strada Volcano CD 1.3 CVT - R$111.990 - 4 airbags, banco do motorista com ajuste de altura, apoio de braço dianteiro, ar-condicionado manual, bancos revestidos parcialmente em couro, capota marítima, central multimídia de 7” com Android Auto e Apple Car Play sem fio, volante multifuncional em couro, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, direção elétrica progressiva, sistema TC+, faróis de neblina, assistente de partida em rampas, iluminação da caçamba, DRL em LED, paddle shifts, protetor de caçamba, retrovisores elétricos com repetidores de seta, rodas de liga-leve R16, sensores de estacionamento traseiros, sensor de pressão dos pneus, carregador de celular por indução, faróis em LED, regulagem de altura do volante, painel de instrumentos com tela de 3,5” em TFT e vidros elétricos nas quatro portas.

Fiat Strada Ranch CD 1.3 CVT - R$116.990 - Acrescenta capota marítima exclusiva, bancos em couro marrom, logotipos externos com o nome da versão, estribos laterais, acabamento interno em marrom, tapetes exclusivos, para-barro dianteiro e traseiro, retrovisores pintados em black piano, rodas de liga-leve R15 com pneus de uso misto, soleira exclusiva e apresentação de boas vindas no painel de instrumentos.

Com a adição das duas novas versões, a gama 2022 da picape fica posicionada da seguinte forma:

- Endurance CP (Cabine Plus) 1.4 Manual: R$88.290.
- Freedom CP 1.3 Manual: R$94.290. 
- Endurance CD (Cabine Dupla) 1.4 Manual: R$95.990. 
- Freedom CD 1.3 Manual: R$99.990.
- Volcano CD 1.3 Manual: R$103.990. 
- Volcano CD 1.3 CVT: R$111.990.
- Ranch CD 1.3 CVT: R$116.990.