Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Fiat Uno 2017 chega com nova família global de motores

Fiat Uno 2017 chega com nova família global de motores

Com poucas mudanças estéticas, modelo incorpora também novo pacote tecnológico

O Fiat Uno acaba de chegar à linha 2017 com uma ampla renovação tecnológica. Ele foi escolhido para estrear a nova família global de moto res FIREFLY da FCA, com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros. Eles prometem o maior torque de seus respectivos segmentos, aliado a baixo consumo de combustível.
 
O Uno 2017 também chega com novas tecnologias. Entre os destaques estão: direção com assistência elétrica com função City como item de série em todas as versões; controle eletrônico de estabilidade (ESC); controle de tração (TC); assistência de partida em rampa (Hill Holder); sistema antipatinagem ASR; partida assistida (Tip Start); novos pneus “superverdes”. O Fiat Uno 2017 aumentou também a oferta do Start&Stop, que agora vem de série em todas as versões com moto r 1.3, inclusive as equipadas com câmbio Dualogic.
 
Visual
 
Externamente o Fiat Uno 2017 chega com pequenas mudanças. Ele ganhou novas grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting. O interior recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift para as versões Dualogic.
 
Versões
 
A gama está formada por seis versões, todas em carroceria 4 portas: Attractive 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Way 1.3 Flex, Sporting 1.3 Flex, Way 1.3 Flex Dualogic e Sporting 1.3 Flex Dualogic.
 
Nova família de moto res FIREFLY
 
O Uno 2017 é o primeiro modelo em escala global da FCA, a receber a nova família mundial de moto res FIREFLY. Os novos moto res não só atendem às resoluções Euro 6 e Proconve L6 como já estão preparados para as próximas etapas destes programas, e foram aprovados nos testes do mercado norte-americano, que prevê durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros.
 
Os inéditos moto res 1.0 litro de três cilindros, e 1.3 litro de quatro cilindros, que equipam o Uno 2017 adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada – pela primeira vez usada em moto res 1.0 três cilindros. Essa arquitetura resulta em maior potência e torque em baixas rotações, com baixo consumo de combustível.
 
O sistema de combustão dos novos moto res Flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina. O 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgf.m (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgf.m (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgf.m (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgf.m (etanol).
 
De construção modular, com bloco em alumínio, esta nova família engloba variantes de três e quatro cilindros com uma única dimensão de pistão e de cilindro nos dois casos. Essa concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode servir aos dois moto res, 1.0 e 1.3.
 
A concepção da nova família também deu a estes moto res a maior taxa de compressão da categoria (13,2:1), acima da maioria dos moto res com quatro válvulas por cilindro e injeção direta existentes no mercado global.
 
Direção elétrica de série em todas as versões
 
O Fiat Uno 2017 traz de série em todas as versões direção com assistência elétrica. O sistema proporciona maior conforto ao moto rista. Todas as versões receberam ainda a função City: ativada por meio de um botão no painel, deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento.
 
Outra vantagem do sistema de direção com assistência elétrica está no baixo consumo energético, correspondendo a aproximadamente 8% do consumo de um sistema de assistência hidráulica. Essa maior eficiência resulta também na redução de consumo de combustível.
 
Partida assistida
 
No pacote tecnológico de série do novo Uno 2017 também conta o sistema de partida assistida, que aumenta a segurança e proporciona mais conforto ao condutor. Basta o moto rista virar a chave em um leve toque e tirar a mão, o próprio sistema aciona o arranque até que o moto r funcione. Há ainda a função Tip Start, que evita partidas que possam danificar o veículo, como, por exemplo, tracionar o veículo no moto r de partida.
 
Recursos de segurança
 
Os novos recursos tecnológicos de segurança do Fiat Uno 2017 surpreendem, considerando a categoria. Além do air-bag duplo e freios ABS com EBD de série, a central eletrônica de freio passa a oferecer novas importantes funções. São elas:
 
·         ESC (Electronic Stability Control - Controle de Estabilidade): Controla a estabilidade do veículo por meio de aplicação do freio de forma individual em cada roda e dosagem do torque- moto r para limitar a perda de controle por derrapagem em uma situação de emergência súbita, como um desvio brusco. Ou seja, identifica o risco antes e estabiliza o carro freando as rodas individualmente.
 
·         TC (Traction Control - Controle de Tração): Limita o escorregamento de uma única roda tracionada, transferindo o torque equivalente pelo diferencial à outra roda, permitindo que o veículo acelere de forma apropriada.
 
·         Hill Holder: Ajuda o moto rista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro ‘desça’ acidentalmente. Este dispositivo equipava até então apenas os modelos Fiat Toro, 500 e Bravo T-Jet.
 
·         ASR (Anti-Spin Regulation): Permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem, diminuindo assim a perda de aderência e também o desgaste prematuro ou irregular dos pneus.
 
·         HBA (Hydraulic Brake Assist): Ajuda o moto rista a atingir e manter a intervenção do ABS durante manobra de frenagem de emergência, reduzindo a distância de frenagem.
 
·         ERM (Electronic Roll Mitigation): Evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos.
 
Estas funções podem equipar o Uno 2017 desde a versão de entrada Attractive 1.0.
 
Sistema Start&Stopcom alternador inteligente
 
O sistema Start&Stop, que tem como objetivo a economia de combustível podendo representar mais de 20%, passa a equipar agora de série todas as versões com moto r 1.3 do novo Uno 2017, inclusive as com câmbio Dualogic.
 
O quadro de instrumentos destas versões traz itens para ajudar o moto rista na condução do veículo e utilização do sistema. Além disso, sensores auxiliam no bom funcionamento e na segurança, como o sensor no câmbio para reconhecimento da posição N e o sensor de cinto de segurança do moto rista para garantir que a repartida só será feita com ele afivelado. Caso o cliente não deseja que o Start&Stop entre em ação, o painel do carro possui um botão para desabilitar o sistema.
 
Estas versões com Start&Stop também receberam o novo Smart Charging System, ou alternador inteligente. Objetivos: ajudar a reduzir ainda mais o consumo de combustível e nível de emissões, além de aumentar o desempenho do veículo e o prazer ao dirigir. Para isso, o sistema otimiza a carga da bateria pelo alternador, evitando que o moto r gere energia ao equipamento desnecessariamente. O alternador inteligente conta com algumas funções para garantir a confiabilidade do sistema:
 
 
·         Regenerative Braking: Quando o veículo está em frenagens, descidas ou desacelerações, parte da energia mecânica perdida nestes processos é recuperada e armazenada na bateria.
 
·         Passive Boost: Em determinadas condições de aceleração diminuiu ou até suspende temporariamente a absorção de potência do moto r pelo alternador, que assim pode ser utilizada para melhorar o desempenho ou reduzir os níveis de consumo e emissões.
 
·         Steady State: Quando o veículo está em marcha constante, regula a potência gerada pelo alternador para satisfazer a necessidade de balanço ao mínimo custo energético, absorvendo apenas a potência necessária.
 
·         Quick Charge: Função para garantir a confiabilidade do sistema de energia. Visa resguardar a bateria quando atinge um estado crítico.
 
Pneus superverdes
 
São novos também os pneus desenvolvidos com tecnologia sustentável especialmente para o modelo. Os pneus superverdes são de série para todas as versões do Uno 2017. Eles contam com perfil arredondado e melhor distribuição da área de contato ao solo, mais resistentes e preparados para o solo brasileiro.
 
Detalhes de cada versão
 
O novo Uno 2017 traz uma ampla lista de itens de série.
 
Desde a versão Attractive 1.0 Flex o novo Uno 2017 vem de fábrica com ar-condicionado manual, direção elétrica com função City, brake light + sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, welcome moving e display LCD de alta resolução equipado com computador de bordo A e B, volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo e muito mais.
 
O novo Uno 2017 Way 1.0 Flex acrescenta a mais alguns itens específicos da versão, como barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.
 
Uno  Way 1.3 Flex soma aos itens de série da versão Way 1.0 sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.
 
O novo Uno 2017 Way 1.3 Flex Dualogic traz o câmbio Dualogic ainda mais eficiente com a atuação do Hill Holder, o sistema de auxílio para arrancadas em aclive. Outra importante característica são os botões instalados no console central, dispensando o uso da alavanca, mais um pioneirismo e exclusividade do Uno. O sistema traz ainda o paddle shift, borboletas atrás do volante para troca manual das marchas. Completam os itens de série dessa versão os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC (controle de estabilidade eletrônica), TC (controle de tração) e ASR (sistema antitravamento das rodas em frenagem).
 
A versão Sporting 1.3 Flex traz os conteúdos da Way mais itens específicos da versão: suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal.
 
O novo Uno 2017 Sporting 1.3 Flex Dualogic adiciona o câmbio Dualogic controlado por botões instalados no console central, paddle shift e os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC, TC, ASR e Hill Holder.
 
Todas as versões oferecem dois pacotes de opcionais diferentes: Kit Comfort (itens mais voltados para conforto) e Kit Tech (composto com vários conteúdos tecnológicos).
 
Na gama de cores a oferta também é vasta: para a Attractive são três opções sólidas, Vermelho Alpine, Branco Banchisa e Preto Vulcano, e mais cinco metálicas, Vermelho Oppulence, Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e Branco Alaska (perolizado). As versões Way podem receber ainda a sólida Branco Kalahari e as metálicas Cinza Telurium e Verde Amazon, enquanto o Sporting oferece a exclusiva Vermelho Modena.
 
Preços
 
Uno Attractive 1.0 - R$ 41.840
Uno Way 1.0 - R$ 42.970 
Uno Way 1.3 - R$ 47.640
Uno Way 1.3 Dualogic - R$ 51.990
Uno Sporting 1.3 - R$ 49.340
Uno Sporting 1.3 Dualogic - R$ 53.690