Ford Maverick chega oficialmente ao mercado
Posicionada como picape intermediária, Maverick oferece tecnologia e desempenho
A Ford iniciou a venda oficial da Maverick, picape global que chega para ampliar o portfólio da marca. Ela traz características únicas, com uma proposta que combina a versatilidade e robustez das picapes com a dirigibilidade comparável à sedans e espaço interno de SUVs.
A Maverick busca seguir o estilo das demais picapes da marca. A capacidade de carga de 617 kg e a caçamba com 943 litros mostram sua utilidade. O seu lado SUV começa a ser revelado quando se entra na cabine mais baixa, e sem esforço. Com um comprimento situado entre as picapes médias e intermediárias (5.073 mm), ela também é fácil de manobrar na cidade e surpreende pelo espaço generoso para cinco passageiros e bagagem.
A caçamba traz o inovador sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios. A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.
A Maverick já vem com pré-instalação para reboque, com chicote elétrico, ancoragem própria e capacidade para 499 kg. Para utilizá-lo, basta adquirir o kit de engate com ponteira metálica e chicote ABNT de sete pinos, disponível como acessório. Quando ele é engatado, o sistema reconhece automaticamente, ativa o modo reboque e exibe um aviso no painel, o que facilita o seu uso até por quem não tem experiência com esse tipo de equipamento.
Além da calibração do motor e da transmissão, outro foco desse desenvolvimento foi a suspensão, que conta com sistema independente multilink na traseira e recebeu novos amortecedores hidráulicos (HRS).
Interior
Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em oito posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual em seis posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade. Entre os vários porta-objetos, o destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, totalmente vedado, que permite transportar até itens molhados.
O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.
A Maverick traz soluções desenvolvidas a partir das necessidades do cliente. O teclado para abertura da porta instalado na coluna B, por exemplo, pode ser usado quando se quer dar um mergulho sem levar a chave. Além dos equipamentos de praxe, ela vem com direção elétrica, ar-condicionado de dupla zona, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, estepe de tamanho normal, alarme perimétrico com imobilizador e janela traseira com acionamento elétrico.
O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente – acomodada também pelo desenho das portas. Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete. Tudo muito bonito, prático e pensado para tornar a vida mais fácil.
Motor e tração AWD
O motor turbo EcoBoost 2.0 litros de 253 cv (à gasolina) está ligado à uma transmissão automática de oito marchas. Mesmo a Maverick tendo um peso em ordem de marcha de 1.744 kg, ela atinge 100 km/h em 7,2 segundos. Isso se deve ao motor EcoBoost 2.0 GTDi com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, que desenvolve 253 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 38,7 kgfm (@ 3.000 rpm). A tração é sob demanda tipo AWD, e a picape traz rodas de 17” com pneus todo-terreno 225/65 R17 Scorpion da Pirelli e os cinco modos de direção.
Os cinco modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso. A Maverick faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, com gasolina. O sistema start-stop e a grade dianteira ativa contribuem para a sua eficiência categoria A do Inmetro.
Tecnologias
O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme e funcionamento, acessar o manual do proprietário e agendar serviços nas concessionárias pelo celular.
Além da conectividade FordPass Connect para comandos, informações e alertas remotos pelo celular, a nova picape vem com: faróis de LED automáticos, ar-condicionado de dupla zona, auto start-stop, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, câmera de ré, entre outros equipamentos.
Segurança
Outro diferencial da Maverick é o pacote de itens de segurança. O assistente de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído (acima disso, reduz o impacto). O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.
Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré. A estrutura reforçada da carroceria, o radiador robusto e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na sua condução.
Manutenção
Assim como o Bronco Sport, modelo com o qual compartilha a plataforma, a Ford Maverick é produzida no México, com padrão global de qualidade, e oferece um custo de posse menor quando comparado a veículos similares da mesma faixa de preço.
As cinco primeiras revisões, cobrindo 60 meses ou 60.000 km, saem por R$5.840 (1ª revisão: R$1.066; 2ª revisão: R$1.066; 3ª revisão: R$1.240; 4ª revisão: R$1.362; 5ª revisão: R$1.106). O cliente também tem a opção de adquirir os planos de manutenção Ford Protect.
O plano Ford Protect Basic cobre as três revisões do período de garantia (36 meses ou 30.000 km) por R$3.203 e oferece 12 meses adicionais do programa Ford Assistance. O plano Protect Plus cobre cinco revisões (60 meses ou 50.000 km) por R$5.548, com 24 meses adicionais do Ford Assistance.
Cores e preço
A paleta de cores da nova picape inclui dez opções de muita personalidade e modernidade, como Laranja Delhi, Vermelho Aurora e três tons de azul: Lyse, Indianápolis e Malacara, além dos tradicionais Branco Ártico, Preto Astúrias, Prata Orvalho e cinza Dover e Torres.
A Maverick é oferecida numa única versão topo de linha Lariat FX4, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, por R$239.990. No estado de São Paulo, por conta do ICMS maior, o valor é de R$ 245.989,75. Para mais informações, acesse: fordcaminho.com.br
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil