Ford mente sobre “câmbio automático” em alguns modelos

Montadora insiste em afirmar que EcoSport e Focus tem câmbio automático, quando não é verdade!
A Ford continua a enganar todos os consumidores, ao fazer propagandas em escala nacional, e comunicados a imprensa especializada, informando que o modelo EcoSport e seu sedan Focus vem equipados com câmbio automático. Isso é um erro crasso por parte da engenharia do fabricante, ou até uma mentira por parte do MKT da Ford!
Esses modelos da Ford são equipados com um tipo de câmbio batizado pela Ford de Powershift, que utiliza um processo mecânico robotizado, com dupla embreagem, para realizar a troca das marchas. Esse câmbio não é automático!
Um câmbio tipicamente automático, utiliza uma peça chamada “conversor de torque”, entre a montagem do câmbio e do moto r. O conversor de torque utiliza um tipo de acoplamento hidráulico, onde uma bomba, força o óleo contra uma turbina, que passa o movimento do moto r para as rodas. Carros equipados com o legítimo conversor de torque no câmbio, permitem algumas “abusos” do usuário sem prejuízos para partes mecânicas do câmbio.
Um exemplo de situação que o câmbio automático permite, é segurar o carro numa ladeira íngreme, acelerando! Isso, quando o carro tem câmbio automático de verdade, só gasta combustível, ainda que o procedimento não seja indicado.
Nos carros com câmbio robotizado, sejam eles de dupla (Powershift da Ford; DSG da Volkswagen; Stronic da Audi) ou de simples embreagem (iMotion da Volkswagen, Dualogic da Fiat, Easy´R da Reanult) não podem fazer isso. Isso faz a embreagem lixar contra o platô, superaquecendo todo o sistema, e chegando até a derreter o material de fricção do disco de embreagem. Os danos são severos, exigindo uma ampla intervenção na oficina mecânica. E quando isso acontece, o dano não está coberto pela garantia de fábrica, por conta do “mau uso”.
Dessa forma, a Ford vem deliberadamente enganando o consumidor, ao falar alguns de seus carros são equipados com câmbio automático! Aliás, essas caixas Powershift vêm apresentando diversos problemas. Em vários fóruns de discussões na internet, já são escutados comentários como o câmbio “Trepidashift”. Muitas unidades de EcoSport e Focus vem apresentando problemas de trepidação no acionamento do câmbio, causando grave incômodo para o usuário.
Para entender mais sobre os sistemas de câmbios existentens, vejam a nossa matéria completa em www.comprecar.com.br/revista/escolha-o-cambio-certo-no-seu-futuro-carro.
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto