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Honda e a moto barata com freios combinado

Honda e a moto barata com freios combinado

A CG 150 Titan 2015 é o pioneiro no mundo a utilizar freio combinado

A Honda acaba de lançar a primeira moto cicleta de baixa cilindrada no mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System). A CG 150 Titan CBS 2015 terá a tecnologia disponível nas versões ESD e EX. O lançamento faz parte de uma política global da marca em desenvolver projetos com foco na segurança do usuário.
 
A introdução do sistema de freio CBS em uma moto cicleta street de baixa cilindrada mostra-se um grande diferencial por possibilitar, mesmo para os condutores com pouca experiência e vícios de pilotagem, uma condição mais eficiente na utilização dos freios.
 
O sistema CBS pode reduzir em até 20% a distância percorrida por uma moto cicleta na frenagem, em comparação com um modelo convencional. Além disso, possibilita uma condição mais equilibrada na aplicação dos freios dianteiro e traseiro, ao minimizar os erros frequentes cometidos por moto ciclistas.
 
O CBS da CG 150 Titan diferencia-se do aplicado nas scooters da marca por dispor de sistema de frenagem que combina o funcionamento hidráulico e mecânico. Ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. Como resultado, a proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira.
 
A Honda foi a primeira fabricante a utilizar discos dianteiros no sistema de frenagens de moto cicletas. Aplicado inicialmente na CB750 Four (em 1969), a inovação assegurou grande melhoria e maior eficácia à capacidade de frenagem das modelos produzidos em série.
 
A marca também desenvolveu o sistema de freios CBS em moto cicletas. Os testes iniciais em 1976, utilizaram as pistas de competição, com a novidade tecnológica agregada a um modelo RCB1000. O objetivo, na época, visava apenas reduzir a fadiga do piloto em provas de longa duração. Em 1982, o sistema foi instalado pela primeira vez na Touring Gold Wing GL 1200. Após 11 anos, passou a equipar a linha mais esportiva, com a CBR 1000F. Atualmente essa tecnologia é aplicada a modelos como as scooters Lead PCX.
 
Lançada no mercado brasileiro em 1976 a CG 150 Titan chegou à oitava geração em 2013 com melhorias que permanecem no modelo 2015. O painel de instrumentos segue digital e integrado à carenagem, com indicação eletrônica de velocidade a partir de sensor instalado no câmbio por meio de um cabo de aço ligado à roda dianteira. O painel, com display em tom azul, dispõe de hodômetro total e parcial, velocímetro e relógio.
 
A moto cicleta é equipada com moto r OHC (Over Head Camshaft) monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3 refrigerado a ar. Primeiro modelo bicombustível (flex) do mercado brasileiro e do mundo, a CG 150 Titan, quando abastecida com gasolina, gera potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. Se o combustível escolhido for etanol, a potência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm.
 
O modelo possui módulo de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), câmbio de cinco marchas e embreagem multidisco em banho de óleo. A suspensão dianteira tem garfo telescópico com 135 mm de curso. Na traseira, conta com conjunto de amortecedores e mola com 106mm. Na frente, os pneus são do tipo 80/100 – 18 e, na traseira, 90/90 – 18. A versão EX dispõe de rodas de liga leve, com raios vazados e desenho exclusivo.
 
A CG 150 Titan CBS conta com três anos de garantia e estará à disposição na rede de concessionárias a partir deste mês, nas cores preta (ESD), vermelha com a tampa lateral branca (ESD e EX) e tricolor (EX). Os preços públicos sugeridos são R$ 7.680,00 para a versão ESD e R$ 8.180,00 para a EX.