Hyundai apresenta sua plataforma veicular “conectada” Bluelink, no Brasil
Solução tecnológica combina serviços via smartphone e estará disponível gratuitamente nos seis primeiros meses de uso
A Hyundai Motor Brasil (HMB) anunciou a chegada do sistema de carro conectado no Brasil. Trata-se do Bluelink, seu conceito global de veículo conectado que combina em um pacote tecnologias mais segurança e serviços remotos aos condutores. A novidade estará disponível inicialmente nos modelos 2022 do HB20.
Assim como a Chevrolet oferece o OnStar, a Hyundai também tem a sua solução similar, e já consolidada em outros mercados internacionais. Agora, o serviço chega ao Brasil com foco em cinco grupos de serviço: segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro. Os consumidores brasileiros poderão desfrutar deste pacote de maneira gratuita nos seis primeiros meses de uso. Após o período, os serviços do Bluelink para o HB20 (o Creta ainda não contará com o serviço) terão mensalidade de R$ 29,90.
A Vivo foi escolhida como parceira da Hyundai Motor Brasil para o Bluelink. A companhia é a responsável pela solução de dados que permitirá a comunicação entre Data Center, Central de Atendimento e App Bluelink, além de funcionalidades exclusivas de conectividade para o universo veicular. Assim como acontece em outros carros conectados, a solução da Hyundai incorpora uma linha da operadora Vivo no veículo, já de fábrica. Mas a solução da Hyundai não permite compartilhar internet de alta velocidade para as pessoas no interior do veículo.
Segurança e assistência ao motorista
O Bluelink oferece uma variedade de funcionalidades de conectividade para ajudar os condutores em suas rotinas diárias de deslocamento. Em segurança e assistência ao motorista estão disponíveis a notificação automática de colisão e a assistência 24 horas. A primeira delas envia um sinal automático à Central SOS Bluelink quando os airbags do veículo são acionados. O atendente é informado imediatamente de que se trata de um acidente grave e passa a ter acesso à localização exata do veículo. O profissional também é responsável por coordenar o envio de uma ambulância para socorrer as vítimas. O operador ainda tentará estabelecer contato com os ocupantes do veículo até a chegada do resgate.
Sobre a assistência 24 horas, o proprietário do modelo equipado com Bluelink pode solicitar assistência de emergência em todos os dias e horários do ano, pressionando apenas o botão SOS, localizado no espelho retrovisor interno. Um operador atenderá o chamado e enviará o serviço de guincho ao local. O serviço já é gratuito para todos os clientes HMB no primeiro ano de uso dos modelos fabricados em Piracicaba (HB20 e Creta), e passa a ser paga a partir do segundo ano. Mas, no caso dos usuários do Bluelink, a assistência 24 horas já está inclusa no pacote de serviços e não tem custo extra adicional.
Prevenção ao roubo e conveniências
Em prevenção ao roubo, o Bluelink oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado. Em caso de roubo do veículo, o proprietário pode entrar em contato telefônico com a Central SOS Bluelink, que poderá fornecer às autoridades policiais a localização exata do veículo e auxiliar na sua recuperação. É possível ainda solicitar que a central bloqueie o veículo para novas partidas após o carro ter sido desligado. Isso impedirá que o automóvel seja reiniciado até que a polícia chegue ao local. Em outra situação, toda vez que alguém forçar ou abrir as portas e o alarme disparar, uma notificação aparecerá imediatamente no smartphone do usuário.
Já os serviços de conveniências do sistema de carro conectado da Hyundai oferecem funções remotas que podem ser acessadas pelo App Bluelink. Entre os destaques estão o acionamento do motor a distância através da função Partida Remota do Motor, que permite climatizar a cabine com o ar-condicionado. Nesta função, o propulsor pode ficar ligado em um intervalo entre dois minutos e dez minutos. Ainda é possível travar ou destravar todas as portas, abrir e fechar janelas, acionar pisca-alerta e alarme. Ainda na função conveniências, está disponível o Find My Car, que permite a localização do veículo em todo território nacional. No mesmo recurso, o condutor tem acesso à uma lista de concessionários Hyundai, restaurantes, postos de combustíveis entre outros pontos de interesse. Ele pode, ainda, marcar um ponto de interesse como favorito no mapa.
Alertas e cuidado com o carro
A partir do recurso alertas, o usuário pode definir um limite de velocidade máxima que o carro pode alcançar, um intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular e até um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado. O Bluelink oferece ainda um outro recurso chamado Alerta de Valet, em que é possível determinar distância máxima a ser percorrida, em metros, velocidade máxima a ser atingida, e tempo máximo de motor ocioso. Caso os parâmetros programados sejam violados, uma notificação de aviso é disparada. Para completar, o Modo Valet, acionado pela central multimídia, bloqueia o acesso de terceiros a qualquer função do equipamento.
Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico completo de sistemas do carro, como os airbags, a pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Da mesma forma, em caso de detecção de falha, será enviado um alerta para o App Bluelink. Nesse serviço é possível consultar relatórios mensais com informações e gráficos comparativos sobre o estilo do motorista ao volante, o que é ideal para aprimorar a experiência de condução, tornando-a mais confortável, conveniente e segura.
Valor competitivo
O Bluelink faz sua estreia no Brasil na família de compactos HB20 e será item de série nas versões HB20 Sport TGDI 1.0 AT e HB20 Diamond TGDI 1.0 AT; HB20S Diamond TGDI 1.0 AT; e HB20X Diamond 1.6 AT e HB20X Diamond Plus 1.6 AT.
O Bluelink também será oferecido como item opcional de fábrica (não pode ser instalado na concessionária, e nem em veículos anteriores à modelo 2022), com preço sugerido de R$ 1.400, a partir das versões Evolution 1.0 MT das configurações hatch e sedã, e da versão Evolution 1.6 AT do aventureiro HB20X.
Todas as versões mencionadas serão comercializadas já no modelo 2022, que estão chegando às concessionárias. Nessa atualização, a configuração Diamond Plus, para HB20 e HB20S, deixa o portfólio da montadora, que tem a partir de agora, a Diamond como topo de linha.
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil