Ka é vice-líder no mercado e Ford cresce em satisfação
Marca vem apresentando um bom desempenho em várias frentes
O Ka e o EcoSport foram os principais destaques de vendas da Ford em maio, ambos com um crescimento de mais de 40% na comparação com abril. O desempenho dos dois modelos contribuiu para a marca obter o seu maior volume desde novembro de 2015, com 19.400 emplacamentos, e também a melhor participação no ano, de 9,9%, mantendo o quarto lugar no ranking.
Com 9.327 unidades, o Ford Ka reassumiu a vice-liderança do mercado, avançando uma posição. Dentro do segmento, a participação do hatch da Ford também foi a melhor desde o lançamento, com 13,6%. Disponível nos modelos 1.0 e 1.5, a linha passou a oferecer recentemente a versão aventureira Ka Trail como opção.
O EcoSport voltou a ganhar espaço entre os utilitários esportivos com 3.096 unidades, seu maior volume desde março de 2015. O SUV da Ford mostra, assim, que apesar da chegada de novos concorrentes continua a ter um apelo forte dentro do segmento que mais cresce no mercado.
Outro destaque da marca foi o Fusion, que cresceu quase 22% em relação ao mês anterior e manteve a liderança do segmento de sedãs CD de luxo, com 86,8% de participação.
Marca cresceu na satisfação
A Ford também foi a marca que mais cresceu no índice de satisfação dos clientes na compra de veículos novos, segundo a pesquisa anual divulgada pela consultoria J.D. Power. Com 16 pontos a mais que no ano passado, a Ford avançou cinco posições e ficou em terceiro lugar no ranking. Do total de 13 marcas avaliadas, apenas três apresentaram um desempenho melhor que em 2016.
O estudo teve como base as avaliações de 3.700 proprietários que compraram veículos novos no Brasil nos últimos 12 meses, fazendo uma análise abrangente da sua experiência com o revendedor. A satisfação do cliente é medida através de cinco itens: entrega, negociação, test-drive, condições da loja e atendimento do vendedor.
O relatório destacou que diante das condições desafiadoras do mercado o consumidor se tornou mais exigente e, entre os fatores que o levam a visitar uma revenda, a reputação e a recomendação de familiares e amigos são os principais. As duas razões de compra mais citadas que impactam a sua satisfação são a disponibilidade do veículo na configuração desejada e a qualidade do tratamento recebido, com uma experiência que vai além do preço.
Entre as ações que contribuíram para a evolução da Ford estão os treinamentos oferecidos às equipes de vendas. O seu programa de capacitação contínua, feito por cursos presenciais e “E-learning”, inclui uma estação dedicada ao processo de entrega técnica. Segundo o estudo da J.D. Power, o processo de entrega do veículo, feito após a conclusão da venda, representa sete das dez melhores práticas para aumentar a satisfação do cliente.
Outros diferenciais da Ford que refletiram na satisfação dos consumidores são o programa de extensão de test-drive, o TecnoDrive, e as novas plataformas digitais de experiência com a marca, incluindo o website e as redes sociais, no Facebook e Instagram. A pesquisa mostrou que o percentual de consumidores que usam tablets ou smatphones ao visitar uma revenda aumentou de 26% para 38%. Além disso, quase metade dos clientes (48%) visita pelo menos duas revendas antes da compra.
Toda linha Ka pode ser encontrada nas concessionárias Ford do Grupo Andreta em Itu, Itatiba e Cerquilho. Para conhecer uma oferta do Ka, acesse: www.andretaford.com.br
Revista Comprecar
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