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Lexus apresenta o NX 200t, o seu SUV de luxo

Lexus apresenta o NX 200t, o seu SUV de luxo

Destaque para um inédito motor 2 litros turbo com duplo ciclo de operação

A Lexus acaba de apresentar o seu SUV de luxo, que chega para concorrer diretamente com os modelos Audi Q5, Range Rover Evoque e BMW X3. Assim, o modelo NX 200t tornasse o primeiro SUV médio da Lexus (divisão de alto luxo da Toyota). O novo modelo já está disponível na rede de concessionárias em duas versões sendo: uma versão de entrada e uma com o pacote F-Sport.
 
Proposta
 
O NX simboliza a nova geração de modelos da Lexus, destinada a consumidores que buscam antes de tudo luxo, sofisticação e alta tecnologia. Aliás, a Lexus sempre representou essa proposta, em relação à Toyota. Enquanto a Toyota vende carros competitivos e focados no custo-benefício, a Lexus é a divisão responsável por atender o cliente que procura o “algo mais”, com sofisticação, conforto, exclusividade e luxo.
 
Justamente por isso que existem “primos” dividindo uma mesma tecnologia nas duas marcas (Toyota/Lexus), porém com foco de cliente e produto, completamente diferente. Esse é o caso do Toyota Prius e o Lexus CT 200h, do Toyota Camry e o Lexus ES350 e agora o Toyota RAV4 e o Lexus NX 200t. Isso não significa que as plataformas são exatamente iguais entre a Toyota e Lexus, mas é um fato que o produto da Lexus parte da base Toyota, com evoluções para atender um cliente muito mais exigente, no que diz respeito ao luxo e conforto. Assim, as linhas do novo SUV (ainda que derivadas do RAV4) tem identidade própria, remetendo a uma carroceria multidimensional, esculpida em forma de diamante.
 
Tamanho
 
O Lexus NX 200t tem 4,63 m de comprimento; 1,645 m de altura, 1,845 m de largura e 2,660 m de entre-eixos (sendo essas duas últimas medidas exatamente iguais ao do Toyota RAV4)
 
Interior
 
Indiscutivelmente, o grande diferencial de qualquer Lexus é o elevado padrão do interno. No NX ele foi cuidadosamente elaborado para que os passageiros sintam-se bastante à vontade, com facilidades de uso e espaço prático, como se estivessem em sua sala de estar. Sua construção é a mais perfeita tradução do Omotenashi, palavra japonesa que significa hospitalidade. Os acabamentos remetem diretamente ao Premium, com forração em couro de altíssima qualidade e isolamento acústico de primeira linha. A atenção vai desde o estilo esculpido dos ponteiros do relógio analógico até o sutil logotipo Lexus gravado nos parafusos das laterais do console central.
 
Seguindo os padrões Lexus, o NX possui acabamentos internos confeccionados em materiais requintados, como detalhes em padrão couro no volante, nos bancos, na manopla de transmissão, no painel e no console central, além de revestimento no painel central e portas em padrão madeira.
 
Partindo do conceito de que o interior de um esportivo deve eliminar movimentos desnecessários, a Lexus explorou com afinco a funcionalidade de forma intuitiva em seu painel e em cada um de seus controles, para que o condutor se concentre apenas na direção.
 
O painel de instrumentos é dividido em duas zonas distintas: informação e operação, representando uma evolução no conceito de design. O layout foi organizado com base na frequência de utilização e nas ações do condutor, como a posição de alavancas, botões agrupados por função e compartimentos convenientes para smartphone, copos e óculos de sol. Protetores de joelhos, localizados em ambos os lados da estrutura da carroceria, servem de apoio para condutor e passageiro, proporcionando maior conforto aos ocupantes.
 
Para garantir melhor experiência de conforto, o Lexus NX tem porta-objetos no centro e laterais do painel e portas traseiras, descansa-braços central e porta-copos para moto rista e passageiros.
 
Em relação aos seus principais concorrentes diretos, O NX oferece melhor espaço interno que o Range Rover Evoque e BMW X3. Ele também está no topo de sua categoria em termos de espaço interno e conforto para os passageiros do banco traseiro. O padrão acolchoado dos assentos e a espessura almofadada variada definem o padrão Lexus.
 
Uso intenso do LED
 
Como um modelo de proposta arrojada, o NX traz uso intenso de iluminação em LEDs. Os faróis dianteiros contam com três projetores em formato de L, com tecnologia Full-LED, sendo lanterna, farol baixo e farol alto. O farol baixo tem sistema ativo, mudando a iluminação conforme a necessidade. Isso acontece com o acendimento e desligamento dos blocos dos leds. Além de maior eficiência energética, o uso do Full-LED proporciona claridade única, garantindo iluminação mais homogênea. Os faróis auxiliares de neblina, também trazem iluminação em LED. As portas também trazem leds para iluminação de proximidade. Elas se acedem quando o moto rista se aproxima do veículo.
 
As lanternas traseiras trazem sistema parcial de iluminação LED sendo luz de freio, lanterna e luz de neblina nessa tecnologia. Já as luzes seta e ré, utilizam lâmpadas convencionais.
 
Motor superinteligente
 
O NX200t traz um inédito moto r 2.0 litros turboalimentado com injeção direta. Mas o grande diferencial é o sistema controle das válvulas que pode fazer o moto r operar em ciclo Otto ou ciclo Atkinson.
 
No ciclo Atkinson a válvula de admissão fica aberta por mais tempo (no momento da admissão), permanecendo aberta mesmo quando o cilindro já inicia o processo de compressão. Isso permite uma mistura mais homogênea e melhor aproveitamento térmico da explosão, em regimes de baixa e média rotação. Esse ganho do ciclo Atkinson pode gerar um ganho de até 10%. Porém, o ciclo Atkinson limita a potência máxima do moto r. E nessa situação, o moto r do Lexus NX200t troca para o ciclo Otto, permitindo melhor aproveitamento da potência.
 
Na prática, o modelo usa o ciclo Atkinson para regimes de velocidade constante e baixa demanda, enquanto o ciclo Otto é usado nos momentos de aceleração e maior demanda do moto r. Confira o funcionamento do ciclo Atkinson no vídeo:
www.youtube.com/watch?v=uhtMEvfZkdM
 
Dessa forma, o novo moto r entrega potência máxima de 238 cavalos a 5.600 rpm e atinge torque de 35,7 kgfm plano, entre 1.650 rpm e 4.000 rpm. Ou seja, a força máxima do moto r aparece com rotação pouco superior a marcha lenta.
 
A transmissão é automática de seis marchas, utilizando construção convencional com conversor de torque. Ele traz sistema de inteligência artificial que apresenta uma nova lógica de controle de torque por demanda, que calcula a força necessária para maximizar a resposta rápida de aceleração.
 
Com esse conjunto, o NX 200t acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, e consegue entregar média combinada de 9,2 km/l. A marca informa que o modelo recebe letra “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, com selo Conpet.
 
Tração integral
 
O NX 200t conta com tração integral sob demanda, muito parecida ao do Toyota RAV4 4x4. Ela é prioritária nas rodas dianteiras. Mas o sistema pode distribuir até 50/50 entre os eixos dianteiros e traseiros. O moto rista ainda pode fazer a seleção 50/50 obrigatória através de um botão no painel. Mas isso só pode ser usado até velocidade de 40 km/h. O recurso é indicado quando o veículo precisa superar obstáculos mais difíceis, no fora de estrada.
 
Equipamentos
 
O interior do NX proporciona o conforto de uma sala de estar, combinado com equipamentos de alta tecnologia. Um deles é o Lexus Remote Interface Touchpad e o G-Force Lexus (inédito medidor de aceleração da força G.). O primeiro permite completa interação com o sistema multimedia do carro através de um touchpad, que confirma as seleções com uma pequena vibração. Seu uso é semelhante ao de um tablet. O segundo é um mostrador que exibe graficamente a atuação da força G em curvas, acelerações ou frenagens.
 
Entre o hodômetro e o velocímetro, o moto rista tem à disposição computador de bordo com tela colorida em cristal líquido, medindo 4,2 polegadas. Nela, são mostradas informações das chamadas do telefone celular, consumo de combustível, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações do áudio e GPS.
 
O sistema multimídia tem tela de 7 polegadas que reproduz as informações do computador de bordo, além de dados do sistema de navegação, rádio AM/FM, DVD player, MP3/WMA, TV digital e dos aparelhos conectados via Bluetooth.
 
O NX conta também com botão de partida, chave presencial e ar-condicionado dual zone digital. Complementam a funcionalidade do NX, comandos no volante para operar o computador de bordo, áudio e o telefone celular, além do Cruise Control e borboletas para troca de marchas. Os espelhos retrovisores, equipados com sistemas de iluminação em LED, possuem acionamento elétrico, indicadores de direção e comando Tilt Down. Os bancos do moto rista e passageiro dianteiro têm ajustes elétricos de distância, inclinação, altura e função Return & Away, sendo que o condutor pode memorizar até três posições. O modelo conta ainda com modos de direção Eco, Normal e Sport, acionamento elétrico do teto solar e botão de assistência em rampas.
 
Segurança
 
A linha NX traz ainda diversos itens de segurança, sendo equipada com 10 air bags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, estes para moto rista e passageiro do banco dianteiro). Faz parte também freios ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade, luz de frenagem emergencial, câmera de ré, sensor de chuva, lavadores e regulagem de altura dos faróis, cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força para todos os ocupantes e sistema de ancoragem ISOFIX para cadeirinhas de criança. A linha NX também recebeu 5 estralas nos testes de colisão do Euro Ncap, tanto para adultos quanto para crianças.
Confira no vídeo: www.youtube.com/watch?v=qs8LqCYXpO8
 
Pacote F-Sport
 
O pacote F-Sport é uma variante do NX 200t, que acrescentam mais esportividade. Ele inclui elementos visuais exclusivos, como o desenho das rodas de 18 polegadas em alumínio, retrovisores externos na cor preta e grade dianteira do tipo Spindle em forma de colmeia (Mesh). Destaque também para portas e painel central com acabamento em aço escovado e bancos e interior que mixam padrão couro nas cores vermelho e preto.
 
No painel do F-Sport foram adicionados ornamentações, costuras e perfurações exclusivas e bancos esportivos que abraçam o condutor, pedais de alumínio, emblema e perfurações no volante e câmbio.
 
Outras exclusividades do pacote F-Sport são o painel multi-informativo com Head-up display e o teto solar panorâmico. Outra diferença é o sistema de suspensão adaptativo variável (AVS), medidores de aceleração da força G e da pressão do turbo e o modo de condução Sport+, com a calibragem da suspensão enrijecida, também são exclusividades do pacote F-Sport. Para o máximo de conforto, o assento do moto rista no NX 200t F-Sport possui ajuste lombar e oito posições de memórias, além de sistema de resfriamento do encosto do banco.
 
Cores
 
As cores comuns para o NX 200t e seu pacote F-Sport são Branco Sonic, Cinza Nebular, Prata Platina, Cinza Titânio, Preto Sólido, Preto Obsidiano e Vermelho Matador. Há variação nos tons de azul (Meteoro, para a versão 200t, e Metálico, na F-Sport) e Marrom Ágata (somente para 200t).
 
Mercado
 
Com o lançamento do NX 200t, a Lexus espera ampliar a sua presença no mercado de luxo brasileiro. Em 2014, mesmo atuando em apenas 15% deste segmento, a marca vendeu 240 unidades no País, incremento de 19% em relação a 2013. Com o novo modelo, o potencial de participação da Lexus abrangerá 40% do mercado dos automóveis premium, com expectativa de atingir vendas mensais de 100 unidades, no médio prazo. A Lexus espera vender cerca de 40 unidades por mês, do NX 200t, sendo um mix de 70% da versão com o pacote F-Sport e 30% da versão tradicional. O modelo conta com 4 anos de garantia sem limite de quilometragem, com revisões feitas de 10 em 10 mil km. Ainda que não estejam definidos, os preços das revisões serão próximos ao do modelo IS250.
 
O NX 200t será vendido por R$ 216.300,00. Já a versão com o pacote F-Sport chega por R$ 236.900,00. Não existem opcionais no modelo.