Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Mercedes-AMG CLS 53 une performance e eficiência

Mercedes-AMG CLS 53 une performance e eficiência

Modelo inaugura um novo segmento de motores da marca seis cilindros em linha

Com nova motorização e detalhes inéditos de estilo e tecnologia, o modelo Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ relança o conceito de coupé esportivo com quatro portas. O automóvel traz o novo motor de seis cilindros em linha da Mercedes-Benz. Esse motor 3,0 litros é alimentado por um turbo (alimentado pelos gases de exaustão) somado à um inédito compressor elétrico auxiliar (que atua em baixas rotações). Mecanicamente falando, esse motor entrega até 435 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm. Mas com o sistema eletrificado de 48 volts (em sistema conjugado), ele conta também com o auxílio desse motor elétrico que faz o papel também de motor de arranque/alternador. Trata-se do EQ Boost, que pode fornecer, em momentos determinados, mais 22 cv de potência adicional e ainda mais 250 Nm de torque. Outros destaques tecnológicos do CLS 53 incluem a transmissão SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.

O novo CLS introduziu a nova linguagem de design da Mercedes-Benz, que estará presente em todos os modelos da marca (assim como acontece no novo Classe A), caracterizada pelas linhas mais simples e superfícies com menos vincos.

Seis cilindros em linha com tecnologia EQ Boost

O novo motor AMG da série 53, com seis cilindros em linha, se caracteriza pelo desempenho topo de linha e pela eletrificação inteligente. Ele foi concebido com uma nova arquitetura, que reduziu o espaço necessário para sua instalação sob o capô. Isso acontece porque o motor de arranque/alternador EQ Boost, que combina o motor de partida ao alternador, é instalado entre o motor e a transmissão. Esse novo recurso, assim como a alimentação inteligente por meio de um compressor elétrico auxiliar e um turbocompressor que utiliza os gases do escapamento, melhora ainda mais a tradicional performance e o dinamismo de condução, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões.

Alto torque de resposta imediata

Nas arrancadas, um compressor elétrico auxiliar, apoiado pelo EQ Boost, fornece alta pressão de alimentação de forma praticamente instantânea para uma elevação do torque mais rápida para a aceleração, até que o turbocompressor maior, movido pelos gases do escapamento, seja acionado. Dessa forma, o motor de 3,0 litros reage de forma extremamente rápida, proporcionando uma resposta imediata ao acelerador sem a ocorrência do chamado 'turbo lag' (retardo entre o comando do acelerador e a resposta do motor). O CLS 53 4MATIC+ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Sistema elétrico de 48 volts

A energia para o sistema elétrico embarcado de 48 volts é gerada pelo motor de arranque/alternador EQ Boost. A rede convencional de 12 volts também á suprida pelo novo sistema por meio de um conversor de tensão. Com isso, a capacidade total das baterias do veículo foi aumentada, disponibilizando mais energia elétrica e, assim, permitindo também que novas funções inovadoras sejam introduzidas.

O sistema elétrico embarcado de 48 volts é o primeiro passo em direção ao futuro híbrido da AMG. Além disso, a mesma energia requer apenas um quarto da corrente de um sistema convencional. O resultado é que a fiação pode ser mais fina e consequentemente mais leve, o que indiretamente contribui para economizar combustível. O sistema de 12 volts existente fornece energia para pontos de consumo como luzes, cockpit, displays do sistema de informação e entretenimento e as unidades de controle. 

Tecnologia EQ Boost

O motor de arranque/alternador EQ Boost é um componente-chave do sistema de 48 volts e não serve apenas como alternador - também é responsável por funções híbridas.  Isso permite economias de combustível anteriormente restritas apenas a tecnologias híbridas de alta voltagem.

Essas funções híbridas incluem um impulso extra, dado diretamente pelo motor elétrico, com 22 cv de potência e 250 Nm de torque, recuperação de energia, mudança do ponto de carga, modo 'deslizamento' (roda livre) e a religação do motor virtualmente imperceptível com a função start/stop.

O novo motor não tem correia para componentes auxiliares à sua frente. Por isso, o comprimento necessário para sua instalação é significativamente menor, em comparação com motores de seis cilindros convencionais. Isso permitiu espaço para instalar um sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento próximo ao motor, que por isso é especialmente eficiente. O filtro de partículas de série é a única peça do sistema de escapamento que fica sob o assoalho.

Mudanças exclusivas do CLS 53 4MATIC+

A saia dianteira do CLS 53 4MATIC+ traz aletas e ar adicionais. O difusor dianteiro é conectado sem intervalos à cortina de ar e reduz a sustentação no eixo dianteiro. As linhas exteriores da grade do radiador se alargam no sentido inferior, aumentando a sensação de potência. Também contribuem para isso os faróis estreitos e afilados. Os espelhos externos são posicionados nas portas, como nos modelos AMG GT, garantindo uma aparência ainda mais dinâmica.

As lanternas em duas partes reforçam visualmente a largura traseira, além do benefício prático de permitir uma maior abertura para o porta-malas.  A bitola mais larga combina melhor comportamento nas curvas com um visual prefeito, graças às rodas posicionadas mais para fora. As rodas de liga leve de 20 polegadas do CLS 53 são otimizadas aerodinamicamente.

Interior inovador

O interior do Mercedes-AMG CLS 53 traz detalhes exclusivos e materiais sofisticados. O maior destaque é o inovador conceito de display e controle com mostradores brilhantes de alta resolução e uma tela panorâmica de 12,3 polegadas na diagonal. 

Como o conjunto de instrumentos, esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central. Como o equipamento é totalmente digital, o condutor pode optar entre três diferentes estilos de mostradores ("Classic", "Sporty" e "Progressive"), bem como configurar a seu gosto as informações e dados que considerar mais importantes. Por meio do menu AMG, é possível conferir a temperatura do motor e do óleo, a aceleração lateral e longitudinal, potência do motor e torque momentâneos, pressão de alimentação, temperatura e pressão dos pneus, além do setup momentâneo do motor.

O sistema também pode ser operado por meio da superfície de toque com controlador posicionada no console central e pelo controle vocal LINGUATRONIC. O controle por voz foi ampliado para incluir também as funções do veículo. Agora, o ar-condicionado e o aquecimento/ventilação dos bancos, luzes internas e o display head-up opcional também podem ser controlados por comandos vocais.

Transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

O motor em linha é acoplado à transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que impressiona pelos tempos de troca de marchas extremamente curtos, rápida resposta aos comandos das aletas de mudança, função de dupla debreagem e múltiplas reduções de marchas. Nos modos "Sport+" e condução manual, especialmente, a transmissão é muito reativa.

Tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável

A força do motor é transmitida pelo sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+. Esse sistema inteligente combina as vantagens de diferentes conceitos de tração: a distribuição de torque totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro assegura não apenas uma tração otimizada. A transição entre a tração nas rodas traseiras e nas quatro rodas e vice-versa acontece sem intervalos, pois o controle inteligente está integrado à arquitetura geral de sistemas do veículo.

AMG DYNAMIC SELECT

Com os cinco modos de condução do DYNAMIC SELECT, "Eco", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual", ao toque de uma tecla o motorista pode individualizar ainda mais as características do CLS 53 para se adequarem às suas preferências pessoais. A gama disponível varia de eficiente e confortável a muito esportiva. Os modos selecionados alteram parâmetros como a resposta do motor, transmissão, suspensão e direção. Independentemente dos programas de condução DYNAMIC SELECT, o motorista tem a opção de pressionar a tecla "M" para mudar diretamente para o modo manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando as aletas do câmbio posicionadas no volante. 

Suspensão independente AMG RIDE CONTROL+

Mais agilidade e maior tração vem como consequência da suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+. A suspensão com câmeras de ar múltiplas com regulagem especialmente esportiva das molas/amortecedores e amortecimento ADS+ (Adaptive Damping System - sistema de amortecimento adaptativo) continuamente ajustável combina dinamismo de condução a um alto conforto de rodagem. Uma regulagem mais dura das molas, por exemplo, aplicada nas curvas e frenagens, reduz com eficiência a rolagem da carroceria.

O amortecimento de cada uma das rodas é ajustado para a situação de condução momentânea e as condições da estrada. Isso é feito de forma rápida e precisa, utilizando duas válvulas separadas para as forças de expansão e compressão nos amortecedores. As características de amortecimento também podem ser pré-selecionadas em três modos - "Comfort", "Sport" e "Sport+", permitindo uma diferenciação significativamente mais perceptível entre conforto para longas distâncias e comportamento dinâmico na condução esportiva.

Graças ao autonivelamento pneumático nas quatro rodas, o modelo mantém uma altura de rodagem constante, independentemente da carga do veículo. Para aumentar a distância do solo, em entradas íngremes para estacionamentos subterrâneos ou rampas, por exemplo, o nível pode ser elevado ao toque de uma tecla. O nível é abaixado automaticamente em alta velocidade. Isso melhora a estabilidade e manobrabilidade, graças ao rebaixamento do centro de gravidade.

Direção Inteligente

O CLS 53 4MATIC+ apresenta a última geração de sistemas de condução oriunda da Classe S. A gama de sistemas de assistência e segurança tem estrutura modular. São equipamento de série o Assistente de Frenagem Ativo, Lane Keeping Assist, ATTENTION ASSIST, Speed Limit Assist e o sistema de proteção dos ocupantes PRE-SAFE Plus.

O modelo também conta com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiros, os laterais para condutor e passageiro dianteiro, os laterais nos bancos traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.

O pacote Driving Assistance Plus inclui os itens de série Active Distance Assist DISTRONIC (controle de velocidade de cruzeiro com manutenção de distância, Active Steering Assist (assistência ativa da direção), Active Speed Limit Assist (assistência ativa de limite de velocidade), Active Braking Assist (assistência ativa de frenagem) com função Cross-Traffic de monitoramento do trânsito transversal, Evasive Steering Assist (sistema assistência de direção evasiva), Active Blind Spot Assist (assistência de ponto cego), Active Lane Keeping Assist (assistência de manutenção de faixa de rodagem) e PRESAFE® PLUS.

Os sistemas Active Distance Control DISTRONIC e Active Steering Assist proporcionam um auxílio ainda maior ao motorista para manter uma distância segura de outros carros e dirigir.  A velocidade agora é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos. O Active Lane Changing Assist também foi bastante aperfeiçoado (funções específicas para países diferentes são disponibilizadas para funções individuais).

Iluminação inteligente com faróis MULTIBEAM LED

O sistema MULTIBEAM LED conta com farol alto ULTRA RANGE, função que permite o ajuste eletrônico extremamente preciso e rápido para adaptação às condições do tráfego, maximizando a iluminação sem ofuscar os motoristas que trafegam em sentido contrário ou à frente do carro. Em quaisquer circunstâncias, os faróis ULTRA RANGE geram o máximo de intensidade luminosa permitida legalmente.

Onde encontrar

Toda linha Mercedes-Benz, inclusive os modelos seminovos Certified podem ser encontrados na concessionária CB Motors que fica na Av. Antônio Frederico Ozanan 3.837, Jundiaí – SP. O telefone é (011) 3395-4050 ou (11) 9432-97709. Para conhecer uma oferta da CB Motors Jundiaí, clique AQUI - CB MOTORS!