Mercedes-Benz lança Sprinter elétrica no mercado brasileiro
Com maior autonomia do segmento
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no país a nova van elétrica eSprinter, pioneira do segmento eletrificado no mercado internacional. A partir de dezembro deste ano, os clientes brasileiros poderão tornar sua frota mais sustentável e econômica com uma Sprinter totalmente elétrica e livre de emissões de CO². O veículo apresenta a maior autonomia do segmento com 478km e será disponibilizado inicialmente nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas.
Com eficiência otimizada, o modelo apresenta uma série de inovações técnicas que proporcionam uma condução ainda mais confortável e segura, além de tornar a utilização comercial mais sustentável. A linha conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh) para oferecer a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga aos clientes brasileiros. Assim como no portfólio a combustão, a eSprinter terá o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de tonelagem e entre eixos.
A nova eSprinter é altamente versátil e possibilita que os clientes optem por uma maior autonomia ou capacidade de carga, devido a uma ampla gama de versões disponíveis. Equipada com a maior bateria disponível no mercado, a autonomia é de até 478 quilômetros, com base na metodologia de testes europeia WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) que avalia e certifica a eficiência energética e as emissões de gases de escape de veículos para o continente. Dessa forma, o alcance certificado torna o veículo ideal tanto para o uso urbano diário quanto para distâncias mais longas.
A tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) elimina o uso de cobalto ou níquel, sendo ideal para veículos comerciais leves devido à sua alta durabilidade. Com capacidade de carga de até 14 metros cúbicos e peso bruto total permitido de até 4,25 toneladas, a eSprinter com tração traseira é tão versátil quanto sua versão com motor à combustão.
A alta tecnologia não se aplica apenas aos sistemas de segurança, uma vez que três modos de condução diferentes permitem personalizar o desempenho e o consumo de energia da eSprinter. O modo "Comfort" oferece toda a potência e torque disponíveis, enquanto o modo "Economic" limita a potência do motor para maior eficiência e o modo "Maximum Range" reduz ainda mais a potência do motor, limitando o uso de funcionalidades como o controle de clima para otimizar ao máximo a autonomia.
A frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em energia elétrica, também contribui para maximizar a autonomia. Existem quatro níveis manuais de recuperação selecionáveis (D-, D, D+, D++), controlando a incidência do modo gerador por parte do eixo propulsor. Tal ativação faz com que a inércia do veículo carregue as baterias, aumentando a autonomia e reduzindo consideravelmente o uso dos freios nos níveis mais intensos.
O conceito modular da nova eSprinter permite sinergias máximas na produção e, portanto, economias de escala correspondentes. Os locais de produção do novo eSprinter são as fábricas da Mercedes-Benz Vans em North Charleston, SC/USA, além de Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha. As versões que chegam ao Brasil vêm das fábricas alemãs. Ao todo, a Mercedes-Benz Vans está investindo cerca de 350 milhões de euros no produto de 2021 a 2024, sendo cerca de 150 milhões de euros desse valor destinados ao ajuste da produção nas três fábricas. Além disso, como a sustentabilidade é um princípio central na Mercedes-Benz, o veículo é produzido de forma carbon neutral.
A Mercedes-Benz eSprinter está disponível no mercado brasileiro nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado de 3.5 e 4,25 toneladas com preço público sugerido a partir de R$ 482.900,00.
Revista Comprecar
- Notícias 11/12/2024 Mitsubishi Motors realiza última “MIT Weekend” Nos dias 12 a 14 de dezembro
- Notícias 11/12/2024 Mercedes-Benz lança Sprinter elétrica no mercado brasileiro Com maior autonomia do segmento
- Notícias 10/12/2024 Ford anuncia nova atualização over-the-air para a Ranger Os donos da nova picape começam a receber esta semana mais uma OTA, que aprimora o visual e as funcionalidades da central multimídia
- Notícias 10/12/2024 Volvo EX30 recebe cinco estrelas no teste de segurança da Euro NCAP
- Notícias 10/12/2024 Mercedes-Benz é a empresa que mais respeita o consumidor Automóveis de luxo pelo segundo ano consecutivo.