Nissan inicia vendas do superesportivo GT-R no Brasil
Carro que chega em sua linha 2017, será vendido sob encomenda com preço inicial de R$ 900 mil
A Nissan inicia oficialmente as vendas do superesportivo GT-R no mercado brasileiro. Um dos veículos de produção em série mais rápidos do mundo, o GT-R é um ícone reconhecido por bater recordes de tempo nas mais tradicionais pistas do mundo, destroçando números obtidos por superesportivos de diferentes marcas, o que contribuiu para torná-lo conhecido também como "Godzilla".
O Nissan GT-R, que é produzido exclusivamente no Japão, será vendido no Brasil já em sua linha 2017, que apresenta novidades no desenho, moto r, suspensão e lista de equipamentos.
Ele chega na versão 3.8 V6 Premium, com opções de cinco cores de acabamento interno. A sua comercialização também dá início no país a adoção do novo padrão mundial de estilo das concessionárias Nissan. A primeira concessionária do país a adotar esse novo padrão é a Nissan Carrera localizada na Avenida Brasil, área nobre da cidade de São Paulo, que comercializará o superesportivo, por enquanto.
Como será oferecido sob encomenda, o modelo ícone da Nissan terá prazo previsto de entrega em média de três a quatro meses após a compra. O Nissan GT-R chega ao mercado brasileiro com preço inicial de R$ 900 mil.
Nissan GT-R 2017
Lançada em julho deste ano no Japão, a linha 2017 do Nissan GT-R traz as alterações mais significativas do superesportivo desde o lançamento da atual geração. Com visual renovado tanto por fora quanto por dentro, o GT-R 2017 teve também os principais itens de performance da condução aprimorados, entre eles o chassi, que foi significativamente reforçado, e o moto r biturbo V6 de 3.8 litros - 24 válvulas mais potente.
O novo GT-R exibe design externo renovado. O grande destaque se encontra na frente, com capô e para-choques redesenhados, faróis de rodagem diurna (DRL) e a assinatura de estilo atual da Nissan na grade "V-motion", que traz acabamento cromado fosco. A grade diferenciada foi alargada em 20% para aumentar o fluxo de ar que resfria o moto r. O novo capô teve sua rigidez estrutural aumentada.
A maioria das mudanças no visual do GT-R teve como objetivo a melhoria da performance aerodinâmica. Mais especificamente, a eficiência aerodinâmica foi focada em três áreas principais: geração de força de sustentação negativa (downforce), redução do arrasto e maior capacidade de resfriamento dos sistemas vitais do veículo. A meta era maximizar o resfriamento do fluxo de ar, mantendo ao mesmo tempo o arrasto aerodinâmico sob controle
A traseira do novo GT-R continua sendo definida por suas lanternas traseiras arredondadas. Mas olhando mais de perto, nota-se um difusor com acabamento prateado e novas saídas de ar laterais, que foram incorporados às ponteiras quádruplas do escapamento de titânio, para melhorar a aerodinâmica do veículo. A parte que corresponde ao para-choque traseiro agora incorpora o mesmo design visto no GT-R NISMO, para melhor direcionamento do ar na parte inferior da traseira do veículo. As novas rodas de liga com aro em formato de Y, produzidas pela japonesa RAYS, foram especialmente redesenhadas para o Nissan GT-R 2017.
Interior
Com novo desenho e materiais de alta qualidade, o interior do Nissan GT-R 2017 evoluiu. Envolvida por uma lâmina contínua e sem costuras de couro (item opcional), o novo painel adota um "fluxo horizontal", enquanto que a linha do quadro de instrumentos foi especialmente projetada para o moto rista. A camada acolchoada encontrada sob o couro é constituída de um novo material, mais fino, para ajudar a reduzir o peso geral do veículo, ao mesmo tempo em que proporciona uma textura da mais alta qualidade. Todos os itens de couro encontrados na cabine são costurados por um mestre artesão.
O layout do painel central foi melhorado e simplificado. Em comparação com a versão anterior, o número de controles integrados de navegação e áudio foi reduzido de 27 para apenas 11 na linha 2017. O display e os controles do sistema de navegação foram posicionados ligeiramente abaixo no painel de instrumentos para facilitar o uso e melhorar a visibilidade tanto para o moto rista como para o passageiro dianteiro.
O novo desenho do sistema de navegação foi aperfeiçoado, com mostradores usinados em alumínio, proporcionando melhor sensação ao toque e manuseio facilitado. Graças à tela de 8 polegadas, o monitor mais largo exibe ícones grandes, facilitando a gestão de sistemas como navegação, áudio e telefonia pelo usuário (nos mercados americano, canadense e chinês, também está disponível um serviço de telemática).
Outros atributos de informação incluem o já conhecido mostrador multifuncional, que permite que o moto rista customize o layout com os parâmetros e informações de performance do veículo que ele considera mais relevantes, como temperatura do líquido de arrefecimento, do óleo do moto r e da transmissão, além da pressão do óleo do moto r, da transmissão e do atuador de sobrepressão do turbo.
A alavanca de câmbio tipo borboleta foi montada diretamente no novo volante (antes era fixa na coluna de direção), permitindo que o moto rista selecione uma das 6 marchas da transmissão com dupla embreagem (DCT) sem ter de tirar as mãos do volante para fazer uma curva, por exemplo.
Motor V6 biturbo
A potência do moto r biturbo V6 3.8 24 válvulas do GT-R foi aumentada em 20 cavalos em comparação à versão anterior. Agora, ele entrega 572 cavalos a 6.800 rpm, em parte ao aumento na pressão do atuador e a um sistema de temporização da ignição que é controlado individualmente por cada cilindro, uma tecnologia anteriormente exclusiva do GT-R NISMO de competição. As novas mudanças resultam em melhor aceleração em rotações médias (3.200 rpm ou superior), com rendimento máximo do torque disponível em uma faixa maior de utilização.
Chamado de "VR38DETT", o moto r apresenta cilindros revestidos com jato de plasma que permite menor atrito, menor peso, maior capacidade de resfriamento, maior rendimento e consumo mais eficiente.
Ele também traz um sistema coletor de admissão e escape simétrico e independente, com turbo compressores duplos de alta performance; segundo sistema de gestão do ar para melhor performance das emissões em partida a frio; sistema de resfriamento do óleo controlado termostaticamente; bomba de recuperação de óleo para manter o fluxo de lubrificação nos turbo compressores e sistema lateral de lubrificação seco e úmido do cárter.
A produção do moto r segue um processo manual, realizado por técnicos treinados, que ficam dentro de uma sala exclusiva e com alto nível de limpeza. Cada moto r recebe uma placa de alumínio que exibe o nome do engenheiro responsável por sua montagem completa.
Estes profissionais altamente especializados são chamados de "Takumis", artesãos em japonês. Apenas cinco deles têm o privilégio de montar os moto res do Nissan GT-R, o que deixa o volume de fabricação muito exclusivo e o carro ainda mais especial.
Mais tecnologia
O controle de gestão da troca de marchas da transmissão dupla de 6 velocidades foi atualizado. Quando o veículo inicia o movimento em baixa aceleração, a troca da primeira para a segunda velocidade é feita de forma bem mais suave.
Na geração anterior do GT-R, quando o veículo iniciava o movimento em baixa aceleração, o torque do moto r era reduzido. Já no GT-R 2017, em circunstâncias semelhantes, o torque do moto r se mantém sem alterações, ajudando a proporcionar mais suavidade na aceleração inicial, mesmo com pouca aceleração. O ruído da aceleração é menos perceptível, proporcionando uma experiência mais agradável na utilização diária. Ao dirigir em condições de potência menor, como em grandes centros urbanos e estacionamentos – a maior precisão do atuador de troca de marchas permite que a transmissão funcione de forma mais silenciosa.
Em condições normais de condução, o GT-R se comporta como um veículo com tração traseira, com o torque repartido em 0:100, podendo ser ajustado em 50:50 dependendo da velocidade, aceleração lateral, ângulo de esterçamento, rotação do pneu, superfície de rodagem e velocidade angular.
Suspensão inteligente
Exclusivo do GT-R, o sistema de amortecedores ajustáveis ao moto rista, batizado de DampTronic pela alemã Bilstein, que utiliza informações provenientes de vários sistemas do veículo para prover forças de amortecimento e um alto nível de controle para uma série de situações de condução, foi melhorado por meio de um novo obturador da válvula, reduzindo perdas de resistência.
Assim como no modelo anterior, o sistema DampTronic oferece três opções de configuração ao moto rista: Normal, Comfort (para um máximo de flexibilidade) e R. Na versão 2017, a configuração "R" e "Comfort" oferecem ainda mais esportividade e uma dirigibilidade mais suave ao condutor.
Mas é em situações extremas que o novo GT-R demostra todo o seu valor para fazer curvas. Ele é 4% mais rápido em testes de slalom do que o modelo anterior. A estabilidade em linha reta em alta velocidade (250 km/h) também foi melhorada, exigindo menor correção do esterçamento e menos ações do condutor.
Freios poderosos
A capacidade de frenagem do modelo é resultado da ação das pinças dos freios monobloco Brembo com seis pistões na dianteira e quatro na traseira, discos flutuantes tipo full-floating Brembo com 15,35"" na frente e 15,0"" na traseira, rotores duplos perfurados, e das pastilhas de freio de alta resistência, produzidas em liga leve, que minimizam a perda de força e proporcionam uma performance de frenagem intensa.
Sistema ativo de controle de ruídos
O Controle Ativo de Ruído (ANC – Active Noise Cancellation) identifica e reduz ruídos indesejáveis de baixa frequência, pela instalação de microfones posicionados estrategicamente na cabine, que empregam uma onda de som na mesma amplitude por meio de alto-falantes antirruído, anulando sons indesejáveis.
Além disso, a válvula de controle eletrônico que equipa o novo sistema de escape de titânio ajuda a controlar a ressonância do silencioso, que poderia criar um ruído indesejável de "estrondo". Além disso, o sistema ANC e a válvula de controle eletrônico eliminam este ruído, controlando também os sons de baixa frequência.
Graças à instalação dos novos silenciosos de titânio com válvula de controle eletrônico, o sistema ativo de melhoria do som (ASE – Active Sound Enhancement) leva a potência do moto r diretamente para a cabine. O ASE define a frequência e o volume do som proveniente de fontes específicas (como o escapamento), comparando-os ao mesmo tempo com informações relacionadas, como velocidade do moto r e outros parâmetros-chave do veículo. O sistema processa o sinal sonoro através do amplificador do sistema de áudio, reproduzindo-o dentro da cabine pelos alto-falantes.
O condutor pode ajustar a capacidade de controle do som por meio das três configurações de condução do veículo – Normal, Comfort e R. Além disso, um comando de controle do ruído do sistema de escape permite reproduzir menos ruídos do moto r no momento da partida. Ao pressionar o comando de controle do ruído do sistema de escape antes da ignição, a válvula eletrônica instalada dentro do sistema de escape é fechada, permitindo um funcionamento mais silencioso na partida do moto r, que é mantido por um breve espaço de tempo enquanto o veículo é dirigido em rotações mais baixas. Quando fechada, a válvula eletrônica localizada dentro do sistema de escape permite uma redução de 10 dB em comparação com o dispositivo na posição aberta – o que é uma diferença substancial na qualidade do som em termos volumétricos para o ouvido humano.
Revista Comprecar
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