Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Nova Saveiro 2017 chega com visual aprimorado e mais tecnologia

Nova Saveiro 2017 chega com visual aprimorado e mais tecnologia

Suspensão elevada proporciona melhor uso off-road e transporte de carga em todas as condições de uso

A Nova Saveiro foi apresentada ao mercado brasileiro com nova identidade visual, mais tecnologia e pequenas mudanças estruturais. Sem mudar sua plataforma, e seguindo a mesma receita do Novo Gol, a Volkswagen fez modificações pontuais na nova picape, para deixa-la mais competitiva no mercado brasileiro. Para isso, a picape chega com mais robustez, e passa a incorporar os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect, os mais modernos e interativos do mercado.
 
Como já acontecia anteriormente, a picape continua a contar com três opções de carroceria (simples, estendida e dupla) e recursos ainda inéditos na categoria de picapes compactas derivadas de automóveis, como ESC (controle eletrônico de estabilidade) e freios ABS off-road. A Nova Saveiro será comercializada somente a partir de abril nas concessionárias da marca.
 
Pela primeira vez ao longo dos 33 anos de história da Saveiro no Brasil, a picape derivada do Gol ganha identidade própria, ainda que as diferenças não sejam tão profundas. Com visual independente do Novo Gol e do Novo Voyage, a Nova Saveiro traz estilo exclusivo agora.
 
Na parte frontal são novos o capô que está mais elevado e o conjunto ótico e o recorte do capô que margeia os faróis. O para-choque dianteiro também é diferente do utilizado no Novo Gol e no Novo Voyage. Conforme a versão, o para-choque da nova Saveiro traz dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis.
 
A Nova Saveiro também incorpora um novo painel e um volante multifuncional, semelhante ao do Golf. O instrumento combinado também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco.
 
App-Connect
 
A Nova Saveiro traz quatro opções de sistemas de infotainment: “Media”, “Media Plus”, “Composition Touch” e “Discover Media”. É a picape compacta com a maior oferta de sistemas de infotainment, e a mais conectada do mercado nacional.
 
De série na versão Highline, o novo sistema “Media Plus” já conta com as funções principais de conectividade, tais como: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card e leitor de CD, e pode ser combinado aos recursos “Park Distance Control” (exibindo em sua tela a silhueta do veículo em manobras de estacionamento) e volante multifuncional, com desenho semelhante ao do Novo Golf e do Novo Passat.
 
O “Composition Touch” passa a ser oferecido para a Nova Saveiro nas versões Trendline, Highline e Cross. O “Discover Media”, ofertado nas versões Highline e Cross, proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela colorida e de alta resolução do sistema de  infotainment, como se fosse um espelho, e sem comprometer a segurança na condução do veículo. O “Composition Touch” oferece, entre outros itens, tela colorida de 5” de alta resolução sensível ao toque, com funções avançadas de conectividade, como leitor de mensagens (SMS). É compatível com o sistema MirrorLink, para smartphones com a plataforma Android certificados, oferecendo interatividade e entretenimento com segurança.
 
O “Discover Media” é o sistema de infotainment mais avançado de todos e conta com navegação integrada, tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque (com sensor de aproximação), e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect.
 
Conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central. As entradas para SD-Card ficam nas laterais da área frontal dos sistemas de infotainment. As entradas Aux-in e a porta USB ficam posicionadas no console do veículo. Tudo ao alcance do moto rista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia dos modelos, considerados referência nesses quesitos em sua categoria.
 
É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.
 
O sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.
 
Opcional para a versão Trendline da Nova Saveiro, o sistema “Media” já conta com as funções básicas de conectividade, tais como: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card.
 
Sistema App Connect
 
A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartphones (Samsung, HTC, Sony e LG). Com o App Connect, a Volkswagen expande a gama de plataformas de smartphones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartphones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Vale lembrar que nos compactos da Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.
 
Duas opções de moto res
 
Sem novidades na moto rização, a nova Saveiro mantém a oferta anterior. O moto r 1.6 litro – 16 válvulas de 120 cv, continua a ser oferecido na versão Saveiro Cross, disponível nas carrocerias estendida e dupla (não existe na cabine simples). Sua potência máxima é de 120 cv  a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv  à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
 
O já conhecido moto r 1.6 litro – 8 válvulas de 104 cv equipa todas as outras versões da Nova Saveiro. São elas a nova versão Robust (de entrada) e as versões Trendline e Highline. Quando abastecido com etanol (E100), a potência desse moto r 1.6 é de 104 cv  a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Com gasolina (E22), a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm.
 
Desempenho
 
Na Saveiro Cross Cabine Dupla, essa é a picape com o melhor desempenho de seu segmento. Com o moto r 1.6 litro – 16 válvulas, a Saveiro Cabine Dupla Cross tem velocidade máxima de 173 km/h (gasolina) e de 176 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 10,6 segundos e 10,1 segundos, respectivamente. A carga útil com essa moto rização é de até 616 kg.
 
Com moto r 1.6 – 8 válvulas de 104 cv e cabine simples, a Nova Saveiro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h 10,7 segundos (etanol) e 11 segundos, com gasolina no tanque. A velocidade máxima é de 174 km/h (etanol) e 172 km/h (gasolina). Já com cabine dupla, a Nova Saveiro apresenta praticamente o mesmo vigor nas acelerações, com números praticamente iguais: 10,9 segundos (etanol) e 11,2 segundos (gasolina). A velocidade máxima é de 172 km/h (etanol) e 170 km/h (gasolina).
 
Melhoria na suspensão
 
Alterações no conjunto de suspensões e a adoção de novos pneus deixaram a Nova Saveiro mais alta em relação ao solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira independente tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio.
 
Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem melhor estabilidade, e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira é ainda mais elaborada, com uma barra estabilizadora adicional.
 
As versões disponíveis
 
Robust - Voltada ao trabalho, a Nova Saveiro Robust está disponível apenas em cabine simples e traz de série protetor de caçamba, banco do moto rista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para moto rista e passageiro, barra para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15, entre outros itens. Entre os opcionais disponíveis estão vidros e trava elétricos, chave tipo “canivete”, sistema de som com rádio AM/FM, CD –player, Bluetooth, mp3 player e entradas USB e Aux-in, além de terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.
 
Além da nova versão Robust, a Nova Saveiro também está disponível nas versões Trendline (simples, estendida ou dupla), Highline (dupla) e Cross (estendida ou dupla).
 
Trendline – Essa versão intermediária conta, de série, com equipamentos como direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. Como opcional a Saveiro Trendline oferece ar-condicionado, sistema de infotainment “Media” (que já conta com as funções básicas de conectividade, tais como Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card) e suporte para celular. Também são opcionais o sistema ‘Composition Touch”, volante multifuncional com comandos do sistema de som, suporte para celular, Park Pilot (sensor de estacionamento), faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável em altura e distância e rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”, entre outros itens.
 
Highline – Essa versão topo de linha (ofertada apenas na cabine dupla) se diferencia externamente pelo friso lateral cromado. Além dos recursos oferecidos na versão Trendline, a Saveiro Highline Cabine Dupla traz ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave tipo “canivete” com controle re moto , coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas “Calcário” e sistema de infotainment “Media Plus”. Como opcionais há o suporte para celular, banco de couro sintético (“Native”), capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”, tapetes de carpete, Park Pilot (sensor de estacionamento traseiro), sistema de infotainment Composition Touch ou Discover Media.
 
Cross - Essa versão é exclusivamente equipada com o moto r 1.6 litro – 16 válvulas de 120 cv e traz, além de todos os itens da configuração Highline, acrescenta: volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15) e faróis com a função Coming & Leaving Home. A versão Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Como opcionais, a Nova Saveiro Cross oferece suporte para celular, módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (off-road), espelho retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético Native e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros “Park Pilot”, entre outros itens.
 
Freios eficientes
 
Exclusivamente na Saveiro Cross, a picape traz freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Esse sistema confere mais conforto ao moto rista, uma vez que os freios demandam menos força para realizar a mesma desaceleração. Isso sem falar que os freios da Saveiro têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado.
 
Sistemas suplementares de segurança
 
A Saveiro Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Além do ESC, essa versão também conta com ABS off-road, recurso exclusivo que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”. O BAS busca a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem. O ASR (controle de tração) auxilia o moto rista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência e o EDS (bloqueio eletrônico do diferencial) aciona o freio da roda com menor tração, proporcionando melhor eficiência à saída do veículo em pisos de baixa aderência. Também exclusivos, o HHC é o controle de assistência de partida em rampa e o HDC é o controle de descida, que, em baixa velocidade, aciona os freios automaticamente, com mais segurança e controle.
 
Preços e versões
 
- Saveiro Robust Cabine Simples: R$ 45.530
- Saveiro Trendline Cabine Simples: R$ 47.970
- Saveiro Trendline Cabine Estendida: R$ 52.730
- Saveiro Trendline Cabine Dupla: R$ 56.270
- Saveiro Highline Cabine Dupla: R$ 63.070
- Saveiro Cross Cabine Estendida: R$ 66.110
- Saveiro Cross Cabine Dupla: R$ 69.250