Novo Toyota RAV4 será hibrido e chega em Junho
Quinta geração do SUV chega ao Brasil com motorização exclusivamente híbrida
A Toyota apresentou o novo RAV4 que chega a 5ª geração. Produzida nas fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão, introduz grandes mudanças. Vale ressaltar que o RAV4, comercializado no mundo desde 1994 foi, em 2018, o SUV mais vendido no mundo.
O modelo estará disponível no Brasil a partir do dia 13 de junho de 2019. Serão duas versões, S Hybrid e SX Hybrid, com preços de R$ 165.990,00 e R$ 179.990,00.
Plataforma TNGA
Sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar o desempenho do veículo e destacar as características únicas de cada modelo. A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada GA-K (mesma do Camry). Sua finalidade é criar veículos melhores por meio de cinco fundamentos principais: Conforto ao dirigir; Habitabilidade; Praticidade de uso; Compromisso com o meio ambiente e Segurança.
Versões para o Brasil
Essa nova geração do Toyota RAV4 chega ao Brasil em duas versões com sistema de propulsão híbrido auto recarregável (não é plug-in), além de uma transmissão variável contínua, e tração sob demanda inteligente nas quatro rodas tipo AWD.
A versão de entrada S Hybrid chega com sete airbags, faróis com LED e ajuste automático de altura, bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS), banco do motorista ajuste elétrico e duas memórias, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7 polegadas combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”, sistema de partida do motor por botão (Engine Start/Stop Button), chave presencial (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros, freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Hold, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC), dentre outros.
A versão SX Hybrid acrescenta teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).
Mudanças no tamanho
O novo RAV4 Hybrid é mais baixo, mais ágil e mais estável. Apresenta novas dimensões em relação à geração anterior. O veículo está mais baixo (-10 mm), a largura total do veículo foi aumentada (+10 mm), a distância entreeixos foi aumentada (+30 mm), recebeu maior distância mínima em relação ao solo (+15 mm) e traz rodas maiores.
Tecnologia embarcada
Esta geração apresenta grandes novidades em termos de equipamentos de conforto, tecnologia e conectividade em relação à anterior. Todas as versões possuem uma tela colorida de TFT 7 polegadas, que permite ao motorista escolher entre um aspecto analógico ou digital.
O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, possui controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S Hybrid, enquanto a versão SX Hybrid, conta com comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. No painel central, o modelo conta com ar-condicionado integrado digital Dual Zone e sistema S-Flow. Ela também incorpora uma câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que contribuem para maior segurança.
Organização interior e espaço
O novo interior traz várias soluções de ergonomia. Os assentos dos bancos traseiros são ajustáveis e rebatíveis, além de contar com descansa-braços central e porta copos.
Com capacidade para 580 litros, o porta-malas do Novo RAV4 Hybrid é um dos maiores da categoria. As versões S Hybrid e SX Hybrid contam com chave com comandos integrados para trava e destrava das portas e do porta-malas, enquanto a última ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno por chave ou por sensor de movimento (passando o pé embaixo do para-choque traseiro).
Propulsão híbrida inédita
O novo sistema de propulsão híbrida é inédito. Ele é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.
O motor à combustão do novo RAV4 é um 2.5 litros DOHC de 4 cilindros e 16V. Ele incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ao mesmo tempo, incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.
O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia. Em cada roda da frente existe um motor elétrico, e as rodas traseiras são exclusivamente tracionadas pelo terceiro motor elétrico.
Com esse sistema híbrido, o Novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.
Transmissão e modos de condução
Todas as versões do novo RAV4 Hybrid incorporam um novo tipo de transmissão HEV Transaxle continuamente variável (conjunto de engrenagens planetárias) controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatada.
Todas as versões contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e SportNa versão SX, há a opção de trocas simuladas de marcha no volante, proporcionando maior prazer e emoção ao dirigir.
Tração nas quatro rodas inteligente (AWD)
Este sistema de tração fornece torque às rodas traseiras dependendo da situação, por meio de um dos motores elétricos, localizado no eixo traseiro. Além disso, incorpora a função AUTO LSD, usada para sair das condições de deslizamento por meio do bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão, que são aquelas que têm tração.
Toyota Safety Sense
Pela primeira vez no Brasil, o Toyota RAV4 Hybrid incorpora o pacote de segurança ativa "Toyota Safety Sense" para a versão SX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas combinado com uma câmera para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
O sistema de pré-colisão frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e um radar para detectar veículos que circulam à frente. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista através de avisos sonoros e visuais, e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System - LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite, sem atrapalhar outros motoristas. O AHB alterna automaticamente entre os faróis altos e baixosde acordo com a situação.
O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao "cruise control" que permite a condução a uma velocidade pré-determinada. O ACC calcula a distância, e ajusta a velocidade para manter uma distância predeterminada de veículo a frente.
Máxima segurança
A nova geração do Toyota RAV4 recebeu cinco estrelas, de cinco possíveis, nas categorias de Proteção de Ocupantes Adultos e Proteção de Ocupantes Infantis do Latin NCAP. Além disso, pela primeira vez um veículo Toyota recebeu dois reconhecimentos simultaneamente pelo Latin NCAP: o de Frenagem de Emergência Autônoma (AEB), em virtude do pacote Toyota Safety Sense (TSS), e o de Proteção de Pedestres.
Além disso, possui uma coluna de direção retrátil e uma carroçaria projetada para maximizar a proteção dos ocupantes em caso de colisão. O controle de assistência de arranque em subida (HAC), o sistema de frenagem de estacionamento elétrico com função de auto-hold, a câmera de ré com sensores dianteiros e traseiros e o sistema ISOFIX de ancoragem para cadeirinha de criança complementam o pacote de segurança.
Revista Comprecar
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