Novos Sandero, Logan e Stepway 2020 chegam ao mercado
Destaque para nova assinatura luminosa, câmbio automático CVT X-Tronic e 4 airbags de série
A linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway acabam de chegar com design atualizado, mais segurança e nova nomenclatura para as versões. Entre as principais novidades, Sandero, Logan e Stepway contam com novos para-choques dianteiros e uma nova assinatura luminosa com luzes diurnas de LED, no formato de “C” ao redor dos faróis. Essa alteração no farol não foi feita na versão R.S. do Sandero, que continua a utilizar a frente já conhecida anteriormente. Alinhado com a nova identidade mundial da marca, todos os modelos trazem nova grade com detalhes cromados. Exclusivamente no Sandero e Stepway, observam-se novas lanternas traseiras com guias em LED (apenas na posição de lanterna), com novo formato que invadem a tampa do porta-malas, dando personalidade e dinamismo aos modelos. O Logan não teve alteração no estilo da lanterna traseira.
Os novos Sandero e Logan já podem ser encontrados nas concessionárias do grupo Valec, com unidades em Sorocaba, Jundiaí, Campinas, e Valinhos. Mais informações pelo site www.valecrenault.com.br/home
Nova nomenclatura
A nomenclatura das versões passa a seguir a mesma usada globalmente pela Renault: Life, Zen, Intense e Iconic (disponível apenas para Stepway e Logan). Os motores são os já conhecidos 1.0 litros SCe de três cilindros, e o 1.6 litro SCe de 4 cilindros.
Mudanças no interior
O interior de todos os modelos traz novos materiais. O interior do teto agora é escuro e as portas têm acabamento em tecido ou couro, dependendo da versão. O volante em couro tem detalhes em cromo anodizado.
Os bancos também são novos e trazem evolução nos padrões de revestimentos em todos os modelos, com estilo mais moderno. Mais largos e com espumas mais espessas em um formato que garante mais conforto e ergonomia.
Cambio CVT
A motorização não teve qualquer alteração em relação a geração anterior. Sandero, Logan e Stepway continuam equipados motor 1.6 litro SCe. Mas a novidade é a inclusão do câmbio automático CVT X-Tronic (já visto no Duster e Captur) que substituiu a antiga solução robotizada de simples embreagem EasyR. A nova solução agrega mais conforto na condução do dia a dia.
A transmissão CVT X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio, simulando seis marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.
Pensando no conforto, há o sistema Lock-up com Active Slip Control. Neste sistema, a polia é liberada de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear. Essa característica garante acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois “segura” a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.
MOTOR SCe
O 1.0 SCe 12V de três cilindros tem duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, tecnologia inédita entre os motores de entrada, oferecendo 90% do torque máximo (10,5 kgfm) já a 2.000 rpm. A potência é de 82 cv com etanol.
Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. A potência máxima é de 118 cv com etanol e o torque é de 16 kgfm.
O motor 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, na versão com câmbio manual, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas. Este sistema garante uma economia de até 5% de combustível.
Segurança
Todas as versões de Sandero, Logan e Stepway trazem de série quatro airbags (dois frontais e dois laterais), além de duas fixações Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro e estrutura da carroceria reforçada.
As versões equipadas com o câmbio CVT X-Tronic e motor 1.6 litro, e também a esportiva R.S. 2.0, oferecem, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampas (HSA), proporcionando mais segurança.
Equipamentos
Todas as versões com câmbio CVT X-Tronic trazem ainda de série rodas de 16 polegadas e novos detalhes externos, como as molduras nas caixas de rodas, que os diferenciam das versões com câmbio manual.
Outra novidade em todas as versões é a chave tipo canivete, com comando de abertura e fechamento das portas. Além de prática e moderna, esconde a parte metálica quando não está sendo usada, ocupando menos espaço na hora de guardar no bolso ou na bolsa.
Multimidia
Sandero, Logan e Stepway a partir da versão Zen (a Life de entrada não tem) são equipados com central multimidia Media Evolution. Essa é uma evolução da central Media Nav, que deixou de ter GPS embarcado, para contemplar a tecnologia com integração Android Auto e Apple Carplay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque.
O Media Evolution ainda traz as funções Bluetooth, câmera de ré (em algumas versões), Eco Scoring e Eco Coaching – que ajudam o motorista a economizar combustível auxiliando na maneira de dirigir –, acessadas diretamente no carro.
SANDERO
O Sandero tem o maior comprimento (4.070 mm), o maior entre-eixos (2.590 mm) e o maior porta-malas da categoria (320 litros). O modelo é oferecido nas versões: Life (com motor 1.0 SCe e câmbio manual), Zen (com motor 1.0 SCe ou 1.6 SCe e câmbio manual ou CVT X-Tronic), Intense (com motor 1.6 SCe e câmbio CVT X-Tronic) e R.S. 2.0 (com motor 2.0 e câmbio manual de seis marchas).
O Sandero R.S. com motor 2.0 aspirado, entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos.
Na linha 2020, o Sandero R.S. 2.0 traz novas rodas diamantadas de 17 polegadas na cor preta diamantadas e herdou características da série limitada Racing Spirit, como as pinças de freio na cor vermelha, que, juntamente com a nova assinatura luminosa traseira em LED, a dianteira com a lâmina F1, o aerofólio preto, o duplo escapamento e os novos adesivos nas laterais com a assinatura Renault Sport, que reforçam a esportividade do modelo.
O interior também traz características herdadas da série limitada Racing Spirit, como o teto na cor preta e os bancos com faixas duplas na cor vermelha. No apoia braço, as portas ganharam revestimento de tecido que parece fibra de carbono, ressaltando a esportividade do Sandero R.S. 2.0.
O único opcional do novo Sandero da linha 2020 é a pintura branca ou metálica. As opções de cores para o Sandero são as novas azul Iron (exclusiva do modelo) e cinza Cassiopée, além de branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré e vermelho Vivo. Para o esportivo Sandero R.S. 2.0 as opções são vermelho Fogo, branco Glacier, prata Étoile e preto Nacré.
Principais itens de série de cada versão do Sandero:
Life 1.0 (R$ 46.990): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 15 polegadas.
Zen 1.0 (R$ 49.990) e Zen 1.6 (R$ 55.990): Todos da versão Life mais Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch”e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).
Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 62.990): Todos os itens da Zen manual mais câmbio automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas caixas de roda.
Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 65.490): Todos os itens da versão Zen CVT mais ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.
R.S. 2.0 (R$ 69.690): Todos os itens da Zen manual mais assistente de partida em rampas (HSA); controle eletrônico de estabilidade (ESP), ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta diamantadas. A pintura branca é de série.
LOGAN
Na linha 2020, o Logan mantém as características que fizeram dele um sucesso, mas agora a principal novidade é a opção do câmbio automático CVT X-Tronic, além de quatro airbags de série em todas as versões e um novo visual na dianteira.
Nas versões com câmbio CVT X-Tronic (Intense e Iconic) o sedan conta com altura elevada da suspensão em 40 mm, e molduras nas caixas de roda que dão mais imponência ao modelo, além de rodas de 16 polegadas. A Renault chama esse conceito de Cross-Light.
O espaço interno continua sendo um dos pontos fortes. Cinco pessoas viajam confortavelmente, graças à boa distância entre-eixos de 2.635 mm, que supera a medida dos seus principais concorrentes. O amplo espaço interno também é percebido no porta-malas, de 510 litros, um dos maiores do segmento.
Assim como no Sandero, o único opcional no novo Logan 2020 é a pintura branca ou metálica. Entre as opções de cores para o Logan estão a nova cinza Cassiopée, além de branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré e vermelho Vivo.
Principais itens de série de cada versão do Logan:
Life 1.0 (R$ 50.490): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 16 polegadas.
Zen 1.0 (R$ 53.490) e Zen 1.6 (R$ 59.490): Todos da versão Life mais Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch” e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).
Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 66.490): Todos os itens da Zen manual mais câmbio automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas caixas de roda.
Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 68.990): Todos os itens da versão Zen CVT mais ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.
Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 71.090): Todos os itens da Intense CVT X-Tronic mais bancos de couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.
STEPWAY
O visual do Stepway sempre foi um dos diferenciais do modelo. A maior altura do solo – 185 mm, 45 mm a mais que o Sandero com câmbio manual – facilita a condução do dia a dia, encarando as valetas e lombadas das cidades. Agora na linha 2020, o modelo está mais robusto com um novo para-choque dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis (dianteiros e traseiros) na cor prata, que reforçam ainda mais o visual SUV. As lanternas com tecnologia em LED, com máscara preta, conferem um estilo mais moderno ao Stepway, com uma assinatura luminosa exclusiva. O Stepway 2020 traz novas rodas de 16 polegadas bíton diamantadas, na cor cinza Erbe, contribuindo para o visual diferenciado do modelo.
Internamente, o veículo tem elementos que reforçam através do estilo a identidade diferenciada do modelo, como a assinatura Stepway em baixo relevo no detalhe em cromo acetinado do volante, além da identificação 3D e baixo relevo nos bancos e elementos de cor.
O Stepway sempre vem com motor 1.6 SCe e três versões de acabamento: Zen com câmbio manual; Intense com câmbio CVT X-Ttronic e Iconic, com câmbio CVT X-Tronic.
Assim como o Sandero e o Logan, o Stepway também vem completo de fábrica. O único opcional fica por conta da pintura branca ou metálica. O bege Dune estreia como cor exclusiva do Stepway, que também é oferecido nas cores cinza Cassiopée, branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré e vermelho Vivo.
Principais itens de série de cada versão do Stepway:
Zen 1.6 (R$ 61.190): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, Stop&Start e rodas de 16 polegadas Flexwheel.
Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 70.990): Todos os equipamentos da versão Zen mais Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.
Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 73.090): Todos os itens da Intense CVT mais bancos de couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.
Os novos Sandero e Logan já podem ser encontrados nas concessionárias do grupo Valec, com unidades em Sorocaba, Jundiaí, Campinas, e Valinhos. Mais informações pelo site www.valecrenault.com.br/home
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil