Anuncie seu veículo já! Saiba mais

O que saber antes de comprar o primeiro carro?

O que saber antes de comprar o primeiro carro?


Cinco dicas que vão te ajudar a fazer a melhor escolha.

O primeiro carro é uma das realizações mais marcantes na vida de uma pessoa. Para que essa conquista seja plena e feliz, é importante ter algumas coisas em mente e tomar alguns cuidados.
Veja a seguir o que você deve saber antes de comprar o primeiro carro e dicas para fazer a melhor escolha possível.
 
1. Seu limite de gastos
A sua capacidade de pagamento é o ponto de partida para pesquisar os modelos. Conhecer bem o seu valor máximo te ajuda a procurar com mais objetividade e diminui os riscos de assumir uma dívida que não poderá ser honrada depois.
O ideal é ter em mãos uma entrada de pelo menos 30% do valor total do veículo e não comprometer mais do que 25% do orçamento mensal com prestações.
 
2. As despesas ocultas
Normalmente associamos comprar carro ao valor das parcelas e o combustível. Mas tem muito mais por aí. Transferência, IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, seguro privado, estacionamento, manutenções, limpeza... Esses gastos também fazem parte e podem dar uma tremenda dor de cabeça se você não se precaver antes. Não se esqueça deles no seu planejamento.
 
3. Suas necessidades
Isso também vai te ajudar a procurar com mais clareza, sem enrolações. O que seu primeiro carro precisa ter? Avalie alguns itens:
 
- Ele será para andar mais na cidade ou na estrada?
- O porta-malas deve ser grande ou pequeno?
- Qual é o consumo de combustível?
- Motor econômico ou potente?
- Levar mais do que dois passageiros será comum ou raro?
- A manutenção é fácil e barata?
 
Depois de encontrar algumas opções que atendam às suas necessidades, avalie outros itens mais desejáveis, como acessórios, design, conforto e performance.
 
4. Carro novo ou usado?
A primeira vantagem de optar por um usado é não pagar pela depreciação. Com o mesmo valor de um carro novo, você consegue um usado melhor e com mais acessórios. Além disso, é uma opção mais indicada para os primeiros anos de experiência ao volante, quando os pequenos arranhões e pequenas batidas são mais comuns.
Por outro lado, a probabilidade de problemas mecânicos é maior. Por isso a atenção tem que ser redobrada na hora de pesquisar.
Quanto tiver algum modelo em mente, procure resenhas e opiniões de outros donos e converse com conhecidos que tenham o mesmo modelo.
 
5. Seja atento
Não tenha medo de ser o chato da vez. São as suas economias que estão em jogo e você quer que o seu primeiro carro lhe traga felicidade.
Pergunte e verifique tudo o que for possível. Compare valores, faça um test drive e peça ajuda de pessoas mais experientes. De preferência, leve um mecânico de confiança. Vale até pedir uma vistoria.
E não se esqueça de pesquisar se o carro tem alguma pendência. Entre no site do Detran do estado correspondente ao veículo e faça uma pesquisa com o número da placa e do Código Renavam.