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PSA Peugeot Citroën lança o novo motor PureTech Flex

PSA Peugeot Citroën lança o novo motor PureTech Flex

Motor de 3 cilindros será o mais econômico do Brasil, no novo Peugeot 208

A PSA Peugeot Citroën estreia no mercado brasileiro o seu novo moto r PureTech 1.2 litros aspirado de 3 cilindros Flex, que estará no novo Peugeot 208 (que será lançado oficialmente no início de Abril), e que teve o início de sua produção em série na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.
 
O novo moto r 1.2 litros de três cilindros Flex, que pertence à família PureTech foi desenvolvido para América Latina, e representa o que a PSA tem de mais moderno em sua linha, em todo o mundo. Além disso, o novo Peugeot 208, que também teve a produção industrial iniciada, marca uma fase muito importante para a PSA. Esse moto r será mais o econômico, e com menor nível de emissões de CO2, do Brasil. O 208 passa a ser o primeiro veículo da PSA em todo o mundo a receber esta nova moto rização Flex. Mas é certo que o novo moto r deverá equipar modelos da Citroën, como o C3.
 
O lançamento industrial do Novo Peugeot 208 se insere na estratégia do Grupo PSA de produzir localmente veículos modernos, com alto nível de tecnologia embarcada e de qualidade. A adoção do moto r PureTech (que neste primeiro momento vem da França) reforça este direcionamento, caracterizando uma verdadeira ruptura tecnológica no que se refere aos conceitos de moto res usados no Grupo PSA.
 
O Novo 208 tem o nível de eficiência energética mais alto do Inmetro, atingindo a classificação “Triplo A”, figurando entre os melhores da sua categoria, do mercado e em emissões. Comparando-se sua autonomia com qualquer concorrente no Brasil de acordo com a última tabela publicada pelo Inmetro, pode ser considerado o mais econômico do país.
 
O novo moto r PureTech 1.2 litros
 
A moto rização PureTech é uma das mais sofisticadas do Grupo PSA. Em 2015, em Stuttgart, na Alemanha, a sua versão Turbo ganhou o Prêmio de "Motor do Ano" na categoria dos moto res com cilindrada entre 1 e 1.4 litro  (“The International Engine of the Year Awards”). A versão enviada ao Brasil, agora transformada em Flex, é fabricada em Trémery, na França.
 
Seu tamanho compacto, peso reduzido e materiais inovadores de baixo atrito são fatores essenciais na sua bem-sucedida busca por desempenho, economia e baixo nível de emissões. Menor e naturalmente aspirado de 3 cilindros, ele reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 em média em cerca de 20% em comparação com alguns moto res de 4 cilindros de potência equivalente, segundo testes internos da PSA. 
 
Esse moto r possui tecnologia de última geração, com foco em economia de combustível e redução das emissões de poluentes. Aqui, destacam-se as 4 válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas, correia em óleo, bomba de óleo variável (para reduzir o atrito), sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (split cooling) e coletor de escapamento integrado no cabeçote.
 
Para o funcionamento com o etanol, a sua taxa de compressão foi elevada dos 11:1 originais para 12,5:1; o sistema de partida a frio funciona com aquecimento de combustível no injetor (eliminando o reservatório de combustível chamado de “tanquinho”); o conjunto pistão-anéis foi reforçado com a utilização de injetores de óleo fundo de pistão; as válvulas e sedes foram reforçados; e foram instaladas velas especiais. Abastecido com 100% de etanol, o Novo 208 com esta moto rização 1.2l de 3 cilindros alcança a potência máxima de 90 cavalos a 5.750 rpm e torque máximo de 127 Nm a 2.750 rpm. Esse moto r aposentará o moto r 1,5 litro aspirado da PSA.
 
O novo Peugeot 208
 
Com início em setembro de 2013, o projeto do Novo Peugeot 208 contou com inúmeros testes de rodagens e validações de qualidade e segurança, que permitiram o desenvolvimento dessa nova geração do modelo, incluindo inovações em seu estilo e, principalmente, em sua gama de moto res. O desenvolvimento do Novo Peugeot 208 contou com o trabalho do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design da PSA Peugeot Citroën, o Latin America Tech Center, que tem sede no Brasil, além de uma equipe multinacional de desenvolvimento com engenheiros brasileiros, franceses e argentinos.
 
O novo 208 será anunciado oficialmente nos dia 5 e 6 de Abril.