Salão do automóvel de Paris (parte 2)
As novidades das marcas alemãs, sendo que algumas vão chegar ao mercado brasileiro
Audi
A Audi revelou novos produtos no Salão do Automóvel de Paris. A fabricante de Ingolstadt mostra pela primeira vez ao público o novo Q5 e o RS 3 Sedan. Outros modelos em destaque são A5 e S5 Sportback.
O Q5 tem uma história de sucesso, afinal é o SUV mais vendido no mundo em sua categoria. A nova geração segue os passos de seu antecessor. Em Paris, diversas características do modelo foram destacadas em sua primeira aparição pública.
O novo Q5 é ainda mais eficiente e dinâmico, graças aos novos moto res, ao peso reduzido e a melhor aerodinâmica entre seus concorrentes. A nova tração quattro com tecnologia ultra também tem seu papel. O equipamento desengata o eixo traseiro sempre que seu uso não for necessário, reativando o sistema automaticamente quando preciso. Esse novo conceito aumenta a eficiência sem diminuir a tração ou a dinâmica de condução.
Os clientes terão várias opções de de versões, incluindo suspensão a ar. O Q5 tem uma ótima conectividade devido ao Audi connect, que oferece vários serviços a bordo. O moto rista e os passageiros podem acessá-los pelo Virtual Cockpit, pelo display MMI ou pelo sistema de entretenimento traseiro.
Diversos sistemas de assistência ao condutor se encarregam de segurança, conforto e eficiência – como alerta de abertura das portas, sistemas avançados de economia de combustível ou funções de condução semiautônomas.
O RS 3 Sedan é uma demonstração de pura potência no estande da Audi em Paris. O novo modelo aumenta a família RS, e assume o lugar de sedan mais esportivo da categoria de compactos. Com moto r 2.5 TFSI, que desenvolve 400 cv e torque máximo de 480 Nm, o RS 3 Sedan é simplesmente uma explosão de potência, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. A frente mais larga que a do modelo convencional, a grade Singleframe com o logo quattro e as grandes saídas de escapamento ovais dão ao novo membro da linha RS suas características distintas. O interior também remete ao universo do automobilismo.
Os instrumentos do painel têm fundo preto com ponteiros vermelhos e escalas na cor branca. Como opcional, o Virtual Cockpit traz uma tela especial RS: o conta-giros fica posicionado no centro. Nas laterais, aparecem informações sobre pressão dos pneus, torque e força G.
O novo A5 Sportback surge como uma figura elegante. O cupê de cinco portas chama a atenção por seu design arrebatador. Entre os destaques de estilo estão a dianteira reta, a larga grade Singleframe e o capô vincado. Uma característica marcante na lateral são as linhas que formam uma onda tridimensional. Mas o A5 Sportback não é apenas bonito, mas também desenvolvido para o uso diário. Quase todas as dimensões internas aumentaram. O porta-malas tem capacidade para 480 litros. Na Alemanha, há cinco opções de moto res a escolha, sendo duas a gasolina e três a diesel, que produzem entre 190 cv a 286 cv. Já o S5 Sportback é equipado com um 3.0 TFSI de 354 cv e traz o sistema de tração quattro de série. As versões de duas portas do modelo, A5 e S5 Coupé, também estão em exibição no salão francês.
A versão top de linha da família Q7, o SQ7 TDI, também é mostrado pela primeira vez no evento. O SUV é o primeiro modelo de produção da marca equipado com compressor elétrico (EPC). O equipamento dá suporte aos dois turbos do moto r 4.0 TDI em baixas rotações, eliminando o “turbo lag” – as hesitações na aceleração. A energia é fornecida pelo subsistema elétrico de 48 volts, uma tecnologia nova neste segmento. O SQ7 TDI desenvolve potência de 435 cv e um torque maciço de 900 Nm. Esse conjunto faz com que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, com velocidade máxima controlada eletronicamente de 250 km/h.
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz também traz importantes lançamentos. Seis novos veículos foram apresentados. A marca também contou com dois conceitos, o Vision Mercedes-Maybach 6, que apresenta uma nova concepção de design para coupés de luxo, e o Generation EQ, que demonstra os próximos passos do que a Mercedes-Benz considera a geração futura de veículos elétricos.
O novo Classe E foi exposto em sua versão Estate, na versão AMG Sport. Dessa forma, a principal proposta do Mercedes-AMG E 43 Estate é oferecer todas inovações da nova família e excelente desempenho, combinados com amplo espaço interno. Ao todo, seu volume total de carga é de 1.820 litros, com assentos rebatidos. Com relação à performance, o modelo é equipado com moto r V6 biturbo de 3.0 litros que gera 401cv e 520 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Dessa forma, o Mercedes-AMG E 43 Estate se destaca por ser um dos automóveis mais versáteis do portfólio atual, sendo uma excelente opção para clientes que buscam a sofisticação de um sedã executivo, capacidade de carga de um utilitário e desempenho de um superesportivo.
A versão All-Terrain do Classe E tem lançamento previsto para 2017, na Europa, e é um veículo destinado tanto para famílias como para uso em momentos de lazer. Equipado de série com sistema de suspensão AIR BODY CONTROL, tração integral 4MATIC, rodas de 19 e 20 polegadas (respectivamente na dianteira e traseira), e com maior distância para o solo, seu comportamento é quase como o de um SUV puro. Além disso, seu visual mais alto e robusto o difere da versão Estate tradicional, caracterizando o Classe E All-Terrain como um veículo que reflete os novos padrões de design que a Mercedes-Benz pretende seguir no futuro. Grade frontal, spoilers nas laterais e traseira elevada são outras características de utilitários esportivos incorporadas ao modelo. Para sua estreia mundial o Classe E All-Terrain será apresentado na versão E 220 4MATIC com o recém-desenvolvido moto r a diesel de 2.0 litros, quatro cilindros, que gera 194cv e 400 Nm de torque. Para as versões futuras, o modelo oferecerá opções de seis cilindros. Com relação ao câmbio, será o 9G-TRONIC de nove velocidades para todos.
O Mercedes-AMG GT chega com três variações: Mercedes-AMG GT R, Mercedes-AMG GT Roadster e Mercedes-AMG GT C Roadster.
O Mercedes-AMG GT R apresenta uma série de melhorias para um superesportivo. Os novos desenhos de asas dianteiras e traseiras permitem maior aderência e a realização de curvas em velocidades ainda mais elevadas. Novos para-choques dianteiro e traseiro e novo aerofólio melhoram a eficiência aerodinâmica e ajudam a garantir uma excelente estabilidade. A grade frontal com aletas verticais remete ao modelo utilizado na categoria GT3 e enfatiza ainda mais o DNA de competição do veículo. Pela primeira vez, características puras de um modelo de corrida passam a fazer parte da produção de um AMG de rua. Com relação à performance, o Mercedes-AMG GT R conta com moto r V8 de 4.0 litros que gera 585 cv e 700 Nm de torque. Ele ainda conta com transmissão AMG SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades, proporcionando respostas rápidas e precisas. A nova versão da família AMG GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,6s e atinge velocidade máxima de 318 km.
Além da versão mais potente da família AMG GT, o Salão de Paris conta com o lançamento dos modelos Mercedes-AMG GT Roadster e Mercedes-AMG GT C Roadster.
Ambos são equipados com moto r V8 de 4.0 litros e transmissão AMG SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades. Enquanto o Mercedes-AMG GT Roadster oferece 476 cv e 630 Nm de torque, o Mercedes-AMG GT C Roadster tem como base a versão GT R e oferece 557 cv e 680 Nm de torque.
Outra novidade é o novo Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé. Equipado com moto r V6 biturbo de 3.0 litros e câmbio automático 9G-TRONIC, o modelo gera 367cv de potência e 520 Nm de torque, oferecendo um comportamento acima da média para um SUV desse porte. Esse conjunto mecânico de moto r e transmissão, combinados com suspensão adaptativa e tração integral auxiliam para que o modelo se adeque a qualquer condição de direção e ao estilo de diferentes públicos. O Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé se destaca pelo design marcante mantendo sua identidade de utilitário, pelo desempenho de um superesportivo e pelo conforto que oferece aos ocupantes do veículo, independentemente da condição da via.
Entre os conceitos está o Vision Mercedes-Maybach 6 que apresenta uma nova tendência de design para coupés de luxo. Com cerca de seis metros de comprimento e rodas de 24 polegadas, ele possui características típicas de um coupé tradicional. O Vision Mercedes-Maybach 6 reflete a concepção da marca para o futuro no desenvolvimento de veículos com o mais alto nível de sofisticação e exclusividade. Além disso, ele é projetado para ser referência em aerodinâmica e eficiência por meio de um moto r elétrico que gera 750 cv e possui autonomia de mais de 500 km.
Com a apresentação do Generation EQ a marca tem como objetivo demonstrar os próximos passos para a direção elétrica, representada por um SUV coupé. O Generation EQ apresenta uma nova proposta de usabilidade para veículos movidos à bateria, por meio de características que unem sustentabilidade e autonomia a excelentes performance e dinamismo. Com tração integral e um moto r que gera 700 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 Km/h em menos de cinco segundos, o modelo foi desenvolvido para se adaptar a qualquer condição de tráfego. Além disso, seu interior prioriza conectividade e direção autônoma, por meio de display com projeção 3D e uma série de novos sistemas de auxílio de condução. A sigla EQ remete a “Electric Intelligence" (Inteligência Elétrica) e foi inspirada em um dos valores presentes na marca Mercedes-Benz: Emotion and Intelligence (Emoção e Inteligência).
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil