Segunda geração do Range Rover Evoque chega ao Brasil
Primeiras unidades serão da versão topo de linha R-Dynamic HSE P300, preço a partir de R$ 322.300
A segunda geração do Range Rover Evoque chega oficialmente ao mercado brasileiro. A versão R-Dynamic HSE, topo de linha do modelo, será a primeira a ser disponibilizada aos clientes brasileiros, ao preço de R$ 322.300. As pré-vendas do modelo começam hoje em todas as concessionárias Jaguar Land Rover do País e as primeiras entregas aos clientes serão realizadas no decorrer de Julho.
As primeiras unidades a desembarcarem no mercado brasileiro contam com opcionais como o kit de design exterior “black pack”, que oferece um visual ainda mais arrojado com uma série de detalhes em preto na traseira, na dianteira e nas saídas de ar laterais do veículo.
Lançado em 2011, o Range Rover Evoque representou o maior sucesso em vendas da Land Rover nas últimas décadas. Até hoje, mais de 750 mil unidades do modelo foram comercializadas em todo o mundo, sendo 27 mil só no mercado brasileiro.
Entre as grandes novidades do modelo está o motor Ingenium P300 a gasolina de 2.0 litros, que desenvolve 300 cv de potência e 40,8 Kgfm de torque. O propulsor é acompanhado da tecnologia MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle, na sigla em inglês – que utiliza a energia cinética gerada pela desaceleração do modelo para alimentar uma bateria de 48V que trabalha de forma auxiliar ao motor à combustão.
Acompanhado do já renomado sistema de transmissão automático ZF de 9 velocidades com opção para trocas manuais por meio de “borboletas” dispostas na parte de trás do volante, o modelo é capaz de sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 242 km/h.
Sua estrutura foi completamente reformulada e traz um chassi 13% mais rígido em relação à versão anterior, o que garante ainda mais estabilidade e reduz os níveis de vribração e ruído dentro do habitáculo.
A distância entre-eixos do modelo ficou 21mm maior, o que, aliado ao novo desenho de suspensção traseira, mais compacta e leve, proporciona ao novo Evoque um porta-malas com 591 litros de capacidade, 8% a mais em relação à versão anterior, além de maior espaço para pernas aos passageiros do banco de trás.
Off-Road
A altura do modelo em relação ao solo é de 212 mm, enquanto os ângulos de ataque e saída são 25° e 30,6°, respetivamente. Para explorar toda a capacidade fora de estrada, o modelo é equipado com uma série de sistemas como o Hill Descent Control, o Gradient Release Control e o All-Terrain Progress Control.
Também, pela primeira vez, o Evoque chega de série no mercado brasileiro com o sistema Terrain Response 2. Com ele, o condutor pode, não só escolher entre quatro modos de direção (Asfalto, Areia, Grama-Cascalho-Neve e Lama-Buracos) mas, também conta com o modo Automático, que permite o Evoque selecionar o modo mais apropriado para as condições e ajustando as configurações de tração, suspensão e relação de marchas automaticamente, de acordo com o tipo de terreno.
O novo Range Rover Evoque também tem uma capacidade maior para a transposição de trechos alagados. Agora o veículo é capaz de atravessar trechos com até 60 centímetros de profundidade, ante 50 da versão anterior.
Para total conforto no asfalto, o modelo traz série sistema de câmera traseira, Controle de Cruzeiro Adaptativo com Assistente de Direção, sistema de Assistência à Manutenção da Faixa, a Frenagem Autônoma de Emergência e o Monitor de Atenção do Condutor para manter os passageiros seguros.
Tecnologia
Ainda dentro da lista de equipamentos de assistência ao condutor, o Range Rover traz o sistema ClearSight Ground View, a realização do conceito de “capô transparente” que a Land Rover apresentou no protótipo Discovery Vision em 2014.
Por meio de câmeras na grade dianteira e nos espelhos laterais, o sistema é capaz de projetar na tela táctil da central multimídia uma imagem 180 graus da parte dianteira do carro. Dessa forma, o veículo pode auxiliar na visibilidade em terrenos mais complicados ou em zonas muito estreitas na cidade.
O espelho retrovisor interno do Novo Evoque possui a função ClearSight, tecnologia que eleva seu nível de funcionalidade, ao torná-lo uma tela que transmite imagens em alta resolução de um aspecto mais amplo do que ocorre atrás do modelo. O sistema pode ser ativado quando a visão do motorista está obstruída por qualquer motivo.
As imagens transmitidas pelo espelho são captadas por uma câmera e projetadas no espelho. A tecnologia é inédita na Jaguar Land Rover e o Evoque é o primeiro veículo do segmento a trazê-la ao mercado brasileiro.
O novo Range Rover Evoque também traz uma central multimidia completamente nova e intuitiva. Chamado Touch Pro Duo, o sistema traz uma combinação de duas telas táteis de LCD de alta definição, uma com 10 polegadas e uma de 12,3 polegadas colocada atrás do volante, no quadro de instrumentos. O resultado é um interior exclusivo “oculto”, até que as telas sejam ativadas e totalmente configuráveis.
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil