Serviço conectado Chevrolet cresce 10 vezes mais que ritmo do mercado
Marca soma 265 mil carros conectados ativos no Brasil, o que representa avanço de mais de 30% em relação ao ano anterior
O isolamento social acelerou o processo de digitalização durante a pandemia e a conectividade avança não apenas entre os aparelhos eletrônicos, mas também com os automóveis. Líder em inovação, a Chevrolet registrou em 2021 recorde com sua frota de carros conectados ativos. Ao todo, são 265 mil clientes apenas no Brasil usufruindo de serviços como o Wi-Fi veicular, o OnStar e o myChevrolet app - este montante de usuários representa um incremento superior a 30% em relação ao ano anterior, ou 10 vezes mais que o ritmo de crescimento do mercado de automóveis e comerciais no país. Confira detalhes do serviço da Chevrolet aqui: https://youtu.be/lnsqeedbdNI
A relação mostra como a conectividade está ganhando ainda mais importância dentro do universo da mobilidade, mesmo com os gargalos globais enfrentados pela cadeia de fornecedores que atingem outros segmentos do mercado também.
O próprio Bluethooth, considerado o pontapé da conectividade, nasceu para trazer mais segurança. Afinal, ele permite que o motorista atenda chamadas de telefone pelo sistema de áudio do veículo sem tirar as mãos do volante e os olhos da estrada. O segundo nível veio com a chegada do Android Auto e Apple Car Pay, possibilitando a projeção de aplicativos do smartphone na tela do veículo.
A Chevrolet foi igualmente pioneira ao apresentar o primeiro carro nacional com telemática avançada OnStar. Como esta tecnologia estabelece a conexão via internet do automóvel com uma central de atendimento, quando acontece um acidente mais grave, a ocorrência com a geolocalização é imediatemente infomada e os atendentes entram em contato com os ocupante para entender qual tipo de socorro se faz necessário.
Manutenção em dia também traz mais sossego às pessoas. Pelo fato de o OnStar fazer parte da arquiterura eletrônica do automóvel, ele é capaz de identificar possíveis anomalias e a proximidade do momento de revisões. De 2020 para 2021, as manutenções periódicas sinalizadas via OnStar cresceram 70%, sendo que mais de 27 mil proprietários fizeram seu agendamento online. Mais de 1,1 milhão de diagnósticos sobre as condições do veículo -- como troca de óleo e pressão de pneus -- foram enviados aos proprietários.
O OnStar também emite alertas para o WhatsApp do usuário, caso ele assim deseje. O uso intenso deste canal de relacionamento com os clientes também se destacou no ano passado. Foram enviados mais de 220 mil alertas de revisão aos clientes e mais de 15 mil alertas de bateria com baixo nível de carga, a maioria por deixar o carro sem uso por períodos prolongados, situação comum em época de isolamento social. Aqui, usuários que seguiram as orientações do OnStar evitaram ter de recorrer à assistência técnica ou de adquirir uma bateria nova. Ninguém, numa emergência, gostaria de se deparar com um carro que não tem energia para dar a partida no motor.
Outra funcionalidade do OnStar disponível é a atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo via OTA (over the air). O processo é semelhante ao que ocorre com smartphones e permite melhoramentos sem que o motorista precise necessariamente se deslocar até uma concessionária para realizar o serviço.
Atualmente todo portfólio de novos produtos da Chevrolet oferece serviços de conectividade, desde o superesportivo Camaro até o compacto Onix. O modelo de entrada da marca passou recentemente a trazer OnStar também para as versões intermediárias (RS, LTZ e Midnigh). Antes, era exclusividade da configuração mais sofisticada, a Premier. O Onix juntamente com o Tracker são os atuais campeões de vendas em seus respectivos segmentos e os que lideram os índices de digitalização da marca. De suas unidades equipadas com a tecnologia, 98% deles têm o sistema ativo. O público familiar e o perfil antenado dos consumidores contribuem para este fenômeno.
Próximo da totalidade também é o percentual de veículos roubados localizados pelo OnStar. Isto porque, assim que a central é informada e autorizada, ela inicia o rastreamento e pode até fazer o bloqueio do motor para facilitar as buscas por parte das autoridades. O caso do furto de um veículo de uma concessionária Chevrolet em Belém (PA), em setembro, ganhou repercussão nacional pela rápida recuperação do automóvel graças a este sistema.
Aplicativos nativos de streaming
O OnStar irá completar sete anos no mercado brasileiro e representa o terceiro nível de conectividade. A telemática avançada trouxe consigo outro benefício interessante: a possibilidade de comandar funções do veículo à distância pelo smartphone ou smartwatch. Travar e destravar as portas, fazer um check-up dos principais sistemas do veículo e consultar a quilometragem são algumas das funcionalidades mais acessadas pelos usuários, assim como dar a partida remota para pré-climatizar a cabine. Um conforto que foi acessado mais de 400 mil vezes no último ano.
A tecnologia mais recente é o Wi-Fi nativo. Chegou ao Brasil com o Cruze 2020 e hoje se transformou em um dos produtos mais desejados pelo consumidor. A primeira razão é o sinal de internet 4G até 12 vezes mais estável, em função das antenas amplificadas da Chevrolet. Até sete aparelhos simultâneos podem ser pareados à rede própria do veículo. Este serviço é muito útil para quem utiliza com frequência aplicativos como Waze, Spotify e WhatsApp e não quer sofrer com muita oscilação de sinal.
O Wi-Fi nativo também é valorizado por clientes que dependem de internet móvel para trabalhar e não querem ficar consumindo o plano de dados do smatphone. Fundamental para a agricultura de precisão, este recurso faz muito sucesso na picape S10, a preferida do agronegócio.
A procura pelos planos de Wi-Fi veicular da Chevrolet também apresenta crescimento. Ao todo foram vendidos mais de 8 mil pacotes de dados por mês no último ano. Sendo que, de cada 100 carros conectados da marca, 95 deles estavam atrelados a um plano com pacote de dados móveis. Um índice realmente impressionante.
Uma curiosidade: o Nordeste foi a região do país que registrou a maior utilização dos serviços de Wi-Fi nativo da Chevrolet, representando 13% de todo consumo de dados da frota, seguida pela região Centro Oeste, com 9,5%.
O Wi-Fi nativo representa o quarto nível de conectividade, o mais avançado do mercado, e está disponíveis em veículos equipados com o OnStar de nova geração.
Na Chevrolet, determinados serviços conectados são gratuítos, como o de atualização e diagnóstico remotos além de notificações de manutenção. O OnStar é atualmente comercializado em dois pacotes. O Connect dá acesso, entre outros, ao aplicativo myChevrolet, enquanto o Protect conta, por exemplo, com resposta automática em caso de acidente, serviços de emergência e recuperação veicular. Já o Wi-Fi tem planos de 2GB, 5GB, 10GB e 20GB, para atender consumidores com diferentes perfis.
O próximo passo em relação à conectividade são os aplicativos de streaming Spotify e a assistente Alexa nativos ao multimídia MyLink de veículos Chevrolet sem a obrigatoriedade do pareamento do sistema com um aparelho externo para fornecer sinal de internet. O recurso vai estrear em breve com o Novo Equinox.
Esta solução chega em um momento em que cada vez mais pessoas valorizam conteúdo personalizados, no formato e horário mais condizentes para elas. Os serviços por demanda rapidamente se popularizaram e já estão disponíveis para smartphones, para as TVs residenciais. Agora vão transformar a experiência a bordo nos automóveis. O ritmo avançado de crescimento dos serviços conectados Chevrolet acompanham a demanda por veículos cada vez mais tecnológicos pelo mercado.
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil