Stellantis comemora sete anos de operações do Polo Automotivo de Pernambuco

Planta é responsável pela produção de quatro sucessos de mercado: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e a picape Fiat Toro
A planta automotiva considerada a mais moderna do setor na América Latina até então foi inaugurada em 28 de abril de 2015. Sete anos depois, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, continua na vanguarda da inovação e da sustentabilidade. Sua instalação vem mudando a realidade socioeconômica da região e transformando também o mercado de veículos brasileiro com o lançamento de quatro modelos líderes em seus segmentos. Desde sua inauguração, já foram produzidos mais de 1,2 milhão de veículos no Polo e agora se comemora o marco de fabricação de 350 mil unidades produzidas do Jeep Compass.
Atualmente, mais de 13 mil pessoas trabalham no Polo, considerando a planta Stelantis e o Parque de Fornecedores instalado no mesmo perímetro industrial, formado por 16 empresas. Deste efetivo, cerca de 90% são nordestinos, sendo mais de 85% pernambucanos.
A Stellantis encontra-se no meio de um ciclo de investimento de R$7,5 bilhões na planta pernambucana (de um total de R$16 bilhões para o Brasil) até 2025, focados principalmente no desenvolvimento de novos produtos, na atração de novos fornecedores e desenvolvimento de sistemas de produção. Desde o início da operação até hoje, a Stellantis já impulsionou a instalação de 34 fornecedores em Pernambuco. A estratégia de atração de novas tecnologias e fornecedores para a região continua e a expectativa é que se instalem novas empresas no entorno do Polo, fortalecendo o processo de industrialização da Zona da Mata Norte e de Pernambuco.
Sustentabilidade
O Polo Automotivo Goiana é o primeiro complexo multiplantas a se tornar Carbono Neutro na América Latina, no início de 2021. A iniciativa faz parte da estratégia de descarbonização da Stellantis, que tem como meta a neutralização de 100% das emissões de CO2 decorrentes da Manufatura até 2038, com uma redução de 50% já em 2030.
Desde o início de sua operação, o Polo é Aterro Zero, ou seja, todos os resíduos da produção são encaminhados para uma Ilha Ecológica que faz o tratamento desse material e sua correta destinação. Os resíduos são utilizados também como matéria-prima para o projeto de economia circular Vem Pra Roda, sendo transformados em artigos de moda, como bolsas, mochilas, calçados e outros itens. O índice de reciclabilidade de resíduos no Polo chega a 99,98%.
Outro destaque é a gestão hídrica. O Polo alcançou um índice de 99,5% de reúso da água do ciclo industrial. Isto significa que, a cada mês, cerca de 23 mil metros cúbicos de água deixam de ser captados da rede pública de abastecimento, o equivalente a seis piscinas olímpicas ou ao consumo médio mensal de 7 mil pessoas.
Além disto, o Programa de Biodiversidade, criado como forma de resgatar o bioma nativo da região em que está instalada a fábrica, promove o resgate e a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Como resultado do Programa Biodiversidade Jeep, já foram plantadas mais de 130 mil mudas de 289 diferentes espécies nativas, sendo 27 em risco de extinção. As mudas são produzidas em viveiro próprio, em um dos maiores projetos de conservação da Mata Atlântica no país.
Inovação
Nascido dentro dos conceitos da Indústria 4.0, o Polo Automotivo permanece na vanguarda da inovação no setor através de um time colaborativo e focado em superar os desafios do dia a dia. Hoje, soluções desenvolvidas internamente são exportadas para outras fábricas do grupo no mundo.
Em 2021, a Stellantis, a TIM e a Accenture uniram-se para lançar o primeiro piloto 5G standalone para a indústria automobilística no Brasil aplicado ao ambiente industrial por meio de uma rede privada, que utiliza inteligência artificial e cloud computing de forma inédita. A tecnologia está em testes na planta pernambucana.
350 mil unidades produzidas do Jeep Compass
Lançado em 2016, o Jeep Compass alcançou a marca de 350 mil unidades produzidas no país. Além de ser vendido no mercado nacional, ele também é exportado para outros 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile a partir de Pernambuco.
O modelo é líder do segmento praticamente desde seu lançamento. No ano passado, recebeu atualizações para seguir sendo o número um da sua categoria e, ao lado do Jeep Commander, é um dos veículos nacionais mais tecnológicos produzidos no Brasil.
Revista Comprecar
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