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Toyota apresenta a nova picape Hilux 2016

Toyota apresenta a nova picape Hilux 2016

Completamente reformulada, picape promete conforto próximo de automóvel

A Toyota acaba de apresentar a oitava geração da picape Hilux.Com design totalmente renovado, uma nova plataforma, maior lista de equipamentos de série, novo moto r e transmissão e principalmente uma condução muito mais suave, são as principais características da novidade. Segundo a Toyota, dois pilares nortearam o desenvolvimento dessa nova Hilux: “Uma nova Era para Picapes” e “Mais Hilux do que Nunca”.
 
Inovando radicalmente em relação ao histórico da picape, a nova Hilux chega para oferecer conforto interno comparável ao dos utilitários esportivos, com grande incremento no nível de equipamentos. Isso sem deixar de lado as substanciais melhorias realizadas na estrutura do modelo, que ampliaram o uso prolongado sem quebras, em qualquer tipo de estrada, mesmo que sua capacidade de carga seja explorada no limite.
 
Segundo a Toyota, a nova Hilux reflete principalmente a opinião dos seus proprietários. Tais necessidades ajudaram os engenheiros da Toyota a concluir que a nova Hilux deveria não só ser mais forte, como minimizar o estresse do moto rista. Assim, a nova Hilux oferece também o conforto de pilotagem necessária para cobrir longas e difíceis distâncias, em uma cabine silenciosa, e com mais autonomia.
 
Versões
 
Por enquanto, a nova Hilux terá um número menor de versões. Serão apenas seis diferentes versões da nova Hilux, todas com moto r diesel e tração 4x4. São elas: Chassi-cabine 4x4 e câmbio manual; Standard 4x4 com cabine simples ou dupla, com câmbio manual e a SR, SRV e a nova topo de linha SRX, todas essas com tração 4x4 e câmbio automático.
 
Estilo
 
Fato que a nova Hilux ficou muito mais bonita e moderna. A dianteira traz uma grade frontal mais estreita, e os faróis ficaram mais afilados e expressivos. Para garantir uma aparência mais limpa, a localização dos limpadores e do lavador do para-brisa foi aprimorada. A entrada de ar do intercooler, antes localizada em cima do capô, foi eliminada. Na traseira, destaque para o novo grafismo das lanternas verticais.
 
A versão SRX topo de linha vem equipada com novas rodas de liga leve de 18 polegadas e com pneus 265/60R18, enquanto as versões SRV e SR trazem rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 265/65R17. As outras possuem rodas de ferro de 17 polegadas, com pneus 225/70R17.
 
Comparada à geração anterior, a nova Hilux é 7 cm maior (5,330 mm), 2 cm mais larga (1,855 mm) e 4,5 cm mais baixa (1,815 mm). O entreeixos permanece com 3,08 m. Comparado à geração anterior, o compartimento de carga nas versões cabine dupla está 0,5 cm maior (1,525 mm), 2,5 cm mais largo (1,540 mm) e 3 cm mais alto (480 mm). Da mesma forma, o apoio da tampa da caçamba está equipado com placas de aço, em vez de fios. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e é cromado nas versões SR, SRV e SRX.
 
Interior
 
O interior foi completamente redefinido. Buscando inspiração no Corolla, o painel traz linhas horizontais, volante multifuncional, e painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas multifunção (nas versões SRV e SRX) além de outros elementos compartilhados com o sedan. A iluminação na cor azul do painel de instrumentos cria uma atmosfera mais elegante.
 
A central multimídia chega mais avançada com tela de 7 polegadas e conceito “flutuante”. Inclui ainda novos recursos, como customização de ajuste do veículo. Outras novidades aparecem no banco traseiro. Ele passa a contar com saídas de ar-condicionado, além disso ele é bipartido e o espaço para os joelhos aumentou.
 
O moto rista conta com melhor posição para dirigir, uma vez que o modelo conta com ajuste de altura e profundidade do volante (antes, o volante só tinha ajuste de altura). O novo volante se destaca por sua espessura, garantindo ao moto rista a empunhadura correta e acesso aos controles de volume ou do telefone, presentes nas versões a partir da SR.
 
Equipamentos
 
Desde a versão de entrada, a nova Hilux conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado manual, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.
 
Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR, sendo que nas SR e SRV, os vidros possuem função um toque para subida e descida. A SRX acrescenta o Smart Entry System (ou chave presencial), que permite desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta. Também foi adicionado o botão Push Start, para dar partida no moto r.
 
Nas versões SR, SRV e SRX, o volante traz as funções do áudio, telefone e comandos de voz e porta-luvas refrigerado. Nas versões SRV e SRX acrescenta o controle de cruzeiro.
 
As versões SR, SRV e SRX contam com sistema de áudio integrado à uma tela touchscreen de 7 polegadas, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes. Ela também conta com informações de consumo e câmera de ré, para facilitar manobras de estacionamento. Exclusivamente na Hilux SRV e SRX, existe navegador GPS e TV digital.
 
Nas versões SRV e SRX, a Hilux traz a novidade do sistema de ar-condicionado automático digital de design renovado, que inclui saídas de ar para os bancos traseiros. Outra novidade na SRV e SRX é uma tomada de 220 volts, que pode ser usada para carregar celulares, computadores portáteis, localizada dentro do console central.
 
A versão SRX chega equipada com faróis de LED (similares do do Corolla Altis), com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes diurnas de LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo. As versões SRV e SRX também contam com faróis de neblina.
 
Mais confortável
 
A nova Hilux traz uma suspensão aprimorada. Ela é independente com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora, na dianteira, e eixo rígido com molas semielípticas de duplo estágio, na traseira. Esta nova configuração melhora consideravelmente o conforto, a níveis somente percebidos, até agora, em outras categorias de veículos, como os utilitários esportivos. O novo chassi aprimorou a estabilidade, e o conforto na condução, diminuindo o ruído e a vibração transferida do chão para a cabine.
 
Quanto ao isolamento acústico, o ruído e as vibrações do novo moto r diesel foram reduzidos. Dentre outras medidas adotadas, o painel de isolamento do som do moto r também teve seu tamanho ampliado em 50%. Além disso, foram desenhadas novas mantas isolantes para as portas, diminuindo os sons que vêm do ambiente externo.
 
Novo moto r turbo diesel 2.8 litros
 
A Toyota está apresentando um novo moto r turbo diesel, pertencente à recém-lançada série Global Diesel (GD). Juntamente com a melhora no consumo de combustível, o aumento do torque é a característica mais marcante. O desempenho foi aperfeiçoado com a melhoria da eficiência dos sistemas de injeção e de admissão. Este moto r utiliza corrente, em vez de correia dentada.
 
Denominado 1GD, ele tem 2.8 litros, quatro cilindros em linha, turbo compressor de geometria variável (TGV) e intercooler. Frente ao 3.0 litros anterior 1KD, este moto r tem 6 cv a mais (177 cv a 3.400 rpm) de potência. Com relação ao torque, houve aumento de 22% na picape com transmissão manual (42.8 kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm) e um aumento de 25% na versão com transmissão automática (45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm).
 
Os dados de consumo de acordo com o INMETRO são 9,03 km/l em trecho urbano e excelentes 10,52 km/l em uso rodoviário, para a picape automática. Para a nova Hilux com transmissão manual, os resultados sobem para 9,3 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.
 
Novas transmissões
 
A nova transmissão automática de seis velocidades, que equipa as versões SR, SRV e SRX, foi desenvolvida para potencializar o desempenho do moto r. A nova relação de marchas está ajustada para privilegiar arrancada mais vigorosa em primeira marcha, e elevar a economia de combustível em sexta.
 
As versões Standard, nas configurações com cabines simples e dupla, e chassi-cabine trazem uma nova transmissão manual de seis velocidades, apropriada ao propósito de uso, que é, prioritariamente, o trabalho.
 
Modos ECO e Power
 
O moto rista pode adaptar seu estilo de condução à nova Hilux, selecionando os modos ECO ou Power. O ECO suaviza a aceleração, adequando o curso do pedal do acelerador a uma condução mais econômica e, ao mesmo tempo, dosa o funcionamento do sistema do ar-condicionado. No modo Power, o moto rista pode aproveitar uma direção mais vigorosa, pois o mecanismo realiza um ajuste fino da ECU do moto r, de acordo com o ângulo do pedal do acelerador, proporcionando respostas mais rápidas. Este modo de condução é ideal quando o condutor enfrenta situações de ultrapassagem ou ainda quando o veículo transporta cargas pesadas por longos percursos ou aclives acentuados.
 
Melhor dirigibilidade e segurança
 
Um dispositivo de série, presente em todas as versões, é o bloqueador do diferencial traseiro. Quando ativado, o sistema permite que as duas rodas traseiras girem na mesma velocidade, aproveitando-se de todo o torque disponível, facilitando as manobras para que a picape saia de alguma situação adversa.
 
Nas versões SRV e SRX, a nova Hilux está equipada com o assistente de partida em rampas (HAC), dispositivo que melhora a experiência off-road e facilita as manobras em subidas, acionando os freios automaticamente em uma posição de parada.
 
As versões SRV e a SRX também trazem o controle de tração ativo (A-TRC) e Controle de Estabilidade (VSC). O equipamento previne saídas laterais, aplicando pressão automática nos freios de qualquer uma das quatro rodas que podem estar perdendo aderência, transmitindo mais torque à roda oposta, o que garante a correta operação na tração do veículo.
 
A versão SRX conta agora com o assistente de controle de descida (DAC). Em uma descida muito íngreme, a pressão do freio é enviada às quatro rodas, mantendo a picape em baixa velocidade e sob controle.
 
Com relação à segurança passiva, a nova Hilux é equipada desde a versão de entrada com airbags duplos dianteiros e airbag de joelho para o moto rista em todas as versões. Adicionalmente, as versões cabine dupla trazem cintos de segurança de três pontos (com alarme de alerta) e três apoios de cabeça no banco traseiro; pontos de ISOFIX para ancoragem de cadeira de crianças. Na versão SRX, foram incorporados airbags laterais para moto rista e passageiro da frente, além de airbags de cortina, totalizando sete bolsas infláveis.
 
A nova Hilux foi submetida ao Latin NCAP, e obteve 5 estrelas para proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças.
 
Preços e Cores
 
A nova Hilux estará disponível nas concessionárias a partir de 18 de novembro. As cores disponíveis para a nova Hilux são Branco Polar (Sólido), Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Atitude e, a novidade, Vermelho Volcano.
 
Os preços ficam assim:
 
Chassi (seis marchas manual) R$ 114.860
Cabine Simples (seis marchas manual): R$ 118.690
STD (seis marchas manual): R$ 130.960
SR (seis marchas automático): R$ 162.320
SRV (seis marchas automático): R$ 177.000
SRX (seis marchas automático): R$ 188.120