Toyota inauguração de sua fábrica de motores em Porto Feliz - SP
Planta é a primeira da fabricante a produzir propulsores na América Latina
A Toyota do Brasil inaugurou oficialmente sua nova fábrica de moto res na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo (SP). O complexo ocupa um terreno de 872.500 m2, recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões (18 bilhões de ienes), e emprega, aproximadamente, 320 colaboradores.
Com as novas instalações, a Toyota reforça seu compromisso de contribuir com a sociedade e com a economia do Brasil e da América Latina e Caribe. A fábrica de moto res da Toyota também enfatiza o objetivo da marca de crescer de forma sustentável na região, produzindo carros cada vez melhores.
A fábrica de Porto Feliz é a primeira planta de moto res da Toyota na região. Com capacidade anual de 108 mil unidades, ela produz os modernos, eficientes e duráveis propulsores Dual VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios, produzido em Sorocaba e comercializado no mercado brasileiro e exportado para outros países da América do Sul: Argentina, Paraguai e Uruguai.
A planta de Porto Feliz possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem. Para garantir a qualidade no fim do processo, ela conta com um laboratório avançado para realização dos testes de bancada. Todos estes elementos garantem qualidade superior aos moto res produzidos.
A Toyota do Brasil estuda ainda, conforme anunciado em 2012, a produção de moto res em Porto Feliz para equiparem o sedan médio Corolla.
O início da produção da Toyota do Brasil remonta a 1958, como o estabelecimento da unidade brasileira, a primeira operação da fabricante fora do Japão. Desde então, a Toyota tem cumprido seu objetivo na fabricação de veículos que satisfazem os consumidores, que teve início com os mais de 100.000 unidades do Bandeirante produzidos e vendidos entre 1958 e 2001. Em 1998, a Toyota começou a produção do Corolla, continuando com o plano de crescimento em sintonia com o mercado brasileiro. E, em 2012, inaugurou sua moderna fábrica de Sorocaba, onde produz o compacto Etios, nas carrocerias hatch back e sedã.
A Toyota do Brasil também tem se engajado em diversas iniciativas ambientais enraizadas na comunidade. Exemplos da importância dada pela companhia a essas atividades é o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil ao Projeto de preservação ambiental Costa dos Corais, que, entre outras ações, protege o habitat natural do peixe-boi marinho na região Nordeste. Também vale mencionar a longa parceria da empresa, também englobada por sua Fundação, com o projeto Arara Azul. Entre os projetos locais, merece destaque a construção e manutenção do “Cinturão Verde” em torno de suas plantas, que abrange um total de 245 mil árvores plantadas em Sorocaba e mais de 35 mil em Porto Feliz.
A fábrica de moto res em Porto Feliz é uma das primeiras da Toyota a deter todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem).
Veja a seguir os principais processos inovadores da fábrica de moto res da Toyota em Porto Feliz.
Planta de Porto Feliz da Toyota do Brasil
Investimento: R$ 580 milhões (18 bilhões de Ienes)
Localização: Porto Feliz (SP)
Área total: 872,500 m2
Capacidade de produção: 108 mil unidades/ano
Nº de colaboradores: Aproximadamente 320
Produtos: Motores 1.3L e 1.5L do modelo Etios
Turnos de trabalho: 2 turnos
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil