Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Volkswagen é a fabricante mais inovadora da década

Volkswagen é a fabricante mais inovadora da década

Inovações como motores eficientes e sistemas de segurança se destacam no prêmio

O Grupo Volkswagen destacou-se na décima apresentação anual do prêmio AutomotiveINNOVATIONS, atribuído por conquistas excepcionais na área de inovações na indústria automobilística, como um dos grandes vencedores da noite, recebendo o prêmio de “Fabricante automotivo mais inovador 2015”, assim como um prêmio especial como “Fabricante mais inovador da década”. Os desenvolvedores do Grupo Volkswagen também obtiveram o primeiro lugar nas categorias "Veículo conectado", "Veículo conceito", "Propulsão convencional" e "Sistemas de segurança".
 
Os prêmios AutomotiveINNOVATIONS são atribuídos todos os anos pelo Center of Automotive Management (CAM – Centro de Gerenciamento Automotivo), em colaboração com a firma de auditoria e consultoria PwC (Pricewaterhouse Coopers).
 
O Grupo Volkswagen também garantiu o prêmio de melhor fabricante na categoria "Propulsão convencional". Entre outros pontos, o estudo elogiou a alta proporção de inovações em moto res, como as tecnologias start/stop e de recuperação de energia que permitem uma redução de consumo média de 14%. Além disso, a ampla gama de moto res altamente eficientes chega às várias marcas do Grupo com muita rapidez.
 
O Grupo Volkswagen também reafirmou seu posicionamento pioneiro na categoria "Sistemas de segurança", graça aos seus numerosos sistemas de assistência e segurança. Muitas inovações estão sendo introduzidas no novo Audi Q7, incluindo o assistente de prevenção de colisões, o assistente de visão noturna (que reconhece animais e pessoas) e o assistente de tráfego em cruzamentos (que evita colisões com veículos ao entrar no fluxo do tráfego e em baixa velocidade).  Menções especiais também foram feitas aos destaques tecnológicos do atual Passat, que incluem o primeiro sistema de Assistência de Emergência do mundo e o novo Trailer Assist (assistente de reboque), que facilita a realização de manobras com trailers.
 
O estudo do CAM também revela a clara liderança do Grupo Volkswagen ao apresentar a maioria das inovações na categoria "Veículo conectado". Nesse sentido, a tendência tem sido o desenvolvimento de novos conceitos de operação e display, como o "Cockpit Virtual" do Audi TT. O conceito de controle do veículo do Volkswagen Golf R Touch, onde várias telas de toque substituem os controles convencionais, também foi elogiado.
 
O estudo também apontou um posicionamento importante no campo de "Veículos conceito / carroceria". No atual Passat, o uso de metais de baixo peso na carroceria e chassi permitiu uma redução de peso de até 85 kg. Mais ainda, os aços de alta resistência e o alumínio usados no Audi Q7 levaram a uma redução de peso de até 325 kg.  Na categoria "Veículos conceito", foi destacado o conceito Audi TT Sportback - uma mescla de carro-esporte e cupê de quatro portas.
 
O Centro de Gerenciamento Automotivo (CAM), localizado em Bergisch-Gladbach, é um instituto independente para pesquisa empírica de temas relativos ao automóvel e a mobilidade e promove o extenso estudo juntamente com a agência de consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). Este ano, a análise abrangeu 18 grupos automotivos globais e um total de 53 marcas. Nos últimos dez anos, o CAM tem acompanhado os novos desenvolvimentos em tecnologia veicular para identificar tendências futuras e perfis de inovação nas empresas automobilísticas globais, em várias categorias.