Volkswagen Golf é o veículo mais seguro produzido no Brasil
De acordo com os novos testes do Latin NCAP, Volkswagen Golf confirma alta segurança
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O Volkswagen Golf é reconfirmado o mais seguro veículo fabricado no Brasil, de acordo com novos testes realizados pelo Latin NCAP. Os resultados foram divulgados no dia 15 de março 2017. Após essa nova rodada de testes, o modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) atingiu a pontuação mais alta entre todos os veículos avaliados pelo Latin NCAP, de acordo com a nova metodologia de avaliação, e obteve cinco estrelas na proteção para adultos e crianças, além do prêmio Latin NCAP Advanced por oferecer o recurso de segurança Front Assist.
Dessa forma, o Golf repetiu o excelente resultado obtido pela versão fabricada no México, testada em 2014 (e que também havia mantido as cinco estrelas para adultos e crianças do modelo alemão) – o hatch Volkswagen foi o primeiro carro a receber a classificação máxima no Latin NCAP.
Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.
A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança") nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.
O Golf traz de série conteúdo de itens de segurança de alto nível, compreendendo a robusta estrutura da carroceria, sete airbags, uma combinação de cintos de segurança de última geração, controle de tração e sistema ISOFIX de fixação para “cadeirinhas” infantis.
Prêmio Advanced para Front Assist
Além de obter a classificação máxima na proteção para adultos e crianças, o Volkswagen Golf recebeu também o prêmio Latin NCAP Advanced por oferecer o sistema de monitoramento frontal “Front Assist”. Esse reconhecimento é oferecido desde 2016 pelo Latin NCAP aos modelos “5 estrelas” que dispõem de tecnologias para prevenção de acidentes e mitigação de lesões a pedestres como item opcional ou de série.
O Front Assist funciona com um sensor de radar integrado à frente do veículo, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.
O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, as consequências de um possível impacto sejam minimizadas. A função City Emergency Brake (frenagem urbana de emergência) faz parte do Front Assist.
Se for necessário, essa função inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.
Sobre as novas regras do Latin NCAP
O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l'Automobile), FIA Foundation e ICRT (International Consumer Research & Testing), o Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.
Desde janeiro, os crash tests estão sendo realizados com protocolos mais rigorosos. Então, para se alcançar a nota máxima de cinco estrelas ou quatro estrelas, o veículo deverá ser equipado com controle eletrônico de estabilidade (ESP), por exemplo.
Além disso, ao contrário do que acontecia antes, são realizados três testes de colisão, ao invés de apenas um. A avaliação de proteção para crianças terá duas situações de colisão, sendo uma no impacto frontal, com 40% da largura do carro atingida pelo obstáculo numa velocidade de 64 km/h, e outra no impacto lateral, com o uso de uma máquina atingindo o automóvel a 50 km/h.
Já no teste de proteção para adultos, há uma nova avaliação, onde um impacto lateral a 30 km/h empurrará o veículo contra um poste de 2,54 metros de comprimento. Equipamentos de segurança como airbags, alerta de afivelamento de cinto, sistema Isofix, entre outros, também serão avaliados. Para que o veículo consiga cinco estrelas, deverá apresentar pelo menos 27 dos 32 pontos possíveis nos testes, além de controle de estabilidade e aprovação no teste de poste.
Outra novidade do Latin NCAP é que os automóveis com novas tecnologias, como sistemas de frenagem de emergência e de proteção para pedestres, recebem “prêmios de tecnologia avançada”, que serão entregues também a modelos com menor lesão em caso de atropelamento.
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Revista Comprecar
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