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Volkswagen ID.3 é o primeiro modelo elétrico da marca

Volkswagen ID.3 é o primeiro modelo elétrico da marca

Modelo tem sistema de bateria que possibilita autonomia de até 550 quilômetros

A Volkswagen e seus clientes estão embarcando numa nova era de mobilidade ambientalmente amigável e irão mostrar o ID.3 totalmente elétrico no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2019. O primeiro modelo da linha de produtos MEB para veículos elétricos apresenta balanço neutro de CO2 e impressiona com os altos níveis de dinamismo de condução característicos dos carros elétricos.

Todos os modelos ID.3 1ST trazem a versão de bateria mais popular, que disponibiliza um conteúdo de energia útil de 58 kWh. A versão de produção em série também oferecerá mais tarde uma opção menor de bateria, com conteúdo energético de 45 kWh e autonomia de até 330 quilômetros, assim como uma bateria maior, com 77 kWh e autonomia máxima de 550 quilômetros. Com uma tomada de 100 kW é possível recarregar o ID.3 1ST com energia suficiente para cobrir uma distância de aproximadamente 290 quilômetros (WLTP) – uma autonomia consideravelmente maior do que era possível anteriormente no segmento dos veículos compactos.

A Volkswagen oferecerá uma garantia de oito anos ou 160.000 quilômetros para as baterias do ID.3, ressalvando assim sua longevidade. Com dimensões externas comparáveis ao Golf, o ID.3 oferece um interior maior do que em qualquer outro veículo de sua categoria. Como na Alemanha o preço básico do modelo de produção em série ficará abaixo de € 30.000, o valor do carro será comparável ao de veículos compactos típicos, após a dedução dos subsídios governamentais antecipados. O ID.3 será entregue na Alemanha a partir da metade de 2020.

O ID.3 é o primeiro Volkswagen baseado na recém desenvolvida estratégia modular com propulsão elétrica, conhecida pela sigla MEB. Todos os futuros modelos ID. também serão oferecidos exclusivamente com propulsão totalmente elétrica. Esse sistema foi otimizado em torno da bateria, para alcançar máxima autonomia mantendo os custos no mínimo possível. Graças ao enfoque do projeto, também há numerosos benefícios em termos do conjunto, isto é, na disposição dos componentes de propulsão e unidades auxiliares, assim como na distribuição do espaço no interior do veículo. A propulsão elétrica do ID.3 consiste primariamente no motor síncrono com imã permanente, incluindo a eletrônica de potência e a caixa de transmissão, que foram integrados no eixo traseiro. 

Uma bateria plana de alta voltagem foi acomodada na parte inferior da carroceria para economizar espaço, assim como unidades auxiliares, como o compressor do ar-condicionado ou a cremalheira da direção, que foram integrados à dianteira do veículo. A eletrônica de potência controla o fluxo de energia de alta voltagem entre o motor e a bateria. Nesse processo, o sistema converte a corrente contínua (CC) fornecida pela bateria para corrente alternada (CA), para movimentar o motor. 

O sistema elétrico de 12 V com corrente contínua é alimentado simultaneamente com baixa voltagem por um conversor CC/CC. A força é transmitida do motor para o eixo traseiro utilizando uma caixa de transmissão com uma marcha. O motor, eletrônica de potência e a transmissão formam uma unidade compacta.

De forma geral, ele tem aproximadamente o mesmo comprimento de um Golf, mas graças aos balanços mais curtos sua distância entre eixos é maior do que a de qualquer outro veículo em sua categoria. Traduzindo em números, isso significa que o ID.3 com quatro portas tem 4.261 mm de comprimento, 1.809 mm de largura e 1.552 mm de altura, com 2.765 mm de distância entre os eixos. Segundo a norma DIN, seu peso líquido mínimo é 1.719 quilogramas. A seção da traseira tem meros 2,36 metros quadrados de área, resultando num coeficiente de arrasto (Cx) de 0,267. O diâmetro de círculo do ID.3 é 10,2 metros, comparável ao de um carro pequeno e adequado de forma ideal para ambientes urbanos.

O motor elétrico no eixo traseiro gera 150 kW e disponibiliza um torque máximo de 310 Nm. Consequentemente, modelo atinge uma velocidade máxima de 160 km/h. O modelo não tem qualquer previsão de ser vendido no Brasil. Por aqui o mais próximo de um veículo elétrico que a Volkswagen oficializará em breve, será o Golf GTE, versão híbrida plug-in do Golf que pode ser carregada na tomada e andar em modo totalmente elétrico.

Em Sorocaba e região, toda linha da Volkswagen pode ser encontrada nas concessionárias do grupo Abrão Reze, na cidade de Sorocaba. Mais informações pelo site: https://volkswagen.abraoreze.com.br/