Volkswagen investe em Laboratórios de Motores e Emissões

Marca possui o maior número de modelos com melhor eficiência energética, segundo INMETRO
A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 50 milhões em 12 novos equipamentos e ampliação dos laboratórios emissões e de moto res na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Iniciado em 2011, o investimento inclui novos dinamômetros de bancada (estático, para moto res) e de chassis (dinâmico, com o carro em movimento), entre eles o primeiro dinamômetro da indústria brasileira para testes em veículos 4X4.
O investimento também inclui a ampliação da área de acondicionamento de veículos melhorando a infraestrutura para realização de testes. Nessa área, os carros permanecem por 12 horas, com temperatura controlada, antes de serem testados.
Pioneiro na indústria, o laboratório de emissões inaugurado em 1976 (10 anos antes de existir no Brasil a lei de controle de emissões de gases) destina-se a medir os gases emitidos pelos veículos produzidos pela marca no Brasil e Argentina para o desenvolvimento, homologação e controle de produção.
O Laboratório de Emissões da Volkswagen do Brasil está entre os três maiores do País, e realiza em torno de 40 testes de emissões por dia. Cerca de 0,4% dos veículos produzidos pela marca no Brasil, destinados ao mercado brasileiro, são testados no laboratório, além dos veículos também fabricados na Argentina.
O Laboratório de Motores também presta suporte ao desenvolvimento e homologação de novos veículos e moto res. Graças aos testes é possível medir e orientar, por exemplo, o melhor ajuste de potência, torque, nível de emissões entre outros para cada moto r.
Os testes
Antes de iniciar os testes, os veículos ficam em “repouso” absoluto por 12 horas na área de acondicionamento com temperatura controlada de 20 a 26°C. No teste de emissões, o veículo roda no dinamômetro de chassis e “percorre” um caminho que simula condições reais de trânsito, com acelerações, frenagens, ultrapassagens, congestionamentos e paradas aos semáforos.
Os veículos rodam nos dinamômetros em várias condições, como partida com o moto r frio, com moto r aquecido e com temperaturas mais elevadas. Em um tubo colocado no escapamento do veículo os gases são coletados e analisados com o objetivo de desenvolver moto res cada vez mais com o foco na preservação do meio ambiente. Diariamente, os especialistas analisam os gases emitidos por protótipos e veículos de produção em série, bem como avaliam o consumo de combustível.
Programa de Etiquetagem Veicular
De acordo com os dados mais atuais divulgados pelo INMETRO (25/8/2014) a Volkswagen do Brasil é a marca com o maior número de versões e modelos que atingiram a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) no ranking mais recente divulgado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). São 41 modelos e versões no total que receberam classificação A em suas categorias, o que representa uma melhor eficiência energética, traduzida em um melhor índice de consumo de combustível.
Revista Comprecar
- Notícias 17/04/2025 Cresce a adesão aos planos de revisão pré-paga da Ford E garantia estendida
- Notícias 15/04/2025 Audi do Brasil confirma a chegada do novo Audi A5 Ao País em 2025 com 272 cavalos de potência e tração quatro
- Notícias 15/04/2025 Jeep® celebra 10 anos de produção no Brasil Produção no polo industrial da Stellantis, em Goiana, e planeja diversas ações nos próximos meses.
- Notícias 15/04/2025 Ford Pro inicia 2025 com crescimento no Brasil E na América do Sul
- Notícias 15/04/2025 Volvo EX90 e Volvo XC90: enfim, em solo brasileiro Dois novos modelos topo de linha