Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Volkswagen Nivus recebe “5 estrelas” no novo protocolo de testes do Latin NCAP

Volkswagen Nivus recebe “5 estrelas” no novo protocolo de testes do Latin NCAP

Com resultado, o modelo se junta ao Taos, primeiro modelo a conquistar as 5 estrelas nas avaliações do Latin NCAP, em dezembro do ano passado

O Volkswagen Nivus acaba de obter a nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. Atualmente, a marca alemã é a única a conquistar as 5 estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, agora com Nivus, e em dezembro do ano passado com o Taos.

Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Nivus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportados para 15 países nas Américas Central e Sul.

Além de ter sido o primeiro carro desenvolvido 100% de maneira digital pela marca no Brasil, sem a construção de protótipos, o modelo também foi o primeiro a contar com robôs no processo de desenvolvimento do sistema de frenagem autônoma de emergência, conhecido como AEB (Autonomous Emergency Brake). 

No ano/modelo 2022, o Nivus passou a ser ofertado com novos equipamentos e ficou ainda mais seguro. A versão Comfortline passou a vir de fábrica com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de Emergência) e Start-Stop. A lista de equipamentos de série do SUV cupê é ampla e contempla ainda seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR), faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em LED, entre outros. 

Recentemente, o modelo atingiu 100 mil unidades vendidas. Para sua fabricação, a planta Anchieta recebeu novas instalações na área de armação. Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados. O Nivus também é o primeiro carro totalmente desenvolvido na América Latina a ser produzido na Europa.

Testes mais rigorosos 

O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em 4 grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota geral é definida pelo menor índice entre os 4 grupos.
 
No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo , impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura. 

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis. 

No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo. 

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).

Para mais informações do Volkswagen Nivus, acesse: vecolveiculos.com.br