Volkswagen quer veículos elétricos acessíveis

Primeiro veículo elétrico da nova geração chegará no final de 2019
A Volkswagen, como parte da campanha ELECTRIC FOR ALL (Elétricos para Todos), apresentou a Arquitetura Modular de Propulsão Elétrica (MEB), uma plataforma tecnológica desenvolvida especificamente para veículos elétricos.
A produção do Volkswagen ID., primeiro veículo de série do mundo baseado na MEB, começará em Zwickau no final de 2019. No lançamento da campanha ELECTRIC FOR ALL, a Volkswagen demonstrou o elemento central da MEB – o chassi pronto para rodar sem a carroceria e o interior – exatamente como será usado nos modelos de série.
A Volkswagen também apresentou uma infraestrutura de carga para os modelos elétricos: um protótipo de design da “Volks-Wallbox”, um sistema doméstico acessível que torna a carga dos modelos da família ID. fácil e prática.
A MEB é a chave para os “carros elétricos para todos”: ela possibilita uma relação preço-serviço até agora inalcançável e será fundamental na transformação do veículo elétrico de um produto de nicho em um produto com volume de vendas.
Segundo a marca, cerca de 10 milhões de veículos em todo o Grupo serão baseados nessa plataforma, apenas na primeira leva. A MEB é a espinha dorsal econômica e tecnológica para levar o carro elétrico para todos.
A MEB permitirá instalar baterias maiores, por exemplo. Isso não apenas aumenta significativamente a autonomia, como também s bateria plana no assoalho, favorece o espaço interno dos modelos.
Outro ponto importante é que a MEB não é uma plataforma para veículos com motores a combustão que foi adaptada, mas foi projetada desde o início para ser 100% elétrica, sem concessões.
No final de 2022, quatro marcas do Grupo Volkswagen estarão introduzindo até 27 modelos baseados na MEB em todo o mundo, abrangendo desde carros compactos ao sofisticado conceito de lifestyle do Bulli.
Todos os membros da família ID. são projetados para carregamento rápido das baterias. Usando sistemas rápidos de carga, a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos.
O Volkswagen ID. será um carro elétrico fabricado na Alemanha sob todos os aspectos. A maioria das instalações da Volkswagen na Alemanha está envolvida no desenvolvimento dos primeiros carros elétricos baseados na MEB, inclusive as sedes da Volkswagen Group Components em Braunschweig, Salzgitter e Kassel. A empresa está investindo nesses três locais 1,3 bilhão de euros, de um orçamento total de 6 bilhões de euros previsto para a mobilidade elétrica.
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto