Volvo Cars celebra 20 anos da criação da tração AWD
Sistema que originalmente foi pensado para neve, tem aplicações em diversas situações
Para conhecer uma oferta de modelo da Volvo, clique AQUI!
Para comemorar os 20 anos de utilização da tração integral All Wheel Drive, a Volvo Cars realizou um rigoroso teste de inverno em alguns de seus modelos nos lagos congelados ao redor da estância de esqui de Åre, no norte da Suécia. A montadora sueca apresentou suas principais soluções para a nova tração integral elétrica e mecânica nas versões todo-terreno dos modelos XC90, V90 Cross Country e V40 Cross Country.
Com o avanço da tecnologia, foi possível introduzir novos sistemas de controle e distribuição da tração nas quatro rodas. O que antes era feito apenas com peças mecânicas, agora pode ser realizado com sistemas elétricos e eletrônicos, para gerenciar a distribuição da tração nas rodas.
“Os carros da Volvo são conhecidos pelo que chamamos de 'framkomlighet' em sueco – a capacidade de levá-lo onde você quiser ir – independentemente das condições climáticas. Esta é uma parte importante de nossa herança e um claro reflexo de quem somos e de onde viemos. Com a recente adição da tração elétrica AWD em nossos produtos topo de gama, aprimoramos ainda mais nosso desempenho nessa área”, afirma o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars, Henrik Green.
“A eletrificação trará cada vez mais flexibilidade para a tração AWD. Você pode ver os primeiros sinais disso no XC90 T8, equipado com uma unidade elétrica no eixo traseiro que traciona as rodas. À medida que caminhamos para veículos 100% elétricos e outras aplicações ao powertrain, veremos mais oportunidades em controlar cada motor e as rodas de forma independente, com base em condições de terreno ou estilo de condução desejado”, disse Henrik Green.
Com o avanço da tecnologia AWD, o peso dos sistemas mecânicos, caiu e a eficiência melhorou. Desde a introdução da eficiente tecnologia “Active On Demand”, as quatro rodas estão sempre engatadas para permitir a distribuição instantânea de torque para as rodas traseiras, quando necessário. O torque real aplicado é controlado para fornecer constantemente as propriedades corretas no que diz respeito à dirigibilidade, estabilidade e tração a qualquer momento. O atual sistema mecânico AWD da Volvo Cars é modular em design e usado em todos os modelos da marca.
“A tração integral AWD funciona tanto como um recurso de segurança quanto um sistema dinâmico do veículo. Estamos empenhados em proporcionar uma experiência de condução confiante, equilibrada e agradável que proporcione uma sensação de controle total”, acrescenta Henrik Green.
As variantes da tração AWD representam mais de 50% dos novos pedidos dos modelos da série 90. Ao considerar a ampla gama de modelos da marca, esse número é superior a 40%.
Um pouco da história
Pesquisas e testes da Volvo em sistemas AWD remontam há mais de 20 anos. O primeiro carro AWD da fabricante sueca a entrar em produção em série foi o Volvo 850 Estate, lançado em maio de 1996 com o motor Turbocharged I5T 2.5l, que desenvolvia 193 cv com uma transmissão manual de cinco velocidades.
O Volvo V70, que teve como base o modelo 850, chegou com a tração AWD a partir de 1997. No mesmo ano, a Volvo produziu sua primeira variante V70 ‘Cross Country’, ajudando a desenvolver um tipo completamente novo de carro com um design robusto e características familiares tanto para estrada quanto fora dela.
A Volvo Cars lançou seu programa AWD assim que iniciou o desenvolvimento da primeira geração do XC90, premiado veículo que marcou a entrada no segmento dos SUV. Lançado em 2002 no Salão de Detroit (EUA), o modelo veio com um sistema opcional Haldex Traction Generation 2 AWD no motor a gasolina turbo 2.5T. O T6, de 3.2L, apresentou a tração AWD como padrão.
XC60 D5
No Brasil, o modelo que voltou a oferecer recentemente a tração AWD foi a XC60 D5. Trata-se do primeiro veículo à diesel comercializado pela Volvo no Brasil.
O XC60 D5 vem equipado com sistema de tração integral AWD, com diferencial central de acoplamento viscoso, que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo.
Esse modelo também está equipado com um novo motor de 2.4 litros turbodiesel de cinco cilindros (nos concorrentes são sempre de 4 cilindros). São impressionantes 440 Nm de torque máximo, alcançados entre 1.500 e 3.000 RPM. Ou seja, pouco acima da marcha lenta, a XC60 esta pronta para despejar toda a sua força, nas rodas.
Na linha 2017, o XC60 D5 é oferecido em duas versões de acabamento, Kinetic e Momentum, seguindo a nomenclatura global da Volvo Cars. O Volvo XC60 D5 está disponível por R$ 219,9 mil na versão Kinetic e R$ 246,9 mil na Momentum. Atualmente, o XC60 é responsável por 53% das vendas da Volvo Cars no mercado nacional. Quem está com ótimas condições em modelos da Volvo, é a concessionária Andreta, da cidade de Jundiaí. Inclusive, tem a XC60 D5, à pronta entrega. Mais informações pelo telefone (11) 4527-5530.
Para conhecer uma oferta de modelo da Volvo, clique AQUI!
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil