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Volvo XC90 T8 agora com estilo mais esportivo na versão R-Design

Volvo XC90 T8 agora com estilo mais esportivo na versão R-Design

Entre os destaques estão o motor híbrido de 407 cv, suspensão a ar, Head Up Display entre outros

O avançado SUV XC90 acaba de ganhar mais uma versão híbrida plug-in, agora na configuração de estilo esportivo da gama, R-Design. Assim, o XC90 T8 R-Design investe em um visual mais ousado, de olho no consumidor que está em busca de um utilitário esportivo completo para sua família, mas que preza por um design marcante e diferenciado, por dentro e por fora.

Nesse sentido, a Volvo equipou o modelo com rodas de liga leve de 22 polegadas. Os para-choques dianteiro e traseiro são exclusivos da versão, assim como a grade preta R-Design. Completam o pacote exterior duas novas cores vibrantes: Passion Red e Bursting Blue.

O interior traz volante e assentos com revestimento em couro e Nubuck próprios da versão. Também apresenta acabamento interno com detalhes de fibra de carbono no painel de instrumentos e console da cabine. O consumidor também encontra jogo de tapetes de carpete alusivos à configuração esportiva, além de chave de couro R-Design com controle remoto integrado e função de memória.

Com mais essa opção são três modelos em seis versões eletrificadas: XC60 T8 R-Design e Inscription, S90 T8 Inscription e XC90 T8 Inscription, R-Design e Excellence (de quatro bancos individuais), uma oferta que reforça sua estratégia de eletrificação da gama.

O XC90 T8 R-Design combina o motor Drive-E com Turbo mais Supercharger de 2.0 litros e 4 cilindros, que produz 320 cv em modo mecânico, e mais 87 cv com um motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram potência máxima combinada de 407 cv, e um torque de 640 Nm. Com isso, os números são próximos de carros esportivos, mesmo pesando 2.319 kg, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 5,6 segundos.

Farol totalmente em LED

A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros. Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.

Painel totalmente virtual

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora funções diferentes das versões D5 (diesel) e T6 (gasolina), como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central sensível ao toque de 9 polegadas também agrega informações que possibilitam ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido, no que se refere a utilização dos motores elétrico e a combustão, seus respectivos consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes.

A tela central apresenta outras duas funções: a tecla HOLD permite ao condutor "guardar" a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel; e a tecla CHARGE aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um "gerador de energia".

Sistema Plug-in

O XC90 T8 R-Design vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada com aterramento real e tensão de 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

Seis modos de condução

• PURE: condução econômica para uso urbano
Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

• HYBRID: uso cotidiano
É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

• POWER: condução esportiva
O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos:

AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica;

OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), eleva a suspensão em 40 mm, ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;

INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel, características do grupo propulsor e suspensão, entre outros. Dessa forma, o XC90 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

Detalhes diferenciados 

Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors. Além de luxuoso, o interior do SUV conta com bancos dianteiros com aquecimento, regulagens elétricas de posição, de ajuste lateral, para a lombar, de extensão e memória. Outro item de destaque é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista, além do teto solar panorâmico elétrico.

Com o Park Assist é ainda mais fácil estacionar o veículo. O assistente de estacionamento manobra o carro automaticamente usando sensores para identificar o espaço de vagas paralelas ou perpendiculares ao carro. O sistema é capaz de estacioná-lo em um espaço de, no mínimo, 1,2 vezes o tamanho e tudo o que o motorista precisa fazer é acelerar e frear conforme instruções na central multimídia.

O XC90 T8 R-Design possui um sistema composto por quatro câmeras que cria uma visão de pássaro ao redor do carro no painel central. O sistema da câmera 360º funciona em velocidades até 10km/h e auxilia muito para estacionar em espaços complicados, proporcionando uma visão de cima do veículo.

O veículo apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes – com um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro – e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

Assistência de condução

A modernidade do veículo se reflete ainda na oferta do assistente de condução Pilot Assist, um recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e tecnologia que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h. O sistema atua não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias. Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa. Assim, o esforço do motorista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo recurso.

O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante, e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.

Ampla conectividade 

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne quase todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. A integração do smartphone também está disponível com aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Segurança de referência mundial

Equipado com o inovador City Safety de segunda geração, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O utilitário esportivo também disponibiliza sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

O modelo também apresenta dois recursos inovadores de segurança. A Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation) ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h. Já o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

O XC90 T8 R-Design dispõe ainda de alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e uma função bastante cômoda no dia a dia: abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.

O modelo é vendido nas concessionárias Nordic (Sorocaba) e Baltic (Alphaville) por R$ 429.950,00.

Toda linha Volvo pode ser encontrada na Volvo Nordic, que fica na Av. Antônio Carlos Comitre, 1300 em Sorocaba - fone (15) 3416-2000. Mais informações pelo site www.nordicvolvo.com.br.