Avaliação: Fiat Argo 1.8 Precision automático
Versão topo de linha corresponde ao hatchback premium mais potente do mercado
Quando a Argo chegou ao mercado em maio de 2017, sua meta era muito difícil, e ao mesmo tempo importante para Fiat. A marca precisava de um representante “digno” para fazer frente a concorrentes como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix (entre outros), ao mesmo tempo que necessitava dar novo fôlego a rede de concessionárias com um produto atual. Além disso, o Argo tinha a dura missão de substituir de uma vez só o Palio, Punto e até mesmo o Bravo. Em Setembro de 2017, o Argo foi o décimo carro mais vendido no Brasil. Ainda longe do Onix ou HB20 nos números de venda, o Argo começa à mostrar o seu potencial no médio prazo. Mas o fato é: hoje o Fiat Argo é um dos melhores produtos na categoria da hatchback compactos. Vamos ver o porquê em nossa avaliação do Fiat Argo 1.8 Precision automático.
Proposta
O Argo é a resposta da Fiat para uma nova tendência: um hatch compacto por fora, mas espaçoso por dentro, e muito equipado. Ele representa um novo ciclo de renovação na gama Fiat, depois de um período onde a marca investiu em segmentos onde ainda não estava presente, como o de picapes maiores (Toro). Aliás, o Argo traz muito do aprendizado que a marca teve com a Toro, picape de sucesso inegável.
Motorização
O Fiat Argo 1.8 Precision está equipado com o mesmo motor que sai na Fiat Toro 1.8 Flex e Jeep Renegade 1.8 também Flex. Trata-se do E.torQ 1.8 Evo VIS. Aqui já fica claro a primeira superioridade do modelo frente à concorrente diretos. Pois, usar o mesmo motor que “empurra” veículos maiores e mais pesados, é certamente um diferencial. Além disso, o Argo é hoje o mais potente da categoria.
Com 139 cv a 5.750 rpm, e torque máximo de 19,3 kgfm a 3.750 rpm (ambos com etanol), as versões Precision e HGT do Argo são as mais potentes e velozes do segmento. O coletor de admissão variável, também chamado de VIS (sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável), garante mais força em baixos regimes de rotação. Na prática, são dois coletores em um só: até 4.000 giros, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Acima dessa rotação, uma aleta é acionada e faz o ar percorrer um trajeto mais curto, gerando mais potência.
Câmbio automático de seis marchas
Pela primeira vez, um carro de passeio compacto da Fiat produzido no Brasil vem equipado com caixa automática de seis marchas (a mesma já utilizada do Fiat Toro). Essa transmissão faz um casamento equilibrado com o motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv. Um dos destaques dessa transmissão é o Neutral Function, recurso que desacopla o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito, evitando aquela sensação de que o sistema está forçando os freios – medida que também ajuda a reduzir o consumo.
Desempenho
A versão Precision AT6 pode levar o Argo aos 191 km/h de velocidade máxima, com uma aceleração de zero a 100 km/h em 10,4 segundos. Mas, a economia não é exatamente o forte do modelo. Na categoria (segundo INMETRO) o modelo recebe apenas letra “C”, e letra “B” na classificação geral do programa. Com etanol são 7,1 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Com gasolina sobe para 10,1 km/l e 13,2 km/l.
Segurança
Entre os itens que estão presentes na segurança a bordo estão os airbags laterais dianteiros e a câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento. Bancos com ISOFIX são de série em todas as versões do Fiat Argo, assim como os repetidores de pisca laterais nos retrovisores. Outros equipamentos disponíveis são Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC); Controle de Tração (TC) e Hill-Holder (assistente para partida em rampas), presentes na versão Precision.
Espaço interno
O Argo tem um amplo habitáculo, com 2.806 litros de área. O porta-malas de 300 litros tem formato retangular, quase sem interferência das caixas de roda. A área de carga pode ser consideravelmente ampliada com o rebatimento dos bancos traseiros bipartidos.
Muitos equipamentos
Nessa versão Precision, equipamentos não faltam para o conforto do motorista e passageiros. Começamos pelo banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto o volante tem regulagens de altura e profundidade. Faz parte também os comandos no volante, além dos paddle shifts.
Outro destaque é a central multimídia de 7 polegadas touchscreen. Como se fosse um tablet se sobressaísse acima do painel central, a central conta com tela multicolorida High Definition, e sensível ao toque de sete polegadas. Além disso, o sistema é compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Tem ainda a capacidade de receber aplicativos complementares de preferência do usuário. Mas não tem GPS embarcado.
No centro de painel, está disponível um quadro de instrumentos digital. Usando tecnologia TFT para alta definição de imagens, o display de 7 polegadas tem configuração personalizável de acordo com as preferências do motorista, nas versões 1.8 (Precision e HGT). Ela é igual a tela oferecida na Fiat Toro Volcano. O computador de bordo é de série em todas as versões, com informações e controles detalhados do carro e da forma de condução. Aliás, é o mais completo da categoria.
Com o Keyless Entry’N’ Go é possível destravar as portas e ligar a ignição no Fiat Argo. Este conteúdo é mais uma exclusividade do Argo em seu segmento.
Outro equipamento esta disponível é o ar-condicionado automático. Como opcional, existe o retrovisor interno eletrocrômico que integra o sistema de acionamento dos faróis baixos quando a luminosidade externa se torna fraca, e ainda aciona os limpadores do para-brisa aos primeiros sinais de chuva.
Start&Stop
Item de série em todas as versões do Fiat Argo, o sistema Start&Stop desliga o motor automaticamente quando o carro está parado. Os sensores só permitem que o motor seja desligado se não houver qualquer tipo de comprometimento. Para ligar novamente o motor após a parada, basta soltar o pedal do freio.
Mais tecnologia
Direção elétrica progressiva – Sem roubar diretamente a potência e o torque do motor, a direção com assistência elétrica proporciona maior precisão e contribui para economia de combustível.
No lugar da tradicional correia dentada para o acionamento da distribuição, o Fiat Argo usa corrente metálica em seus três propulsores. Essa solução proporciona maior robustez e isenção de troca, garantindo manutenção mais tranquila e barata para os clientes.
O motor 1.8 dispensa o uso do tanque auxiliar, aquele que é abastecido com gasolina para partida nos dias mais frios. Um sistema eletrônico aquece o combustível automaticamente quando a temperatura externa está abaixo dos 16 graus e há mais de 70% de etanol no tanque.
Suspensão macia
A calibração da suspensão buscou um acerto mais focado no conforto. Fica claro que o Argo é um veículo muito macio e adaptado as condições de rodagem brasileiras. O conforto chega na forma do isolamento frente às imperfeições do piso, que minimiza as vibrações e solavancos transmitidos à cabine. A receita entrega um carro prazeroso de dirigir.
O conforto acústico no Argo também merece elogios. Fica a impressão que ele foi trabalhado para que o carro tivesse um dos mais baixos níveis de ruído da categoria, em qualquer condição de uso e qualquer medição que se faça (rolamento dos pneus, ruído de vento e índice de articulação).
Configurações
Independente da versão, o Fiat Argo sempre vem equipado com: direção elétrica progressiva
ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, ISOFIX e travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
A partir da versão 1.3, o modelo acrescenta: sistema de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas com tela sensível ao toque, volante com comandos do rádio e telefone e 2ª porta USB para o passageiro traseiro.
Também é de série a parir do 1.3 GSR: Controle de Tração (TC), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistema Hill-Holder, que evita que o carro se mova em breves paradas com inclinação; controle de velocidade de cruzeiro; apoia braço para o motorista; vidro elétrico traseiro e retrovisores externos elétricos com função tilt down e repetidores laterais.
O Fiat Argo Precision 1.8 pode ser encontrado em duas versões, sempre com o motor E.torQ 1.8 - 16V Evo VIS.
A equipada com câmbio manual, parte de R$ R$ 61.800. Na lista de itens de série, vale mencionar o sistema de alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve com aro 15 e banco traseiro bipartido 60/40.
O Fiat Argo Precision automático de seis marchas tem preço sugerido de R$ 67.800. Essa versão acrescenta controle de velocidade de cruzeiro; apoio de braço para o motorista; volante revestido em couro e Ambient Lights. Essas últimas são luzes que contornam o acabamento das portas dianteiras e painel frontal, dando um bonito visual com uma discreta iluminação indireta à noite.
O Fiat Argo pode ser encontrado nas concessionárias Fiat do Grupo Andreta. Para mais informações acesse: www.andretafiat.com.br
Revista Comprecar
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