Valor rodado de carros elétricos é 73,6% mais barato

Energia elétrica residencial foi o principal fator responsável pela deflação registrada no mês de agosto
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (10) a inflação oficial do país, em agosto. Esta foi a primeira vez, nos últimos 12 meses, que o Brasil registrou deflação de 0,11%. O principal responsável por essa queda foi a energia elétrica residencial, que registrou queda de 4,21%.
Com base no valor médio do kWh é de 80 centavos, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e o custo médio do litro da gasolina em território nacional é de R$ 6,17, considerando dados oficiais da Petrobras. O que isso significa para o bolso do consumidor?
Se levarmos em conta o tanque de combustível de 55 litros do carro a combustão líder de vendas no Brasil, este ano, até o momento, seria necessário R$ 339,35. Em contrapartida, para carregar totalmente a bateria do EX30, carro elétrico premium mais vendido do país, em 2025, com 2.526 veículos emplacados (até o dia 10 de setembro), o cliente desembolsa R$ 55,20.
Considerando que o modelo a combustão rode 10km/l, chegaria a uma autonomia de 550 quilômetros, que dá um custo médio de R$ 0,617 por quilômetro. O EX30, por sua vez, tem autonomia aferida oficialmente pelo Inmetro de 338 km, que representa R$ 0,163 para cada quilômetro rodado. Resumindo: o custo do quilômetro rodado do EX30 é 73,6% mais barato do que o modelo a combustão líder de vendas no Brasil.
Formado em economia e com boa parte da carreira realizada em finanças, Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, faz uma análise fria desta realidade. “Temos muito clientes que chegam até a gente com inúmeras dúvidas relacionadas a carros elétricos e é muito importante ajudarmos a tirar estas dúvidas. Sou economista e, até assumir a presidência da Volvo Car Brasil, sempre fiz minha carreira na área de finanças, por isso me sinto muito à vontade com este tipo de análise. Sempre que me mostrarem uma opção com a qual eu possa ter uma economia de 73,6%, eu vou me interessar. Envolvendo um carro como o EX30, que é extremamente agradável de dirigir, nem se fala”, comenta Godoy, que continua.
“O carro elétrico não é positivo só pela economia no valor do quilômetro rodado no bolso do consumidor. Representa um benefício em diversos sentidos, como o fato de não emitir gases de efeito estufa e contribuir positivamente para a redução da poluição sonora, por exemplo. Depois de andar em um carro elétrico, sua percepção muda completamente e este é apenas um dado numérico que pode auxiliar na hora de um consumidor decidir por aderir à tecnologia elétrca”, afirma Godoy.
Vale ressaltar que os dados considerados são para carregamentos realizados em residências e que proprietários de Volvo podem carregador nos 75 eletropostos instalados pela marca em rodovias sem nenhum custo. Já são mais de 29 mil km de estradas conectadas, que permitem ir de Pelotas (RS) até Jericoacoara (CE), em um trajeto de mais de 5 mil km.
Veja abaixo os valores de carregamento de todos os modelos Volvo:
EX30 Core (51 kWh) - R$ 40,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,163 - 73,6% de economia;
EX30 Core Extended Range (69 kWh) - R$ 55,20; custo por quilômetro rodado R$ 0,163 - 73,6% de economia;
EX30 Plus (69 kWh) - R$ 55,20; custo por quilômetro rodado R$ 0,163 - 73,6% de economia;
EX30 Ultra (69 kWh) - R$ 55,20; custo por quilômetro rodado R$ 0,163 - 73,6% de economia;
EX30 CrossCountry (69 kWh) - R$ 55,20; custo por quilômetro rodado R$ 0,168 - 72,7% de economia;
EX40 Plus (70 kWh) - R$ 56,00; custo por quilômetro rodado R$ 0,154 - 75% de economia;
EX40 Ultra (82 kWh) - R$ 65,60; custo por quilômetro rodado R$ 0,167 - 76,1% de economia;
EC40 Plus (70 kWh) - R$ 56,00; custo por quilômetro rodado R$ 0,145 - 79,2% de economia;
EC40 Ultra (82 kWh) - R$ 65,60; custo por quilômetro rodado R$ 0,162 - 76,8% de economia;
EX90 Twin Motor Performance Ultra (111 kWh) - R$ 88,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,193 - 68,7% de economia.
Veja abaixo os valores para carros a combustão, considerando um tanque de 55 litros e consumo médio de 10km/l:
Gasolina - R$ R$ 339,35; custo por quilômetro rodado R$ 0,617 - cerca de 3,2x mais caro que um modelo Volvo totalmente elétrico.
Confira a linha Volvo completa nas concessionárias Volvo Baltic em https://balticvolvo.com.br/
Revista Comprecar
- Notícias 12/09/2025 GWM lança no Brasil o Haval H9, SUV inteligente de 7 lugares Vendas começam em 12 de setembro, com preço promocional de R$ 309 mil
- Notícias 12/09/2025 Valor rodado de carros elétricos é 73,6% mais barato Energia elétrica residencial foi o principal fator responsável pela deflação registrada no mês de agosto
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.